sexta-feira, abril 06, 2007

Uefa: Benfica perde em Barcelona frente ao Espanhol



A derrota mais saborosa da temporada!

ESPANHOL 3-2 BENFICA



O Benfica perdeu ontem frente ao Espanhol de Barcelona num jogo em que ficou a sensação que a equipa espanhola está perfeitamente ao alcance do conjunto português. Ainda assim, o Benfica terá que jogar muito mais do que aquilo que fez em Montjuic, isto se pretender seguir em frente.

A QUESTÃO FÍSICA

Para mim, esta questão é muito clara. O Benfica não está bem fisicamente. Isso é evidente. Nenhuma equipa do Mundo consegue jogar com 12/13 jogadores, sempre a bom nível, três vezes por semana. O Benfica tem pago muito caro a factura de ter um plantel tão reduzido em qualidade. Parece-me obvio que em circunstâncias normais, o Benfica é melhor que o Espanhol. A defesa deles é fraca, no meio-campo De La Peña destaca-se dos demais mas já não tem a frescura física de autrora; no ataque, aí sim, o Espanhol tem jogadores de grande qualidade, casos de Riera, Pandiani, Luis Garcia ou o capitão Tamudo.
Parece-me também evidente que a paupérrima primeira parte do Benfica não se deveu às questões físicas. Houve muito mais para contar do que isso. Tinha escrito na análise ao Benfica - Porto que possivelmente houve jogadores que propositadamente não deram tudo inicialmente para depois estarem mais frescos no segundo tempo. Eu próprio, quando era jogador, tinha (se calhar erradamente) essa mentalidade de não dar o máximo no primeiro tempo para na etapa complementar conseguir responder minimamente, por forma a aguentar, dentro do possível, os 90 minutos. Sem querer entrar em pormenores de pura especulação, creio que, mais uma vez, poderá ter sucedido isso com alguns jogadores. O facto de não estarem nas melhores condições físicas e o facto de estarmos perante um jogo que não é decisivo e que tem a particularidade de poder ser rectificado numa segunda-mão poderá ter levado determinados jogadores a baixarem propositadamente o ritmo de jogo.
Tal como aconteceu com o Porto, a equipa teve dificuldades em segurar o jogo porque raramente teve qualidade de passe, raramente pressionou o adversário, raramente obrigou o Espanhol a errar. E daí que, sem fazer muito por isso mas muito por culpa da má exibição encarnada, o clube catalão chegou rapidamente à vantagem e obrigou o Benfica a ter de mudar de atitude.

SEGUNDA PARTE DIFERENTE

A perder por duas bolas a zero ao intervalo, o Benfica viu-se obrigado a correr riscos. Uma equipa que está mal fisicamente, normalmente, ressente-se mais no segundo tempo. Pois bem, o Benfica do segundo tempo foi mais pressionante e, curiosamente, correu mais. Tal como acontecera na Luz com o Porto, é impressionante como uma equipa se mostra fisicamente tão debilitada primeiramente, e num segundo tempo aparece mais fresca, mais móvel e mais rápida. É obvio que o Espanhol também recuou e também deu a iniciativa de jogo ao adversário. Contudo, não me parece que esse factor seja suficiente para vermos um Benfica diferente, e para melhor, em termos físicos.
O Benfica entrou mais dominante mas foi o Espanhol que voltou a marcar. Cruzamento de Riera, falha (mais uma!) de Anderson e golo de Pandiani. Com 3-0, se o Benfica não reagisse, certamente que a eliminatória estava acabada.
Sem nunca jogar realmente bem, a verdade é que o Benfica reagiu e mostrou vontade em recolocar-se na eliminatória. A entrada de Miccoli foi também um factor determinante para o grito de revolta encarnado. Assim, num espaço de dois minutos, o Benfica fez dois golos e, até final, esteve mais perto do 3-3 do que o Espanhol do 4-2. O Espanhol só por uma vez teve oportunidade de marcar novo golo e já foi em período de compensações, num lance em que Quim salvou o Benfica.

Parece-me que, feitas as contas, o resultado acabou por ser justo dado que o Benfica mereceu perder mais por aquilo que não fez do que propriamente aquilo que o Espanhol mostrou. Ainda assim, acredito que o Benfica, a jogar perante o seu público, e com Luisão e Katsouranis de regresso, vai levar de vencida este mediano clube espanhol.




Sem comentários: