terça-feira, abril 05, 2011

AINDA O CLÁSSICO


Apesar de já muito se ter dito sobre o jogo, aqui ficam algumas reflexões que, penso, serem importantes:

- Roberto. Mais uma vez fez defesas de grande qualidade mas também mais uma vez ficou ligado negativamente ao resultado. Das duas uma: ou o Benfica consegue fazer um bom negócio, vendendo o espanhol a um clube europeu ou então defendo que deverá ficar no plantel, trabalhar os aspectos menos bons que tem e ter sorte.
Uma coisa é certa, a ficar no plantel para a próxima época, já se sabe o que poderá acontecer à primeira falha. É um pouco como Rui Patrício no Sporting.

- Superioridade portista no meio-campo. Com dois alas muito abertos e com um Aimar que não é propriamente um especialista a defender, torna-se difícil segurar o meio-campo do Porto. Bem me podem dizer que no ano passado, no mesmo sistema, o Benfica esmagou o Porto na taça da liga e também venceu no seu reduto para o campeonato mas aí havia um senhor chamado Ramires. Jesus tem de rever esta situação.

- Falcao, a antítese de Cardozo. Aquilo que vi o colombiano fazer na luz, é aquilo que gosto de ver num avançado. Trabalhador, que sabe segurar a bola, jogar de costas para a baliza e, ao mesmo tempo, ter a capacidade para estender o jogo da equipa e aparecer em zonas de finalização. Falei de Guarin mas poderia também juntar o avançado do Porto aos melhores jogadores do clássico.

- Sobre a atitude de Cardozo e a justa expulsão, diria que não me surpreende. É um jogador, já deu para ver, bastante instável sob ponto de vista psicológico. Não me surpreenderia se, tal como no ano passado, demonstrasse vontade em sair do clube. E quem não está bem, que se mude.

- Chamem-lhe arrogante, parvo, vaidoso, mau carácter - e para mim é tudo isso - mas Villas Boas é, efectivamente, um excelente treinador. Um dos maiores responsáveis pelo título azul e branco.

- Deixo para o fim aquilo que menos gosto de falar: as polémicas, as arbitragens e a violência. Foi tudo muito mau neste jogo (sobre o Duarte Gomes nem vale a pena comentar) e começou bem antes do clássico, em redor do estádio. Depois, no final, foi a vergonha que se viu com o apagão e a água. Quem quer lutar contra a violência, quem reclama de tudo o que de mau se passa quando o Benfica vai ao dragão e depois recebe o seu rival desta forma - não diria da mesma maneira mas com os mesmos propósitos -, só merece desprezo e repúdio. Cenas lamentáveis por parte dos adeptos benfiquistas primeiro, e por parte dos dirigentes depois, dando ainda mais poder e moral a quem lá em cima usa e abusa do poder e da sorte.

PS: Numa altura em que se discute a baliza de Benfica e Sporting, lamento que os olheiros não tenham recomendado aquele que considero um dos melhores guarda-redes da liga espanhola (já desde o ano passado que ando a falar nele) e que, recentemente, se comprometeu com o Valência para a próxima temporada: Diego Alves, guarda-redes do Almeria. Seguramente que, na altura devida, teria sido bastante acessível para qualquer dos grandes portugueses.
E, já agora, lembram-se do guarda-redes da selecção nigeriana que jogou contra o Benfica e que brilhou no mundial? Está ainda no Hapoel. Para já, digo eu.

9 comentários:

Unknown disse...

Seco, não entendeste aquilo que quis dizer. Não foi minha ideia comparar o valor de Patricio com o de Roberto. Quis sim dizer que poderá na próxima época acontecer ao Roberto aquilo que a espaços ainda acontece com o Rui. Sempre que o Patricio dá um frango, lá vêm os criticos deitá-lo abaixo, dizer que não presta e isso acaba por desestabilizar o jogador e a própria equipa. Isso tem-se passado muito com o Benfica este ano e por muito boa pré-época que o Roberto faça, ao primeiro frango voltarão a aparecer os criticos e as bocas.

Quanto ao preço, nem é bom falar, como é óbvio.

Abraço amigo

Unknown disse...

Ups, por lapso apaguei o teu comentário. Sorry!! Queria apagar o meu porque queria acrescentar uma coisa e acabei por apagar o teu. Não se trata de censura, que fique bem claro. :)

Anónimo disse...

se não me engano no post do Sr. Seco ele dizia que o Roberto era um FRANGUEIRO que só custou 8,5 MILHÕES ao benfica

Anónimo disse...

sobre o classico quero endereçar os meus parabens ao f.c.porto pelo titulo justamente alcançado,e deixar aqui vincada a minha tristeza pelo que se passou no final do jogo .sou do benfica socio ha 26 anos e estou habituado a ser dum clube que ganha com honra e perde com dignidade.nao gostei ,aqui fica o meu lamento
amandio santo

Unknown disse...

Sem dúvida Amândio. Não gostaste tu e não gostou ninguém que tenha o mínimo de valores e bom senso. Já aquele parvalhão do Rui Gomes da Silva do "Dia Seguinte" pensa o contrário. Que vergonha ter gente do nosso clube com aquele espírito e aquela mentalidade, tão parecida com muitos dos adeptos do Porto. Enfim...

G.Seco disse...

N há problema.

quando um jogador que custa 8.5 milhoes e um que não custa nada a "exigência" tem que ser diferente. Por isso não podes comparar a situação de um e outro. Na minha opinião e como é normal o patricio tem vindo a evoluir e tem sido bem regular. Claramente o guarda redes da seleção nos proximos anos.

Abraço

Unknown disse...

Tal como te disse, só fiz a comparação na questão da pressão que eles sofrem (da imprensa e dos adeptos) por jogarem num clube grande. E as criticas negativas, quando constantes e destrutivas, podem efectivamente deitar um jogador completamente abaixo. O Patricio sofreu isso muito tempo e agora vive melhores dias mas tenho a certeza que na próxima época, se tiver dois ou três jogos negativos, lá vêm os criticos meter em causa o valor dele. Foi nesta linha que quis comparar o Patricio com o Roberto.

PEDRO GAMA disse...

Roberto um problema ou um grande GR?
É capaz do melhor e do pior, de defesas impossiveis a "frangos"!
Excelente GR entre os postes, mas fora deles uma nodoa, e tem outro problema o seu posionamento.
No meu ver Roberto ainda pode evoluir!
Mas uma coisa é certa não é este o Gr dos pontos como Jesus disse, pode vir a selo mas de imediato não é!
Para isso tinhamos o Quim um bom Gr mas com algumas limitações iguais as de Roberto mau fora dos postes!
Não quero um super Gr, mas sim um Gr completo, que de confiança ao resto da sua equipa.
Digo e repito Roberto é um excelente Gr mas com limitações em termos tecnicos.

Deixo aqui alguns Gr que me agradam na actualidade:
akinfeev, sergio romero, Mariano Andújar, Samir Handanovič, Salvatore Sirigu,Fernando Muslera, Maarten Stekelenburg alguns deles são alvos muito dificeis mas não são impossiveis!
Outro Gr que me agrada e muito Neuer um grande Gr da actualidade e eu arrisco me a dizer que é o melhor do mundo no momento actual!

Unknown disse...

Caro Pedro, gosto de quase todos os nomes que aqui deixaste. Fiquei com muito boa impressão do Handanovic no Mundial e porventura até seria um alvo possível. Desses nomes, os meus favoritos seriam o Neuer e o Stekelenburg mas admito que são alvos praticamente impossíveis para qualquer clube português.