sexta-feira, agosto 26, 2011

ESPERAVA MAIS


 
Sejamos claros: o Sporting teve oportunidades de sobra (nomeadamente na segunda parte) para sair deste jogo com um parcial bem mais dilato que o obtido.Perante um adversário de tão fraca valia, mau era se assim não fosse. O problema é que não se vê grande evolução nesta equipa. Na minha modesta opinião, o Sporting defrontou três equipas fraquíssimas (Olhanense, Beira-Mar e estes dinamarqueses) e apenas conseguiu três golos. Mais, os conceitos de jogo a nível ofensivo deixam muito a desejar. Ainda não se percebe se é melhor um sistema de 4x1x3x2, 4x4x2, 4x1x4x1 ou um simples 4x3x3. Creio eu que nem o Domingos sabe bem qual é o modelo de jogo que melhor encaixa nos jogadores que tem à sua disposição. Naturalmente que é preciso tempo mas uma equipa grande como o Sporting, mesmo com uma enorme revolução no seu plantel, tem obrigação de "passar por cima" destes últimos adversários que encontrou. E a verdade é que não o tem feito. Muito longe disso. 

Num breve olhar sobre os muitos reforços dos leões para esta época, destaco dois: Jeffren e Capel. Jeffren tanto rende à direita como à esquerda e Capel é claramente um extremo esquerdo. Ambos são bastante verticais e necessitam de um matador na frente. Jogadores destes garantem a avançados da igualha de Jardel ou Liedson mais de 20 golos por época. Nesse sentido, não podemos ter Postiga como a referência. Um dos grandes erros de Domingos no que vai de temporada. De resto, Rinaudo parece-me um jogador interessante mas bastante faltoso (sendo um fã de André Santos, acho que, nesta altura, o argentino parte em vantagem) e Schaars uma autêntica desilusão. Muito estático, mole e pouco atrevido a nível ofensivo. É verdade que tem um pé esquerdo de grande qualidade mas um atleta que ainda só revelou pormenores ao nível das bolas paradas não pode continuar a ser um titular indiscutível desta equipa. 

Lá na frente, benefício da dúvida para Wolfswinkel e sobre Carrillo, Bojinov e Rubio ainda nem meia hora de jogo vi para poder tirar as minhas conclusões. Lá atrás, Polga e Rodriguez parece-me bem enquanto que Evaldo e João Pereira não me convencem minimamente. 

Cumprido o primeiro objectivo da época, Domingos tem já um difícil teste pela frente no fim-de-semana. Ainda há muitas dúvidas no onze base e no modelo de jogo ideal. Além disso tudo, tal como havia dito anteriormente, parece-me que Domingos ainda não se sente confortável nesta difícil tarefa de liderar uma equipa que luta pelo título. Confesso que não sou fã do antigo avançado do Porto e a verdade é que até ao momento não tem feito melhor que Carvalhal ou Paulo Sérgio. Com uma agravante, teve reforços para todos os gostos e feitios, algo que os seus antecessores não tiveram.

Sem comentários: