domingo, novembro 19, 2006

Bwin Liga: Benfica desilude em Braga!



BRAGA 3-1 BENFICA



O Benfica perdeu ontem à noite em Braga por 3-1, somando a sua terceira derrota no campeonato, com a curiosidade de ter perdido esses três jogos no Norte e sempre com três golos sofridos. De resto, a vitória bracarense é inteiramente justa já que a equipa agora liderada por Rogério Gonçalves e Jorge Costa foi, sem sombra de dúvidas, a melhor equipa sobre o terreno de jogo praticamente durante os 90 minutos. Curioso ou não, com influência ou não, a verdade é que a paragem no campeonato acabou por ser extremamente positiva para a equipa da casa que vinha de uma pesada e, diria até, humilhante derrota frente ao Sporting, vinha também de uma situação algo dubia em que o descontentamento de alguns jogadores poderá ter estado na origem do despedimento de Carvalhal e, por outro lado, tinhamos um Benfica em crescente e a praticar um futebol de grande qualidade. Objectivamente ou não, factos são factos. Depois, houve outras questões que, a meu ver, não foram de todo favoráveis ao conjunto benfiquista. Vamos por partes:

1) ausência de Léo e de Luisão. Os dois melhores defesas do Benfica ficaram de fora deste importante encontro. É curioso que os seus substitutos, Miguelito e Anderson, tiveram prestações horriveis. Miguelito atacou pouco e mal e a defender foi um autêntico "passador". Não tirando o mérito a Maciel, a verdade é que o brasileiro fez o que quis do lateral português. Tome-se por exemplo o segundo golo do Braga. Se repararmos bem nas imagens televisivas, Miguelito está bem colocado defensivamente quando João Pinto tem a bola. Incompreensivelmente, o lateral parou e nem sequer esboçou reacção aquando do passe de JVP para Maciel. O resultado é o que todos sabemos.
Relativamente a Anderson, na primeira parte não acertou uma. Muito lento nas marcações, sempre muito afastado de Zé Carlos, permitiu que o avançado brasileiro jogasse à sua vontade. Regresso infeliz do brasileiro que em nada fez esquecer Luisão.
A tudo isto, se tivermos em linha de conta o brinde de Nélson no segundo golo bracarense e, tal como no ano passado, mais uma infeliz exibição de Quim frente ao Braga, creio que só neste ponto está explicada grande parte da derrota encarnada;

2) Este jogo pôs a nú uma notória fragilidade que se tem vindo a notar no Benfica. Aliás, tal facto já o haviamos referido no blog. Petit, neste momento, é um jogador a menos no Benfica. Eu diria que o internacional português só joga porque efectivamente não há outro. Neste jogo notou-se bem a péssima forma física de Petit, fundamentalmente por duas razões: João Pinto, mesmo sem o impacto de outros tempos, fez um grande jogo e jogou sempre sem marcação. Foi, sem dúvida, um dos maiores responsáveis pela tremenda primeira parte do Sporting de Braga; depois, a dificuldade de Petit ficou ainda mais vincada pelo facto de Katsouranis ter estado completamente ausente do jogo. Ao contrário do que havia sendo norma nos jogos anteriores, o grego não atacou, não transportou a bola e raramente foi a muleta de Petit em situações de aperto defensivo. Se em relação ao grego é justificável o apagamento neste jogo pelo facto de ter jogado na 4ª feira frente à França, já relativamente a Petit, começa a ser demasiado estranho a condição fisica deste atleta, ainda por mais se tivermos em conta que o enorme "pulmão" de Petit era uma das suas príncipais imagens de marca.

3) Não creio que a saída de Veiga tenha alguma relação com este desaire encarnado. Não vou por aí. Agora, não tenho dúvidas que a saída de Carvalhal e a entrada de Rogério Gonçalves para o seu lugar teve um peso fundamental para o desfecho deste jogo. A equipa do Braga realizou uma primeira meia-hora fora do normal. Depois é curioso que Zé do Golo, Maciel e João Pinto, três jogadores que, segundo se constou, não estariam satisfeitos com o antigo treinador, quase que "comeram relva", tal foi a disponibilidade física e a vontade destes atletas. Não tenho a menor dúvida que a chicotada resultou em Braga e foi mais um factor, a juntar entre muitos outros, que fez com que o Benfica não conseguisse pontuar.

4) A questão das substituições. Fernando Santos lançou Karagounis ao intervalo para o lugar de Katsouranis, depois, colocou Paulo Jorge por troca com Nuno Assis, talvez o jogador mais inconformado neste encontro por parte dos encarnados. Em termos práticos, Karagounis não entrou em campo e Paulo Jorge muito menos. Percebeu-se a ideia do técnico em dar maior profundidade ofensiva à equipa. Primeiramente, o abdicar de um médio com características mais defensivas e lançar um organizador de jogo e, posteriormente, abrir o jogo com a introdução de Paulo Jorge na ala direita... contudo, nada resultou. Houve uma melhoria do Benfica na segunda parte, mais posse de bola mas, efectivamente, o Braga controlou sempre o adversário. Ao contrário do dragão, neste jogo, há medida que o tempo ia passando, sentia-se que o Benfica não seria capaz de chegar ao golo, não seria de todo capaz de virar o rumo dos acontecimentos.

5) No último ponto, acho que é merecido destacar a exibição do Braga. Pelos outros pontos, pode pensar-se que o Braga ganhou por muito demérito do Benfica mas tal não é verdade. O Braga ganhou com muito mérito, trabalhou muito, todos os jogadores cumpriram na integra aquilo que Rogério Gonçalves pediu e portanto há que dar mérito a quem o teve. Ricardo Chaves foi enorme, os centrais anularam por completo as unidades mais atacantes dos encarnados, Luis Filipe teve papel importante na manobra ofensiva da equipa; o próprio Cesinha que meteu a cabeça em água a Nélson... mas, para mim, ANDRÉS MADRID foi de longe o melhor jogador em campo. O argentino fez um jogo absolutamente FANTÁSTICO. Se Petit foi o 8, Andrés Madrid foi o 80. Recuperou bolas, saíu sempre a jogar com grande classe, não me recordo de ter feito faltas no jogo, enfim, um grande jogo por parte de um grande jogador, diria que um jogador para um grande do futebol português. E que jeito teria dado Andrés Madrid neste jogo ao Benfica...

Em suma, uma vitória inteiramente justa do Braga que deixa agora o Benfica a 9 pontos do Porto, isto apesar de ter menos um jogo frente ao Belenenses.
De dizer que os golos do Braga foram marcados por Zé do Golo, Maciel e Paulo Jorge enquanto que Ricardo Rocha marcou o único golo do Benfica, o primeiro golo do central ao serviço do clube.
De dizer ainda que o Braga pode ter uma palavra a dizer na luta para o título. Já se sabia que a qualidade do plantel bracarense era uma realidade. Na minha opinião, faltava um treinador que pusesse a equipa a funcionar. Creio que, com Rogério Gonçalves, a música pode ser outra. Para já, o Benfica foi a primeira vitima!!

Sem comentários: