quarta-feira, setembro 13, 2006

Liga dos Campeões: Super Sporting vence Inter de Milão



TÃO GRANDES!!

SPORTING 1-0 INTER



O Sporting entrou com o pé direito na Champions League depois de ter conseguido um fantástico triunfo frente ao todo poderoso Inter de Milão. Marco Caneira, aos 64 minutos, fez o único golo do jogo, um golo, diga-se, de levantar qualquer estádio por essa Europa fora.

A primeira parte foi pautada pelo equilibrio. O Inter jogava de forma cautelosa, tentando sempre manter um ritmo baixo na partida. A equipa italiana deu sempre a sensação que o empate era um resultado que servia perfeitamente. Por sua vez, o Sporting, apesar de no primeiro tempo praticamente não ter incomodado Francesco Toldo, deu sempre sinais de que estava em campo para discutir os três pontos. Jogadores como Abel, Tonel, Miguel Veloso, João Moutinho ou Nani não davam quaisquer sinais de nervosismo ou de perturbação mental por estarem a fazer o seu primeiro jogo na Champions League.
Ao intervalo, apesar do nulo, os leõezinhos mostravam que com trabalho, espírito de sacríficio e, príncipalmente, humildade, seria possível bater uma equipa de muitas vedetas, muitas estrelas mas de um futebol pouco colectivo e profundamente triste.



No segundo tempo, a tendência do encontro não foi muito diferente daquele que haviamos assistido no primeiro tempo. Por um lado, deparávamo-nos com um Sporting ofensivo, com boa circulação de bola, com muitas correrias e, agora sim, com maior sentido de baliza. Caneira e Abel, os laterais, começavam a perder o respeito a Figo e Stankovic e, a espaços, procuravam criar desequilibrios no ataque leonino. Por outro lado, viamos um Inter ligeiramente melhor mas, ainda assim, muito lento nas transições defesa-ataque. Talvez o futebol dos italianos tivesse sido mais eficaz se à frente de Dacourt e Vieira no meio-campo houvesse um pensador de todo o jogo do Inter.
Aos 64 minutos, chegou o grande momento do jogo. Tonel lançou Caneira pela esquerda, este dominou de peito, tirou Maicon do caminho e, com a bola a saltitar, tentou a sua sorte. Com um grande pontapé, Caneira fez um grande golo e, com inteira justiça, colocou os leões na frente do marcador. Pois bem, o Inter, em desvantagem, teria obrigatoriamente de começar a fazer aquilo que os jogadores do Sporting haviam feito durante uma parte e meia: correr, lutar, atacar e, por que não, respeitar o adversário.
Com um resultado adverso, esperava-se um Inter naturalmente diferente para melhor. O problema foi que três minutos depois de sofrer o golo, os italianos levaram novo "soco no estômago". Patrick Vieira viu o segundo amarelo, foi expulso e obrigou Mancini a alterar os seus planos que, certamente, passariam por um fortíssimo "xek" ao rei leão. Tal cenário não só não veio a acontecer como, contrariamente ao que se podia pensar, até foi Paulo Bento o técnico mais arrojado e que correu mais riscos nas alterações efectuadas. Com Romagnoli fisicamente debilitado, Bento lançou Alecsandro no sentido de não fazer recuar a sua equipa e, se possível, marcar mais um golo que lhe garantisse uma total segurança no marcador.
Pois, o resultado final não mais sofriria alteração e o Sporting conseguiu mesmo triunfar e entrar da melhor forma na Liga Milionária. Mais do que esta grande vitória, uma certeza: não foi o Inter que perdeu este encontro... foi PAULO BENTO que, construindo uma equipa à sua imagem, apoiando-se no crer, na luta, na garra, no espírito de sacríficio, no colectivismo acima do individualismo e fundamentalmente no acreditar que os seus jogadores são os melhores jogadores do Mundo, só assim é possível fazer o que o Sporting alcançou hoje. Mais do que os três pontos, uma lição do que é encarar um jogo de futebol!
PARABÉNS SPORTING!!

Sem comentários: