quinta-feira, janeiro 19, 2006
CAN 2006
Está prestes a começar a Taça das Nações Africanas. O inicio desta interessante competição está marcado para o dia 20 de Janeiro com o encontro de abertura a ser protagonizado pelas selecções do Egipto e da Libia.
Confira aqui todos os grupos (apresentação de 1 grupo por dia), os jogos e as principais figuras de cada selecção:
GRUPO A
EGIPTO
Os faraós ganharam esta competição por 4 vezes, feito igual só conseguido pelas selecções do Ghana e dos Camarões.
Participações: 19
Finais alcançadas: 5
Vencedor da competição: 4
Ranking da Fifa: 32º
Treinador: Hassan Shehata
A FIGURA:
Ahmed Hossam, mais conhecido por Mido é, sem dúvida alguma, a grande estrela desta selecção do Egipto. O avançado joga actualmente no Tottenham e é, neste momento, um jogador importante para a manobra ofensiva da equipa, o que, numa equipa que conta com Robbie Keane e Jermain Defoe, não é nada fácil.
LÍBIA
Apesar de ser uma selecção pouco conhecida e com pouca expressão no mundo do futebol, a verdade é que esta selecção tem evoluído bastante nos últimos anos. O grande obreiro desta evolução libanesa tem sido Al-Saadi Gaddafi que, com o seu notável investimento fruto dos seus "petro-dollars" tem feito crescer a selecção norte-africana.
Treinador: Ilija Loncarevic
Ranking da Fifa: 80º
A FIGURA:
Apesar de ser uma selecção praticamente desconhecida e que faz do colectivo a sua príncipal arma, há um jogador que pelo seu carisma se destaca dos demais companheiros: é precisamente Tarek El Taib, o capitão da Líbia.
MARROCOS
Quando se fala em candidatos ao título numa competição deste género, automaticamente a selecção de Marrocos é apontada como uma das favoritas. Pela sua história e pela qualidade do seu plantel, naturalmente que estamos na presença de uma equipa que tem armas suficientes para, primeiramente, ultrapassar este grupo e, posteriormente, lutar pelo título.
Participações: 12
Finais alcançadas: 2
Vencedor da competição: 1
Ranking da Fifa: 35º
Treinador: Mohamed Fakhir
A FIGURA:
Apesar de contar com jogadores de qualidade que actuam presentemente nos mais competitivos campeonatos europeus, a meu ver, pela experiência, pelo curriculum e, porque não, pela sua qualidade, a grande estrela desta selecção marroquina vai para Noureddine Naybet, central que já passou pelo Sporting, Deportivo da Corunha e que actualmente representa o Tottenham de Inglaterra.
COSTA DO MARFIM
Desde 1992, altura em que venceu a Taça das Nações Africanas, a Costa do Marfim tem andado arredada dos grandes palcos, longe das príncipais equipas africanas. No entanto, com a recente e histórica qualificação para o Campeonato do Mundo realizado na Alemanha, demonstra que esta selecção poderá ter uma palavra a dizer nesta taça africana.
A ver vamos até que ponto é que a defesa e meio campo marfinenses estão à altura do ataque composto por Didier Drogba, Arouna Koné e Bonaventure Kalou. Se só jogasse o ataque, o título estava garantido.
Participações: 16
Vencedor da competição: 1
Ranking da Fifa: 42º
Treinador: Henri Michel
A FIGURA:
Não é por acaso que joga no Chelsea. Didier Drogba é, sem dúvida alguma, a grande estrela da Costa do Marfim. Força, velocidade, capacidade de finalização quer com os pés quer com a cabeça fazem deste jogador um dos melhores avançados do planeta.
Que falta faz um DROGBA à selecção portuguesa por exemplo...
JOGOS:
20 JANEIRO
Egipto - Líbia
21 JANEIRO
Marrocos - Costa do Marfim
24 JANEIRO
Líbia - Costa do Marfim
Egipto - Marrocos
28 JANEIRO
Egipto - Costa do Marfim
Líbia - Marrocos
*Equipas favoritas: Costa do Marfim e Marrocos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário