segunda-feira, abril 30, 2007

Bwin: Benfica e Sporting anularam-se mutuamente!



BENFICA 1-1 SPORTING



Benfica e Sporting empataram a uma bola num jogo que acabou por ser interessante e até bem disputado, pelo menos enquanto as pernas o permitiram. Ambas as equipas procuraram aqui e ali a vitória mas o medo de perder foi sempre maior do que a vontade de ganhar.
O resultado acaba por aceitar-se já que nenhum conjunto se superiorizou verdadeiramente ao outro. Quem ganhou com isso foi o FC Porto que, mesmo tendo perdido, acaba por sair relativamente satisfeito com o desfecho da jornada. Diria mesmo que só com muita azelhice é que a equipa de Jesualdo Ferreira perde este campeonato que, apesar de tudo, o dominou desde a primeira jornada.

O POSITIVO DO JOGO:

- Ambiente na Luz. Quem lá esteve pôde constatar que afinal as claques de futebol também se sabem comportar e sabem como apoiar a sua equipa. Não houve petardos, não houve confusões nem pancadarias, não houve policia de choque em acção. Os adeptos do Benfica estiveram bem no apoio ao seu clube e os adeptos leoninos mostraram como poucos incomodam muitos.

- Miguel Veloso. Mais uma vez, o jovem médio do Sporting mostrou toda a sua qualidade. Com o pé esquerdo, com o direito, passes curtos ou passes longos, a verdade é que a bola sai sempre redonda dos seus pés. É, sem dúvida, o grande jogador deste Sporting e foi o príncipal responsável pelo grande final de época do conjunto leonino.

- Liedson e Miccoli. Ambas as equipas jogaram com dois avançados e, em ambos os casos, os seus melhores marcadores voltaram a facturar. Um é levezinho mas é uma autêntica carraça para as defesas contrária, o outro é um puro rato com fome de bola e faro pelo golo. O curioso é que o futebol de ambos podia ganhar muito mais se estivessem lado a lado. Como não estiveram, ambas as equipas sentiram a falta de qualquer coisa...

- Petit. Quem vê este jogador dentro do campo, quem vê a atitude e raça com que o mesmo ataca qualquer tipo de lance, quem vê o espírito de sacrifício que o trinco encarnado tem mesmo estando debilitado fisicamente, só pode bater palmas e ficar satisfeito, independentemente da côr clubística. É que, no fundo, quem agradece é Scolari e a nossa selecção. Um jogador fundamental para o Benfica e para as cores portuguesas.

O NEGATIVO:

- Ambição. Parece-me que para quem luta pelo título, houve alguma falta de ambição de parte a parte. Creio até que isso notou-se mais no futebol do Sporting. Na minha opinião, Paulo Bento procurou sobretudo garantir o acesso directo na Liga dos Campeões. Até posso entender a sua perspectiva, mas, efectivamente, não concordo com ela.
Relativamente ao Benfica, não houve muita ambição porque as pernas e as soluções vindas do banco não o permitiram. A vontade e determinação esteve lá mas faltou a sempre preciosa ajuda do banco. Quando assim é, não se pode fazer milagres e,como tal, o conjunto encarnado vai mesmo ficar no terceiro lugar, posição que, de resto, me deixa com um sentimento praticamente igual àquele que ficaria se o clube da Luz ficasse em segundo. A desilusão desta época foi tanta que o segundo ou terceiro lugar tornam-se praticamente como um prémio de consolação.

- Simão. Naturalmente que a ausência de um jogador com a categoria de Simão pesa sempre num jogo desta dimensão. O futebol ofensivo do Benfica perdeu obviamente qualidade, não querendo com isto dizer que se o capitão estivesse em campo que a equipa automaticamente venceria.

- Nuno Gomes. Parece-me que seria bom para o "21" da Luz mudar de ares. São muitos anos de Benfica e creio que o avançado português está a tornar-se uma espécie de "Pedro Barbosa" encarnado. Há quem o admire bastante e o considere o melhor avançado português da actualidade, há quem não o suporte e o assobie à mínima falha. A falta de confiança é uma realidade, a desconfiança que o próprio sente por parte dos adeptos é notória e, neste sentido, seria melhor para todos que Nuno Gomes procurasse um lugar onde fosse mais feliz e mostrasse que a carreira e o curriculum que conseguiu não foi por acaso.
A exibição do avançado ontem foi, a todos os títulos, miserável.


Sem comentários: