sábado, setembro 23, 2006

Jornada 4: Porto vence e reforça liderança



OUTRA VEZ O GAROTO!!

PORTO 3-0 BEIRA-MAR



O Porto venceu ontem à noite o Beira-Mar por 3-0 e garantiu por mais uma jornada a liderança isolada no campeonato. Os golos dos dragões foram marcados somente na segunda parte, isto apesar do dominio azul ter sido uma constante durante todo o encontro. Helder Postiga, Alcaraz, perdão, Lisandro Lopez e Tarik foram os marcadores numa noite em que o Harry Potter Quaresma e Anderson Copperfield foram os mágicos de serviço.

Os primeiros vinte minutos do jogo conheceram um Porto muito forte e extremamente pressionante. Apesar de só ter assustado o guarda-redes aveirense num lance em que Postiga, de cabeça, fez a bola passar muito perto do poste direito de Danrlei, o FC Porto efectuava muitos cruzamentos, ganhava muitos pontapés de cantos e obrigava o Beira-Mar a correr muito e quase sempre sem bola. Nesta primeira fase do jogo, o perigo vinha quase sempre das alas, onde neste particular, Quaresma assumia quase sempre o papel príncipal. Postiga foi sempre mais um apoio a Adriano no miolo do terreno e Jorginho nunca foi capaz de explorar os espaços deixados fundamentalmente no flanco esquerdo.
Curiosamente, sem nada o fazer prever, a primeira grande oportunidade de golo do jogo pertenceu a Ratinho, o número 10 aveirense que, já dentro da área, rematou colocado obrigando Hélton a mostrar o porquê de ter sido recentemente convocado para a selecção canarinha. Ora, este lance, foi mesmo o único sinal de vida da turma de Augusto Inácio em todo o jogo.
O último quarto de hora deste primeiro tempo foi mais calmo para a defensiva aveirense, isto porque o meio-campo azul começou a perder mais bolas e a jogar de forma mais lenta. Jorginho era uma unidade a menos, Lucho revelava-se um pouco desgastado não tendo tanta capacidade para fazer as transições defensivas e ofensivas como tanto sabe e Paulo Assunção, sem a companhia de Raúl Meireles, via-se muitas vezes obrigado a recorrer à falta para travar um qualquer contra-ataque aveirense.
Ao intervalo, apesar do ascendente natural do Porto, o nulo subsistia.



Para o segundo tempo, Jesualdo Ferreira deixou Adriano e Jorginho no balneário e lançou Anderson e Lisandro. Pois bem, as substituições resultaram desde logo. Lisandro entrou muito bem no jogo, rápido no flanco esquerdo e com um bom sentido de baliza. Mas, quem realmente mexeu com o jogo foi Anderson. O brasileiro, mal entrou em jogo, contagiou por completo os seus companheiros. Se o Porto havia jogado bem no primeiro tempo, a verdade é que com o prodígio brasileiro, a música foi outra. O "10" portista pegou no jogo, estabeleceu o ritmo do mesmo e empurrou a equipa para um triunfo fácil. Aos 54 minutos, Helder Postiga fez o primeiro dos dragões, numa jogada individual de qualidade mas muito facilitada pelo central Alcaraz que teve uma noite tremendamente infeliz.
Aos 72 minutos, Lisandro Lopez fez o segundo do Porto, num lance em que Alcaraz ficou, mais uma vez, muito mal na fotografia. Estava sentenciado o jogo, estava encontrado o vencedor do mesmo.
Já com o Beira em desvantagem numérica e com Tarik em jogo, o Porto chegou à goleada. O marroquino tabelou bem com o argentino Lisandro, isolou-se e, sem dificuldades, desviou a bola do inconformado guarda-redes aveirense. Ficava assim definido o marcador final deste encontro, um resultado que ilustra perfeitamente aquilo que foi o jogo.
Bom teste para a equipa de Jesualdo Ferreira que encara assim com mais optimismo o jogo de terça-feira frente ao fortíssimo Arsenal.

Sem comentários: