domingo, abril 03, 2011

CARDOZO




Se me perguntassem qual o jogador que o Benfica deveria vender na próxima época, de modo a equilibrar as contas e, quem sabe, melhor reforçar-se no mercado, a minha resposta seria... Oscar Cardozo. Porquê o melhor marcador da temporada passada e um dos maiores goleadores da história do clube, perguntarão alguns; Passo a explicar.

- Em primeiro lugar, importa referir que gosto de Cardozo, reconheço-lhe um pé esquerdo de grande qualidade e é óptimo ter numa equipa um jogador que sabe explorar bem as suas maiores virtudes.

- Posto isto, há 3 grandes motivos que me levariam a vender o paraguaio:

1. É muito fraco a jogar de costas para a baliza (não sabe explorar a sua altura e capacidade física) e lento de processos, o que faz com que a equipa tenha muitas dificuldades perante equipas que, durante o jogo, tenham mais posse de bola (especialmente em jogos europeus);

2. Creio que o Benfica de Jesus ganharia mais com um outro tipo de avançado;

3. Está bem cotado em termos internacionais e creio que poderia ser uma boa venda para o clube caso alguém chegasse, por exemplo, aos 25 milhões de euros.

Devo confessar que adoro jogadores como Aguero, Rooney, Higuain, Tevez, isto é, avançados goleadores mas bastante mais móveis e rápidos. Ainda ontem vimos como a mobilidade/versatilidade/velocidade de Alexandre Pato esmagou por completo a defesa do Inter.
Para o Benfica, veria com muito bons olhos um avançado com essas características e que fizesse (principalmente) a diferença nos jogos da champions contra os colossos europeus. Nada me move contra Cardozo - e se ficar é também uma boa opção por parte do clube - mas gostaria de ver outro tipo de soluções na frente de ataque.

Naturalmente que é muito difícil arranjar o tal avançado que caracterizei e por números apetecíveis. Sim, sei perfeitamente disso. Mas cabe aos olheiros do clube encontrarem essa tal solução - como descobriram Miccoli, por exemplo -. Assim de repente, veria Neymar como o "sonho impossível". Numa outra linha mas com maior mobilidade, veria Vagner Love (CSKA), Arnautovic (Werder Bremen), Mirallas (Olympiakos) ou Pavlyuchenko como grandes opções - ainda que sejam alvos muito difíceis para qualquer clube português -. Bem mais acessíveis e também interessantes, Lima (Braga) e Nené (Cagliari) também encaixariam bem neste esquema de Jesus.

Uma coisa, porém, me parece pouco clara. Será que Cardozo conseguiria vingar num bom clube da Europa? Sinceramente, tenho algumas dúvidas. Talvez o campeonato italiano fosse aquele que melhor se adequasse às características do paraguaio mas, mesmo aí, custa-me a acreditar que ele consiga encaixar num Milan, Inter, Nápoles, Udinese, Palermo, Juventus ou Roma.
Sinceramente, não sei como iria responder Cardozo a um desafio europeu. Basta ver, por exemplo, que mesmo na sua selecção (e nem sequer é das mais fortes) tem alguma dificuldade em se impor. Creio que apenas leva 4 golos pelo Paraguai, muito pouco para um presumível matador.
Felizmente para o Benfica, aqui as coisas têm corrido muito bem. Tal como disse, a ficar, é uma mais valia para o Benfica. A sair, também o será porque tudo o que seja "livrar-se" do paraguaio por mais de 20 milhões, é um bom negócio para o clube.

Sem comentários: