sábado, novembro 18, 2006

Agenda dos Campeões!!





Iniciamos esta semana no blog mais uma rúbrica. Trata-se da "Agenda dos Campeões", um espaço em que se pretende fazer a antevisão dos melhores jogos e das melhores equipas dos mais conhecidos e competitivos campeonatos por essa Europa. Assim, Liga Italiana, Espanhola e Inglesa vão ter, semanalmente (se possível!), um acompanhamento mais pormenorizado.


LIGA INGLESA

CHELSEA vs West Ham Sábado, 15h00 SPORTV1

O Chelsea, actualmente 2º classificado com 28 pontos, menos três que o lider Manchester United, recebe o West Ham, equipa que ocupa o 16º posto da tabela classificativa. Apesar de ser um derby londrino e apesar de estrelas argentinas como Tevez e Mascherano fazerem parte do conjunto forasteiro, creio que o Chelsea, com maior ou menor dificuldade vai vencer a partida. A equipa de José Mourinho está a atravessar o melhor momento desde que começou o campeonato, também Ballack, Shevchenko e Ashley Cole estão a subir de forma e, portanto, não antevejo surpresas neste encontro.
Nem mesmo o facto do Chelsea jogar quarta-feira frente ao Werder Bremen, na Alemanha, fará com que a equipa da casa deixe fugir qualquer ponto.

Prognóstico: 2-0

Sheffield Utd vs MANCHESTER UTD Sábado, 15h00 SPORTTV 2

O Manchester está bem e recomenda-se. O lider da Premiership desloca-se nesta jornada ao 17º classificado, o Sheffield United, equipa que, por exemplo, já tirou dois pontos ao Liverpool a jogar na condição de visitado. Não quero com isto dizer que o jogo é de elevado grau de dificuldade para a equipa de Ferguson. Pelo contrário. Creio que a boa forma dos "red devils" e o excelente momento que atravessam os homens mais atacantes da equipa, certamente chegarão e sobrarão para este modesto Sheffield. No entanto, se Sir Alex Ferguson, como é seu apanágio, decidir fazer descansar algumas das suas estrelas a pensar, desde logo, no embate de Glasgow frente ao Celtic, então poderemos ter um resultado diferente daquele que todos esperamos.
Ainda assim, creio que o lider vai continuar no caminho dos triunfos.

Prognóstico: 1-3


LIGA ITALIANA

Cagliari vs PALERMO

Pois é, quem diria que ao final de onze jornadas no campeonato italiano estariamos a falar do Palermo como o lider da prova. Sabendo-se da descida de divisão da Juventus e do castigo pesado ao AC Milão, esperava-se que Inter de Milão e Roma se assumissem como os dois candidatos lógicos ao scudetto. Agora, o que não se esperava era que uma equipa com pouco nome no campeonato italiano conseguisse liderar o campeonato com 9 vitórias e apenas duas derrotas. Se tivermos em linha de conta que dois desses triunfos foram conseguidos em Milão frente ao AC Milan e em Florença frente à Fiorentina, estamos conversados sobre a capacidade desta equipa.
Depois há outro aspecto que valoriza ainda mais este excelente arranque de temporada por parte do Palermo. Esta equipa está na Taça Uefa, ou seja, tem um desgaste suplementar, desgaste esse que, normalmente, trás enormes danos às equipas menos conceituadas.
Pois, a verdade é que tais factos não têm prejudicado o caminho vitorioso desta equipa e, este Sábado, vão querer continuar com essa onda positiva, ainda que tenham uma deslocação para desconfiar, no caso, frente ao Cagliari, equipa que está no 13º lugar com apenas 11 pontos.
Ainda assim, acredito que o Palermo vai manter-se na liderança do Cálcio.

Prognóstico: 1-2

INTER vs Reggina

O Inter entra em campo no Domingo e aí já saberá aquilo que o Palermo fez frente ao Cagliari. A única equipa que ainda não perdeu no Cálcio defronta o Reggina, actual lanterna vermelha. À partida, estamos perante um encontro sem história. O Inter, a jogar em casa e a passar um bom momento, tem tudo para vencer, diria até golear este fraco opositor. Contudo, há que dizer que o Inter é especialista em complicar os jogos que, na teoria, são mais fáceis. Mesmo assim, aposto no Inter de Milão, isto apesar de estar um pouco curioso em relação ao jogo que a equipa de Mancini vai fazer neste fim-de-semana.

Prognóstico: 1-0


LIGA ESPANHOLA

Maiorca vs BARCELONA Domingo, 18h00 SPORTTV 2

Mais um teste complicado para o lider Barcelona, equipa que tem conhecido muitos problemas a nível de lesões neste inicio de temporada. Depois de perder Eto'o, Rijkaard vê-se agora privado de Lionel Messi, o argentino que vai estar fora dos relvados aproximadamente 3 meses. Ora, quer queiramos quer não, estes dois jogadores são fundamentais na estratégia do holandês. Mesmo com Ronaldinho, Deco e Xavi em campo, é lógico que o Barça não tem a mesma força que teria se contasse com o camaronês e o argentino. Mesmo com tanta contrariedade, acredito que o Barcelona vai vencer porque é melhor, está melhor classificado e tem mesmo de triunfar sob pena de ser ultrapassado pelo sensacional Sevilha e pelo irregular Real Madrid.

Prognóstico: 0-3

SEVILHA vs Valência Sábado, 21h00 SPORTTV2

Discordo completamente com aqueles que dizem que o Sevilha é a grande surpresa deste inicio do campeonato espanhol. Actualmente no segundo lugar da liga e a apenas um ponto do Barcelona, o Sevilha, por aquilo que vem mostrando nos últimos tempos, tem demonstrado uma capacidade técnica e táctica capaz de ombrear com os melhores clubes de Espanha. A prova disso foi o facto de, recentemente, terem conquistado a Taça Uefa e a Supertaça Europeia, esta última precisamente frente à equipa de Rijkaard.
Analisando o jogo deste fim-de-semana, creio que os sevilhanos vão ter um teste muito díficil pela frente. O Valência é das equipas que melhor joga fora de casa. A equipa de Quique Flores tem jogadores muito rápidos capazes de surpreender o adversário a qualquer momento. Miguel, David Villa, Joaquin ou Vicente são exemplos disso mesmo. Não obstante, creio que o Sevilha tem qualidade e valor para superar este díficil obstáculo. Vai ser certamente um jogo com emoções ao rubro e de resultado imprevísivel!

Prognóstico: 1-1

Até para a semana!!

Sem comentários: