domingo, setembro 10, 2006

Bwin: Boavista atropela Benfica



NOITE NEGRA AO GOSTO DA PANTERA!!

BOAVISTA 3-0 BENFICA

(Linz (2), Kazmierczak)





O Benfica entrou da pior maneira na BWIN Liga, perdendo de uma forma clara contra o Boavista, equipa que já tinha deixado alguns bons pormenores no Estádio de Alvalade, na jornada inaugural. O resultado (3-0) não deixa qualquer margem para dúvidas em relação à justiça do vencedor. O Boavista foi, durante quase todo o jogo, a melhor equipa em campo e, como tal, louve-se o mérito axadrezado e não o demérito do vencido. Não obstante, importa realçar que os encarnados estiveram muito abaixo do seu real valor, revelando muitas dificuldades a nível ofensivo.

Numa análise mais objectiva do jogo, a primeira parte foi pautada pelo equilibrio. Ainda assim, o Boavista mostrava-se com mais vontade, maior simplicidade de processos e, quando não tinha a bola em seu poder, uma capacidade fisica interessante que lhe permitia fazer uma pressão em zonas muito avançadas do terreno. Já o Benfica, com Miguelito e Manú apagados nas alas e com Nuno Gomes muito sozinho na frente, apostava em Rui Costa todo o jogo encarnado. Ora, neste capítulo, Tiago e Lucas, os médios mais defensivos do Boavista, conseguiam quase sempre controlar as operações.
Aos 36 minutos, surgiu o prémio para a atitude activa do Boavista e, contrariamente, a atitude passiva encarnada. Linz, avançado austriaco, aproveitou uma falha de Anderson e, depois de dominar com classe a bola no peito, rematou colocado não dando hipóteses a Quim. Estava feito o primeiro do jogo, golo que se aceitava dado à postura das duas equipas no jogo.
Ao intervalo, 1-0 para os da casa.



No segundo tempo, Fernando Santos tentou mexer com o jogo. O técnico encarnado apostou em Kikin Fonseca em detrimento de Miguelito. Apesar de uma ligeira melhoria, a verdade é que a substituição não trouxe os frutos desejados.
Com o passar do tempo, o Benfica não mostrava capacidade para ultrapassar a bem organizada defesa boavisteira. O meio campo encarnado revelava-se algo cansado e muito lento nas transposições defesa-ataque. Petit e Katsouranis denotavam algum desgaste e Rui Costa, fruto da lesão que o afectou nas últimas semanas, era, nesta fase do jogo, uma unidade a menos. Apercebendo-se da situação, Santos lançou Nuno Assis no lugar do número 10 encarnado. Mais uma vez, a alteração não trouxe nada de significativo ao jogo, neste caso particular, muito por culpa da expulsão por acumulação de amarelos do capitão Nuno Gomes, isto, 5 minutos depois da substituição.
Se as coisas estavam muito complicadas para os encarnados, com a inferioridade numérica, o vencedor ficou desde logo definido. O Boavista estava bem fisicamente e controlava o jogo. O minuto 75 foi a prova da tranquilidade boavisteira. Grzelak, excelente jogador, arrancou uma jogada magistral pelo flanco direito, tirou Léo do caminho, puxou a bola para o seu melhor pé (o esquerdo) e tirou um cruzamento milimétrico para a cabeça de Linz. O austriaco, à vontade no meio dos centrais encarnados, não teve dificuldades em fazer o seu segundo golo no jogo.
Com o vencedor do jogo totalmente definido, restava ao Benfica tentar deixar uma imagem de esforço, dedicação e espírito de sacrificio. Em desespero, F. Santos ainda lançou Mantorras no lugar do grego Katsouranis. Ora, tal alteração permitiu ao Boavista trocar a bola a seu bel-prazer permitindo aos adeptos vulgarizarem ainda mais o adversário com os já conhecidos "olés". Pois bem, como se não bastasse, o Benfica ainda viria a sofrer mais um golo, desta feita por Kazmierczak, e viria a perder mais dois jogadores para o próximo jogo, diante do Nacional, no caso, Petit e Manú.
Num completo desnorte, o Benfica saíu copiosamente derrotado do Bessa e, como se não bastasse, leva na bagagem para a Dinamarca uma moral bastante fragilizada.

Sem comentários: