quarta-feira, setembro 06, 2006

DEU À "COSTA" O EMPATE...









A selecção nacional não conseguiu melhor do que um empate a uma bola, na deslocação à Finlândia, no primeiro jogo de apuramento para o EURO 2008.
Depois de um discurso cauteloso de Luiz Felipe Scolari, que afirmara que a turma portuguesa iria sentir grandes dificuldades perante o bom jogo aéreo dos finlandeses, o que se viria a verificar, Portugal entrou em campo com uma postura um pouco defensiva, estando mais na expectativa. E foi precisamente por aí que os nórdicos "pegaram", aproveitando a apatia do seu opositor, e partindo para lances ofensivos contínuos, com especial incidência, claro está, no jogo aéreo. As bolas por alto começaram desde cedo a ser um problema para a defensiva lusa, e nos primeiros minutos da partida o perigo rondou por várias vezes a baliza de Ricardo.
Como consequência lógica dos acontecimentos, foi com alguma naturalidade que surgiu o golo finlandês, apontado pelo ponta de lança, Johansson, aproveitando uma falha defensiva entre Caneira e Ricardo Costa para abrir o activo. Curiosamente, o tento acabaria por ser marcado com o pé, num excelente movimento ofensivo, culminado com um belíssimo gesto técnico do homem mais adiantado da turma nórdica.
Por incrível que pareça, parece que Portugal estava à espera de sofrer um golo para "entrar" em cena, uma vez que daí para a frente tudo foi diferente. Os comandados de Luiz Felipe Scolari começaram, finalmente, a assumir as despesas do jogo, a jogar pelas alas, com os laterais a apoiarem correctamente o ataque, permitindo que ora Nani ora Cristiano Ronaldo aparecessem mais junto a Nuno Gomes, até aqui, completamente sozinho na frente de ataque. Ora, foi precisamente por aí que Portugal chegou ao golo, fruto de uma arrancada "à Deco", que depois de furar por entre dois contrários, fez um passe de "morte" para Nuno Gomes, que, à saída do guardião, Jaaskelainen, desviou para o golo. Estava feito um empate, que se justificava pela supremacia já evidenciada pelos vice-campeões da Europa.
Depois do intervalo, Portugal reentrou como tinha saído para os balneários, ou seja, bem. Com posse de bola, com qualidade nos ataques construídos, com deambulações bem conseguidas pelos homens de ataque, até que surgiu a grande contrariedade para Scolari. Aos 54 minutos, Ricardo Costa, que já tinha visto um cartão amarelo, tem uma entrada à margem das leis e é (bem) expulso. Duro golpe nas ambições lusitanas!
Se durante a semana Scolari havia dito que o empate em terras finlandesas não seria um mau resultado, claro que a partir deste momento, o ponto conquistado acabaria por ser quase...excelente!
Scolari logo mexeu na equipa, colocando Ricardo Rocha em detrimento de Nani (mais uma boa exibição do "leãozinho"), reorganizando as tropas no sector defensivo.
Condenado ao sofrimento através do jogo aéreo, Portugal sobe gerir sempre bem as acções ofensivas dos finlandeses que mesmo com mais um elemento nunca demonstraram superioridade suficiente para chegar à vitória. Aqui e ali, Ricardo ainda teve que se aplicar, jogando Portugal no contra-ataque, sobretudo tentando aproveitar os "raides" de Cristiano Ronaldo, mas as tentativas do prodígio do Manchester United, acabaram por ser infrutíferas.
Perante todas estas circunstâncias, é facilmente constatável que o ponto conquistado na Finlândia, acaba por ser positivo, permitindo a Portugal encarar os próximos encontros com toda a ambição possível de conquistar o primeiro lugar do grupo A, com vista à presença na fase final do EURO 2008.

FICHA DE JOGO:

Estádio Olímpico de Helsínquia, na Finlândia

Árbitro: Konrad Plautz (Áustria)

FINLÂNDIA – Jaaskelainen; Tihinen, Hyypia, Kallio e Taini; Pasanen, Heikkinen e Kolkka (Eremenko Jr., 82 m); Litmanen, Johansson (Kuqi, 65 m) e Mika Vayrynen.

PORTUGAL – Ricardo; Caneira, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha e Petit; Cristiano Ronaldo, Deco (Tiago, 86 m) e Nani (Ricardo Rocha, 57 m); Nuno Gomes (João Moutinho, 76 m).

Ao intervalo: 1-1

Golos: 1-0, Johansson (22 m); 1-1, Nuno Gomes (42 m).

Resultado final: 1-1

Disciplina: Cartão amarelo a Litmanen, Ricardo Costa, Heikkinen, Petit e Eremenko Jr.; Cartão vermelho (acumulação de amarelos) a Ricardo Costa (54 m).

Sem comentários: