domingo, agosto 28, 2011

EU AVISEI




Ulises Davila no Chelsea. O tal miudo que me impressionou no torneio de Toulon (ver aqui) é reforço dos blues para as próximas 5 temporadas. Não faço ideia se será emprestado, se irá para a equipa "B" ou se terá oportunidades com Villas Boas. Uma coisa, no entanto, me parece óbvia: estes campeonatos do mundo/europa de sub-20 são muito bons para os clubes "agarrarem" jovens talentos. Na minha opinião, os clubes portugueses deveriam estar mais atentos porque já ficou provado que estes miudos poderão dar muito a lucrar aos clubes no futuro. 

No mundial de sub-20 no Canadá, recordo-me de ter lançado vários nomes que, hoje em dia, são referências mundiais. O Benfica enganou-se com Freddy Adu mas acertou com a contratação de Di Maria. Também veio a lucrar com Coentrão e David Luiz, jogadores que também estiveram nessa competição.

Se em 2007 sentia-se que nomes como Zarate, Piatti ou Alexis Sanchez iriam ser um caso sério no futuro, também após este mundial de sub-20 fiquei com a sensação que havia ali muita e boa matéria prima para desenvolver. Aparentemente, o Chelsea esteve atento já que contratou dois dos melhores jogadores da prova (Oriol Romeu (Espanha) e Davila (México) , enquanto que o Dinamo Kiev garantiu Dudu (Brasil) por 5 milhões de euros. Recorde-se também que o Porto garantiu os dois laterais do Brasil que também estiveram presentes nesse mundial (Alexsandro - titular em apenas um jogo devido a lesão - e Danilo). Repito, quanto a mim, os clubes portugueses deveriam estar mais atentos a este tipo de competição. Naturalmente que é um risco contratar miudos mas só assim é possível ombrear com os colossos europeus. Numa fase mais avançada, é impossível um clube médio ter argumentos financeiros.

Sem comentários: