segunda-feira, janeiro 09, 2006

AF Leiria: Santo Amaro perde em casa




SANTO AMARO 0-3 PATAIENSE

O Santo Amaro perdeu ontem em casa por três golos sem resposta frente ao Pataiense, equipa que está a fazer um excelente campeonato, actualmente no segundo lugar atrás do lider Gaeirense.
Efectivamente, quem se deslocou à Ortigosa viu um filme igual a tantos outros que têm acontecido neste campeonato à equipa do Sto Amaro, principalmente nos jogos em que joga na condição de visitado. A equipa luta, joga "taco a taco" com o adversário, em determinados momentos do jogo é profundamente superior só que, um momento de desconcentração defensivo ou um minuto de infelicidade deitam tudo a perder. E o problema é que quando a equipa sofre um abalo, entenda-se um golo, não mais é capaz de responder já que a posição intranquila demonstrada na tabela classificativa faz com que a falta de confiança nos atletas seja automaticamente uma realidade para o conjunto santo amarense.
Em relação ao jogo, a primeira parte foi bastante equilibrada. Os guarda-redes dos dois conjuntos praticamente não foram colocados à prova. As duas equipas povoaram bastante o meio campo e nenhuma conseguiu ganhar superioridade em relação à outra.
Nesse sentido, o nulo que se registava ao intervalo espelhava aquilo que se tinha passado nos primeiros 45 minutos.
Na etapa complementar, o jogo foi mais interessante com as duas equipas a procurarem o golo e, naturalmente, a deixarem mais espaços na sua defensiva.
A equipa do Santo Amaro, a jogar em casa e a necessitar de pontos como "de pão para a boca", procurou o golo e passou a controlar mais o jogo enquanto que o Pataiense, contando com jogadores muito rápidos na frente, preferiu jogar em contra-ataque explorando um possível erro do opositor.
Quando estavam decorridos sensivelmente 15 minutos, chegou o minuto fatidico para o Santo Amaro. Numa boa jogada de ataque, André e Pedro Dinis, avançados do conjunto da casa, apareceram os dois isolados na cara do guarda-redes do Pataias. André, à saída do guardião, preferiu entregar o golo a Dinis que ficaria de baliza aberta para marcar. O problema foi que, aquando do passe de André, o auxiliar entendeu que o capitão da Ortigosa estava à frente da linha da bola e, por conseguinte, assinalou o respectivo fora de jogo. Perdia-se assim uma excelente oportunidade de golo. Como se não bastasse, na marcação do livre indirecto, o Pataias foi ao ataque, beneficiou de um atraso infeliz da defesa do Santo Amaro para o guarda-redes Pedro e ganhou uma grande penalidade. O penalty, que não sofre contestações, viria mesmo a ser transformado com exito e o Pataiense, no melhor momento da Ortigosa, adiantava-se no marcador.
Com dois "socos no estômago" num minuto de jogo, naturalmente que o Santo Amaro abanou e permitiu ao Pataiense explorar a quebra psicológica do adversário. Apesar de continuar a lutar, o Santo Amaro não mais conseguiu ser a equipa organizada e forte mentalmente que havia sido nos minutos iniciais da segunda parte. Consequentemente, minutos depois, em mais uma jogada de contra-ataque, o Pataiense fez o segundo e arrumou com o jogo.
Com o resultado feito, a equipa do Santo Amaro ficou ainda mais permeável no seu sector defensivo e permitiu ao adversário criar mais situações de golo. O resultado até podia ter sido mais amplo não fosse a segurança do guarda-redes Pedro.
O Pataiense ainda chegou ao terceiro golo, golo esse que fechou as contas do marcador.
No final, resultado extremamente penalisador para o Santo Amaro que continua sem encontrar o caminho das vitórias.

Equipa do Sto Amaro:

Pedro, Márito (Oliveira), Marco Moreira, Paiva, Verdasca (Bruno Vieira), Tiks, Didi (Marinho), Pedro Dinis (cap), Rocha, André e Fernando;

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 0-3

Sem comentários: