terça-feira, fevereiro 21, 2006
LIGA DOS CAMPEÕES
O JOGO DOS JOGOS! 4ª FEIRA (19h45) SPORTTV
CHELSEA vs BARCELONA
Em semana de Liga dos Campeões, o Chelsea vs Barcelona é, seguramente, o encontro mais aguardado por todos os amantes de futebol. Este grande jogo vai certamente ser alvo de grande atenção por parte dos portugueses já que, como é sabido, ambas as equipas possuem ligações directas ao nosso país. De um lado teremos o Chelsea de José Mourinho, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Maniche e de Espanha vem o super Barcelona de Deco.
MOMENTO DE FORMA
As duas equipas, apesar de virem de triunfos caseiros, não estão no seu melhor momento. A equipa de José Mourinho perdeu recentemente frente ao Middlesbrough por expressivos 3-0, algo anormal nas equipas do português. Já a equipa de Rijkaard, foi afastada na taça do rei pelo sensacional Zaragoça e, para o campeonato, obteve duas derrotas consecutivas frente a Atlético de Madrid e Valência, permitindo assim a aproximação da equipa Valenciana e também do Real Madrid.
Ainda assim, as duas equipas continuam na frente dos respectivos campeonatos o que ilustra bem a valia destes dois conjuntos.
QUEM É O FAVORITO?
Ora bem, num jogo destes não há favoritos. Qualquer equipa tem argumentos mais que suficientes para passar à próxima fase da prova. Ainda assim, pelo facto do Barcelona jogar a segunda mão em Espanha, poderá ter dois pontos percentuais acima do rival. Neste sentido, teremos 49% de possibilidades para o Chelsea e 51% para o Barcelona.
AS PRÍNCIPAIS ARMAS
O ponto forte do Chelsea é claramente José Mourinho. Com o técnico português, o Chelsea joga sempre com 12 jogadores. O facto de Mourinho conhecer muito bem o adversário será certamente uma grande arma. Em relação aos jogadores, o grande trunfo do Chelsea é, a meu ver, Claude Makelele. O médio francês é um jogador fundamental no equilibrio da equipa e, se estiver numa noite inspirada, vai causar muitos embaraços ao futebol do Barcelona que, como se sabe, depende muito dos seus médios criativos, na circunstância, Ronaldinho, Deco e Messi. Makelelé é especialista em anular "números 10". Resta saber é se o francês chega para "tanta encomenda".
Por parte do Barcelona, o grande ponto forte é o ataque. Com Deco, Messi, Ronaldinho e Eto'o, dificilmente o clube espanhol acaba um jogo com o marcador em branco. Classe, mobilidade, técnica e capacidade de improviso e finalização fazem deste Barça a equipa mais temida do Mundo em termos ofensivos.
Resta saber é se a defesa catalã e mais concretamente o seu guarda-redes, nem sempre muito inspirado, vão estar à altura dos seus companheiros do sector ofensivo.
A VISÃO DE DECO
"DECO EM GRANDE ENTREVISTA"
O que mudou no Chelsea nesta temporada comparativamente à época passada?
"Não mudou muito. Penso que contínua igual, é o lider da Premier League como na temporada passada e jogam a um bom nível. No que diz respeito aos jogadores, é praticamente a mesma coisa, apenas Essien é novidade. Mas também não vai jogar contra nós..."
E no Barcelona?
"Creio que também não mudámos muito em relação à época transacta. Espero que possamos estar todos bem para este jogo porque se conseguirmos isso seguramente seremos mais fortes que o ano passado".
Recordando a eliminatória da época passada... que erros cometeu o Barcelona?
"Na 2ª mão, em Londres, o erro foi que tentámos jogar demasiado bem, saíndo muito para a frente favorecendo assim aquilo que o Chelsea procurava, ou seja, os contra-ataques. Talvez tenhamos deixado o Chelsea fazer o que queria já que perdemos muitas bolas e eles aproveitaram bem. Mas, apesar disso, conseguimos virar o resultado a nosso favor e até estavamos fisicamente melhor que eles. O problema é que contra o Chelsea cometer um erro coloca-te numa situação muito complicada."
O jogo da 2ª mão, este ano, é em Barcelona. Até que ponto é que tal facto pode ser decisivo?
"É uma vantagem jogar a volta em casa muito embora estejamos a falar de duas equipas que têm muitos jogadores com experiência e seguramente não se deixarão afectar pelo ambiente. É obvio que se na partida de Camp Nou conseguirmos ter todo a gente a apoiar-nos, para qualquer jogador é dificil jogar com um ambiente tão adverso. Ainda que considero que o que determinará o que se vai passar na volta é a partida de Stamford Bridge. Se jogarmos bem ali e os adeptos reconhecerem que nos esforçámos na eliminatória, é certo que no encontro da 2ª mão o campo estará cheio e assim a pressão sobre o Chelsea será maior."
As trajectórias do Chelsea e do Barça são bastante similares sendo que ultimamente as duas equipas não têm obtido tão bons resultados. A eliminatória não podia ser mais igualada...
"Certo. São duas grandes equipas. Com os jogadores que temos e eles com a qualidade que têm nas saídas de contra-ataque, tudo pode acontecer nesta partida. Mesmo que consigamos ganhar 0-3, ainda não estará decidida a eliminatória. Creio que esta só será decidida no segundo jogo.
É sempre difícil prever se será um jogo complicado ou com poucos golos, não se pode dizer tendo em conta a qualidade das duas equipas."
Qual o jogador que poderá ser mais determinante no Chelsea?
"Nenhum. Têm grandes jogadores mas a força do Chelsea está no seu conjunto e na maneira como todos trabalham, tendo uma mentalidade ganhadora. Creio que o melhor jogador do Chelsea é Mourinho porque conhece os seus jogadores como ninguém e soube fazer da sua equipa um conjunto que luta até à morte."
Até que ponto a personalidade de Mourinho influenciou a sua equipa?
"A mentalidade da equipa é a mentalidade do treinador. Mourinho conseguiu dar ao Chelsea, aos seus jogadores, vitórias, títulos, coisas que não conheciam antes da sua chegada. Cada equipa é um pouco a cara do seu treinador e o Chelsea interiorizou definitivamente a mentalidade de Mourinho, portanto, umaa mentalidade ganhadora onde se trabalha muito e se luta para conquistar tudo."
O que acha da baixa de Essien para o Chelsea?
"Para eles é um jogador importante. É um jogador forte, duro e numa eliminatória como esta eles necessitam de jogadores assim. Mas, no ano passado, eramos nós que não tinhamos alguns jogadores importantes e não nos lamentámos por isso, como creio que também o Chelsea não o vai fazer."
Com a ausência de Essien, abre-se espaço para Maniche, jogador com quem o Deco jogou no Porto. Que ganha o Chelsea com este centrocampista que possivelmente não teria se jogasse Essien?
"Maniche traz mais qualidade de passe, de controlo da bola no meio campo do que Essien. Dá mais profundidade ao Chelsea muito embora por vezes também perca algumas bolas. Penso que para o Chelsea é melhor ter Maniche em vez de Essien."
Mourinho comentou que a sua príncipal preocupação é Deco, à frente mesmo de Ronaldinho ou Eto'o e que Maniche possivelmente será a sua sombra...
"Veremos quem ganha o centro do campo. Maniche é meu amigo, e é sempre bom que Mourinho esteja preocupado comigo pois poderá deixar livre o Ronaldinho, o Eto'o e o Messi. O que eu quero é ganhar e sabemos que podemos ganhar. Se estivermos bem concentrados podemos passar."
Vê a equipa preparada mentalmente para encarar um jogo como este em que a pressão externa é enorme?
"Creio que sim. O ano passado já fomos superiores na partida contra o Chelsea mas isso não nos serve de nada quando não ganhamos. A nossa equipa foi campeã e contínua com a maioria dos jogadores e a ganhar, o que é mostra que somos bons mentalmente."
Qual seria um bom resultado para o Barça?
"Ganhar. Ganhando ali o Barça dá um passo de gigante rumo à fase seguinte"
*Entrevista de Deco ao canal do clube!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário