sábado, fevereiro 18, 2006
Jornada 23: Guimarães - Benfica (18h00) Sporttv!
Benfica e Sporting entram já hoje em campo enquanto que o lider FC Porto apenas joga amanhã frente ao Maritimo.
Passo a apresentar a minha visão e perspectiva para o jogo da jornada:
GUIMARÃES vs BENFICA
Grande jogo em perspectiva! Duas equipas que não podem perder pontos de forma alguma. O estádio vai estar cheio, o ambiente certamente vai ser fantástico.
Guimarães:
Pontos fortes
- O ataque. Por paradoxal que pareça, considero o ataque vimaranense de grande qualidade. Apesar de ser a equipa com o pior ataque do campeonato, acho que, a qualquer momento a situação pode mudar. Antchouet já foi goleador em Portugal, Dário também, Saganowski é, seguramente, um grande valor do Vitória, Targino é um jovem de grande talento que já despertou o interesse de clubes grandes, Wesley é bom jogador, portanto, parece-me obvio que o potencial ofensivo da equipa vitoriana é tremendo. Arrisco-me a dizer que a dupla Antchouet/Saganowski teria lugar em qualquer equipa portuguesa, exceptuando naturalmente os 3 grandes.
- A massa associativa. Por muito crítica e exigente que seja, a massa adepta do Guimarães é claramente um 12º jogador. De fazer inveja a muita gente, mesmo por essa Europa fora!
- Qualidade de jogo e de posse de bola. É uma equipa que trabalha muito bem a bola. Muitas vezes perde alguma objectividade nas suas acções ofensivas mas, o que é certo é que procura trabalhar bem a bola. Para isso, Vitor Pontes conta com dois organizadores de jogo de grande técnica e habilidade: Neca e Benachour. Petit vai ter muito trabalho pela frente e poderá ser do bom trabalho deste que saia a vitória encarnada.
Pontos Fracos:
- Na baliza mora claramente um ponto fraco do Vitória. Nilson, guarda-redes brasileiro, é, a meu ver, o pior guarda-redes (titular) da Superliga. E se Paiva é suplente deste...
- A defesa. Paito ataca bem mas defende mal, Cléber é mais falteiro, impetuoso e refilão que propriamente jogador, Dragoner é um razoável central, Moreno é um excelente trinco, não sendo tão bom nas posições de defesa e Mário Sérgio tal como o novo lateral Moreno parecem-me que não sabem que para se ser um bom lateral primeiro tem de se saber defender bem. Paços Ferreira, U. Leiria, Naval, Rio Ave, Porto, entre outras equipas, já mostraram que, com ataques rápidos e com constantes permutas de posições, a defesa do Guimarães tem enormes dificuldades.
- A posição na tabela classificativa. Quer queiramos quer não, as derrotas e o facto de uma equipa estar abaixo da linha de água deixa marcas a qualquer um. Ainda por mais, quando estamos a falar de uma equipa que parte sempre para o campeonato português com a ambição de conquistar um lugar que lhe permita disputar as competições europeias. Foi o caso esta temporada!
BENFICA:
Pontos fortes:
- A qualidade da sua defensiva com dois/três excelentes centrais e dois pequenos grandes laterais;
- A quantidade de soluções para o ataque. Para todos os gostos: jogadores móveis com grande capacidade técnica, jogadores mais de área, jogadores que tanto podem jogar como médios ala ou avançados centro, portanto, neste capítulo estamos conversados;
- Petit. Em grande forma, seguramente o melhor jogador do Benfica até ao momento;
- O factor psicológico. Por duas razões, primeiro porque este campo ficou associado à morte de um jogador encarnado. Certamente os jogadores do Benfica vão entrar ainda com mais força e vontade de dedicar um triunfo a Feher. Depois, porque estamos às portas de um jogo europeu frente ao todo-poderoso Liverpool. Certamente que os encarnados quererão vencer e, se possível, convencer para ganharem moral para esse encontro dos diabos.
Pontos fracos:
- A zona central do meio campo. Se o holandês jogar com Petit como o único recuperador de bolas, certamente perderá o jogo. Se Koeman jogar com Petit e Manuel Fernandes, corre sérios riscos de não ganhar a luta do meio campo já que o Guimarães, com Svard, Moreno, Neca e Benachour ou Wesley terá naturalmente vantagem. Mais, se não jogar Karagounis como organizador de jogo, o Benfica só ganhará o jogo se efectivamente as alas estiverem on-fire.
Para jogos desta envergadura, o Benfica não pode dar-se ao luxo de jogar com 4 jogadores de cariz ofensivo e descurar por completo a zona central do campo. Ainda por mais, se um desses 4 jogadores de ataque for Laurent Robert, um médio ala que pura e simplesmente não defende.
- A pressão. O Benfica não pode perder. Entrará em campo com enorme pressão. Normalmente pode ser negativo. Esperemos que, desta vez, a pressão de ter de ganhar seja encarada com vontade e determinação em levar de vencida um díficil adversário.
- O ambiente adverso que o Benfica vai encontrar. A pressão que os sócios e simpatizantes do Guimarães exercem sobre a equipa contrária e também sobre a equipa de arbitragem é terrivel. Costumam inclusivé andar cadeiras pelo ar, vidros partidos, confusão no túnel....
PALPITE SIMPLES:
A minha aposta vai para uma vitória encarnada por 1-2 com dois golos de Simão!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário