domingo, maio 12, 2013

FUTEBOL É MESMO ASSIM


Como tudo muda num simples minuto. Não sei que diga, não sei o que escrever. Foi triste, foi muito embaraçoso aquilo que se passou perto do fim no dragão. Todo o trabalho, todo o suor de uma temporada a cair por terra em virtude de um momento de inspiração de um dos menos prováveis suspeitos. A equipa lutou, trabalhou imenso, conseguiu anular o fortíssimo ataque portista - basta ver que James e Jackson passaram totalmente ao lado do jogo - e engendrou uma estratégia que foi quase perfeita. Sim, faltou-nos qualquer coisa no ataque (já lá vamos!) mas em termos defensivos a equipa foi inexcedível e não merecia tamanha crueldade.

Não me vou alongar muito. Quero dar os parabéns aos meus amigos portistas pela conquista do campeonato. Precisamente meus caros, para mim está entregue. Felizmente que no próximo fim-de-semana já estarei em Portugal e com o sábado e domingo bem preenchidos. Provavelmente nem poderei ver o Benfica - Moreirense. No fundo, estou convencido, até será melhor assim já que, nesse sentido, não irei sofrer com as incidências do jogo de Paços. Desiludam-se meus amigos, não há volta a dar a este cenário.

Naturalmente que para muita gente o Jesus voltou a ser uma besta e a equipa uma cambada de incompetentes. Nem vou perder tempo com isso. Já todos aqui sabem a minha opinião. Resta-nos a Liga Europa (para mim a taça de Portugal só terá algum significado caso vençamos esta competição) para tentar alterar novamente as cabeças daqueles que desataram a dizer mal de tudo e todos após o golo de Kelvin nos descontos. Não vai ser fácil. Pelo adversário em si, pelo desgaste físico em muitos dos nossos principais jogadores e, sobretudo, pelo tiroteio mental de que a equipa foi alvo no espaço de uma semana. 

Dizia eu lá em cima que faltou-nos efectivamente alguma qualidade nas transições ofensivas. Na minha opinião, a desinspiração de três jogadores e a forte pressão que o Porto faz (Moutinho e Fernando são extraordinários) ajuda a explicar um pouco isso. Gaitán não conseguiu explodir e teve sempre muito bem vigiado pelo brasileiro; Lima, apesar do golo, nunca conseguiu segurar a bola em condições de modo a fazer respirar a equipa; e Ola John, pese alguma competência a defender, voltou a mostrar que não tem andamento para jogar a titular no Benfica. Posso vir a enganar-me mas na próxima temporada, com a chegada de Sulejmani e Djuricic, o seu espaço de manobra ainda será menor e, portanto, não acredito que venha a tornar-se numa mais valia para a equipa num futuro próximo.

Termino com uma palavra para dois jogadores do Benfica que, mais uma vez, foram gigantes: Matic e Enzo Perez. O argentino, depois de uma semana complicada, foi mesmo a melhor unidade encarnada. Para eles e para todos nós... inglório é a palavra que melhor encaixa no meio deste pesadelo.

PS: Feliz por saber que ainda há gente que pensa o Benfica da mesma forma que eu. O meu muito obrigado a todos aqueles que apoiaram a equipa à chegada a Lisboa.



1 comentário:

Fernando disse...

Amigo Bruno... O porto não vai ganhar ao P.Ferreira!!!! O BENFICA só tem que ganhar e é Campeao!!! ABC