segunda-feira, novembro 20, 2006

Bwin Liga: Sporting mais forte passa díficil teste na Madeira




MARÍTIMO 0-1 SPORTING



Mais um díficil teste e mais um obstáculo ultrapassado. É caso para dizer que o leão está bom e recomenda-se. Ontem, na Madeira, os leõezinhos provaram, mais uma vez, toda a sua maturidade e capacidade de sofrimento. Não foi seguramente o melhor jogo do Sporting nesta temporada, não foi certamente um encontro em que a equipa leonina deslumbrasse mas foi, a meu ver e na globalidade, uma partida muito conseguida por parte do conjunto treinado por Paulo Bento.
Mais do que os três pontos, o que salta à vista, jogo após jogo, é a tremenda confiança que Paulo Bento tem em todos os jogadores do seu plantel. Ainda ontem se viu isso, a começar desde logo pela baliza. Ricardo estava ligeiramente tocado e, portanto, não estaria a 100% para este encontro. Pois bem, sem qualquer tipo de problemas, Paulo Bento preferiu alinhar com o jovem Rui Patricio, jogador das escolas do Marrazes, equipa dos distritais de Leiria, não arriscando um eventual agravamento da lesão de Ricardo. Ora, sabendo do grau de dificuldade deste jogo, seria de todo arriscado lançar "às feras" um jovem, sabendo que havia a opção de Ricardo jogar, ainda que não nas melhores condições físicas. Paulo Bento arriscou e, mais uma vez, ganhou. Ganhou o jogo e ganhou mais um jogador que, no geral, demonstrou tranquilidade ao seu sector mais recuado, tendo a felicidade e o mérito de defender uma decisiva grande penalidade.



Numa rápida análise do jogo, creio que a vitória do Sporting não sofre contestação, ainda que o Marítimo tenha deixado uma boa imagem e mostrado o porquê de ocupar uma boa posição na tabela classificativa.
Na primeira parte, o Sporting dominou por completo e só Marcos conseguiu travar o tremendo dominio leonino.
Ao intervalo registava-se um nulo no marcador que penalisava a falta de eficácia do conjunto lisboeta.

No segundo tempo, o Marítimo conseguiu equilibrar a partida e dispôs de uma enorme ocasião para se adiantar no marcador. Luis Olim, isolado, não conseguiu concluir da melhor forma perante um Rui Patricio que nada podia fazer perante tamanho buraco na defesa leonina.
Ora, na fase em que o Sporting estava menos ofensivo, foi precisamente na altura em que se adiantou no marcador. Num livre a descair para o lado direito do ataque leonino chegou o primeiro golo do jogo, um lance em que Marcos ficou muito mal na fotografia. Tello, em boa forma e dono do lugar de lateral esquerdo nos últimos jogos, fez o seu primeiro golo no campeonato, golo esse que valeu três importantes pontos.
A reacção do Marítimo foi positiva mas insuficiente para alterar o figurino do jogo em termos de resultado. A equipa insular dispôs de duas excelentes ocasiões para marcar, sendo uma delas através de uma inexistente grande penalidade, penalidade essa que Kanú desperdiçou. Ainda assim, se é justo dizer que o penalty não existiu já que a falta de Polga sobre Marcinho aconteceu fora da área, também é importante salientar que Rui Patricio não cumpriu as regras já que deu um grande passo à frente no momento da grande penalidade de forma a encurtar o ângulo do avançado insular.
Com ou sem erros de arbitragem, a verdade é que o Sporting acabou por ganhar bem e somar mais três pontos que lhe permitem, num primeiro plano, ascender ao segundo lugar do campeonato a dois pontos do lider FC Porto e, num segundo prisma, ganhar moral para o importante e, quem sabe, decisivo encontro em Milão frente ao moralisado Inter que neste fim-de-semana venceu 1-0 a Reggina e ascendeu isoladamente à liderança do vergonhoso campeonato italiano.

Sem comentários: