domingo, abril 08, 2007

Bwin: Sporting está bem vivo na luta pelo título!



ESFORÇO, DEVOÇÃO, NANI E MUITA FÉ!

BRAGA 0-1 SPORTING



Está confirmado. O Sporting está mesmo interessado em complicar a vida a Benfica e, quem sabe, FC Porto. O leão está bem e recomenda-se. Ontem foi feliz ao passar em Braga, campo tradicionalmente difícil para os "grandes", mas, há que dizê-lo, fez por merecer essa felicidade. Trabalhou muito, correu enormidades e arriscou sempre mais que o adversário quando o jogo se encontrava empatado. Naturalmente que, a partir do momento que chegou à vantagem com um golo de Nani, o Sporting viu-se confrontado com uma excelente reacção do Braga, recuou as suas linhas mas, também importante no futebol, para além de contar com o factor sorte, a equipa nunca se desuniu e mostrou sempre uma boa organização defensiva.

A vitória leonina acaba por se aceitar, muito embora o empate fosse um prémio justo para a empolgante reacção bracarense após o golo de Nani.

O PESO DE UMA TEMPORADA DESGASTANTE!

Colocando um pouco de lado o jogo de ontem, gostaria de falar um pouco sobre o momento do Sporting e não só. Parece-me que, nesta altura, a equipa liderada por Paulo Bento está melhor do que Porto e Benfica. E explico porquê. O factor que, nesta altura mais interessa é, sem dúvida alguma, o aspecto físico. Por muito que as equipas tenham excelentes jogadores, por muito bom que seja o nível psicológico deste ou daquele jogador, se, efectivamente, as pernas começarem a falhar, a equipa ressente-se quase que de imediato. Tome-se por exemplo o caso de Barcelona, Manchester United ou, no caso interno, o Benfica. Em qualquer uma destas equipas, os respectivos treinadores prendem-se com duas situações: apostar sistematicamente nos melhores ou utilizar, de quando em vez, jogadores de segundo plano? pois bem, em qualquer uma destas equipas percebemos que as soluções de segunda linha não são nada famosas. Ou seja, qualquer um deles (nem tanto Rijkaard) quando não coloca em campo o onze-tipo, entra, de certa forma, menos desconfortável. Ora, a curiosidade é que Rijkaard, Fergusson e Santos não têm entrado tão desconfortáveis por colocarem jogadores teoricamente suplentes porque, basicamente, têm exprimido os seus melhores jogadores ao máximo. E a verdade é que, tal como sucede no Benfica, estas equipas estão, como se costuma dizer, a dar as últimas. Muitos jogos, muitos minutos nas pernas, pouco tempo de recuperação, poucos dias de férias gozadas, enfim, estão de rastos. Naturalmente que o crer é enorme, a vontade de vencer é uma realidade e a esperança em conquistar o título é algo bem vivo. Depois de uma época tão desgastante, depois de tantas etapas superadas, naturalmente que fraquejar tão perto da praia seria algo dramático para estes grandes colossos europeus.
Pois, o grande problema que se coloca leva-nos a outro ponto importante que vai ao encontro da minha opinião em relação, por exemplo, ao momento de forma do Sporting. Já lá vamos. Existe algo que toda a gente sabe: uma equipa não joga sozinha num campeonato. Há adversários e há equipas que partem com os mesmos objectivos para uma temporada. Pois bem, em Portugal, Porto, Benfica e Sporting lutam pelo título, na Inglaterra, neste momento, há duas equipas com essa mesma ideia. Olhando para o caso do United, vemos que, apesar de todos os pólos positivos que encontramos, desde a motivação, o facto de liderarem a prova, a moral elevada, a chama acesa de um possível triunfo na Liga dos Campeões, sabemos que, objectivamente, a frescura física e a qualidade do plantel do rival Chelsea é melhor. E, todos nós sabemos que estes dois pequenos pormenores costumam ser decisivos nesta altura da época. Se exceptuarmos Frank Lampard e possivelmente Ricardo Carvalho, não acredito que os outros jogadores do Chelsea tenham tantos minutos como qualquer outro titular do Manchester. E isso naturalmente que pesa. Se calhar não tem tanta influência em Inglaterra como tem, por exemplo, em Portugal. E, se isso me deixa menos preocupado em relação ao Manchester, equipa que simpatizo bastante, por outro lado, deixa-me muito céptico em relação às próximas prestações do Benfica.
Voltando à realidade portuguesa, parece-me que, para as próximas jornadas, Porto e Sporting têm alguma vantagem em relação ao Benfica. Em relação ao Porto, para além de ser líder, factor que é, desde logo, muito importante para um grupo de trabalho, tem a seu favor o facto de estar concentrado unicamente no campeonato, o facto de ter um calendário bastante apetecível e a importância de poder contar com Anderson, um jogador fabuloso e que trás muito mais qualidade ao jogo azul e branco. Joga contra si, e daí a minha ideia de o Sporting estar em vantagem em relação aos outros candidatos, o facto de o Porto ter algumas lesões importantes como são os casos de Pepe, Paulo Assunção e Lisandro Lopez, jogadores fundamentais para Jesualdo Ferreira.
Relativamente ao Benfica, parece-me que o peso de andar a jogar três vezes por semana tem sido evidente, sobretudo, ao nível físico. É impensável uma equipa utilizar 13 jogadores numa temporada. O Benfica tem de rever esta política de apostar no onze forte e o restante serem soluções dúbias. Não me venham com a conversa que os clubes portugueses não têm capacidade financeira para formar um plantel de 23 jogadores de grande qualidade. O adepto não quer 23 jogadores da valia do Simão ou do Luisão; o adepto quer ter 23 jogadores que tenham valor suficiente para vestir a camisola do Benfica. Apostar em jogadores jovens, apostar em jogadores bons que militem em clubes da liga portuguesa é a aposta certa. Há efectivamente muitos bons atletas por este país fora. Braga, Paços de Ferreira, Belenenses, entre outros, são exemplos disso mesmo.
Assim, a verdade é que o Benfica vai ter dificuldades em estar ao seu melhor nível em duas competições tão exigentes. Parece-me que abdicar da Uefa, nesta altura, seria um erro. Também não me parece correcto abdicar do campeonato já que, em termos matemáticos, é efectivamente possível conquistar o título. A política de rotatividade também não creio ser a melhor opção. Que fazer então? creio que há que ser feito aquilo que Fernando Santos tem feito e, quanto a mim, muito bem. Não acredita nos outros, não aposta neles. Jogam os melhores mesmo que os melhores sejam os piores em termos físicos. Será suficiente para conquistar algum troféu? sinceramente, é complicado porque a nível interno Porto e Sporting estão a subir e no plano externo há outras equipas que estão a viver grandes momentos nos seus campeonatos. A ver vamos até onde Fernando Santos vai levar os seus pupilos...

Finalmente, em relação ao Sporting, creio que o bom momento que se vive não é por acaso. Em termos físicos a equipa encontra-se muito bem. O precoce abandono das competições europeias, a jovialidade do plantel leonino e as sucessivas alterações no onze inicial efectuadas por Paulo Bento são factores que fazem toda a diferença. Nestes aspectos, o Sporting ganha a potes a Porto e Benfica.
Depois, parece-me evidente que Paulo Bento limou melhor algumas arestas que prejudicavam o futebol lenonio. O modelo de jogo manteve-se mas, e quanto a mim bem, as alterações efectuadas trouxeram largos beneficios à qualidade de jogo da equipa. Em primeiro lugar, parece-me que Bento percebeu finalmente que neste sistema losângo, os laterais têm de ser ofensivos. A aposta tem recaído em Tello e Abel. Ora, ambos têm tremenda vocação atacante, o que fazem o futebol do Sporting parecer mais amplo e com os espaços melhor preenchidos.
Depois, outro aspecto em que o treinador do Sporting falhava redondamente era na aposta do trinco. O mau momento da temporada dos leões coincinde com o inexplicável desaparecimento de Miguel Veloso da equipa. Jogar Custódio a médio defensivo ou jogar Veloso é como a história da lebre e da tartaruga. O futebol do Sporting ganha idade mas perde em tudo o resto. A dupla Veloso-Moutinho é algo absolutamente fantástico e é um dueto que facilmente será desfeito nos próximos anos. A Europa, para estes dois grandes atletas é seguramente o destino.
Há ainda um terceiro e quarto ponto que me parecem importantes para a melhoria do jogo leonino. Primeiramente, a reintegração de Nani. Este miudo, com a cabeça limpa e longe de problemas, é uma mais valia para qualquer equipa portuguesa. Corre que se farta e tem uma habilidade fabulosa. Mais importante ainda, Paulo Bento percebeu que o talento de Nani não pode ser simplesmente encostado a uma ala. Nani é um vagabundo da bola e precisa de ter bola, precisa de ter espaço, precisa de ser ele a fazer o desenho do jogo à sua maneira e feitio. E é isso que tem sido. Nani e Romagnoli têm conseguido interiorizar bem a complexidade desde modelo de jogo em que não existem alas. E quem ganha é obviamente a equipa.
Finalmente, um último ponto que, apesar de menos relevante, também me parece importante para a manobra ofensiva dos leões. Acabaram as experiências no ataque. Bueno é esforçado mas não passa de uma opção de recurso, Alecssandro não tem capacidade para vestir as cores do Sporting e, como tal, a hipótese só pode recair em Yannick Djaló. O atacante português é mais jovem, corre mais, abre mais espaços, tem maior qualidade técnica e, mais importante que tudo isso, não obriga Liedson a cair com tanta frequência nas faixas laterais, algo que era muitas vezes visto no príncipio da temporada. O levezinho está mais perto da área e é precisamente nessa zona que o brasileiro é "fera".
Por tudo isto e muito mais, parece-me que o Sporting está bem vivo na luta pelos dois primeiros lugares. Uma ida à Luz pode parecer com que o leão não tenha tantas hipóteses comparativamente aos outros. Contudo, a ver pelos últimos embates fora, tanto no Dragão como em Braga, não teria tanta certeza em relação a isso.

Sem comentários: