sábado, agosto 06, 2011

TRÊS NOMES A RETER




Candidatos. Para quem tivesse dúvidas do valor desta equipa do Dortmund, ontem, frente ao Hamburgo, ficou provado que esta equipa tem tudo para voltar a fazer uma grande temporada na difícil e sempre exigente Bundesliga. Tal como havia dito o ano passado, acredito que este Dortmund, podendo não ter o melhor plantel, individualmente falando, tem, para já, a melhor equipa. Por conseguinte, a ver vamos o que a incógnita Bayern de Munique tem para oferecer este ano já que, deste lado, não há dúvidas: o Dortmund é um fortíssimo candidato ao título.

Sem o lesionado Barrios na frente de ataque e sem o turco Sahin, recentemente contratado pelo Real Madrid, o técnico Jurgen Klopp lançou o habitual 4x2x3x1, muitas vezes transformado em 4x4x2 já que Gotze e GroBkreutz assumiam as alas, ao passo que Kagawa juntava-se ao avançado Lewandowski na frente de ataque.

Três nomes a reter...

Algures na temporada passada já tinha referido a extraordinária qualidade de Shinji Kagawa. Salvo as devidas distâncias, este japonês faz, de certa forma, o papel que Messi executa no Barcelona. Ora aparece recuado no terreno para pedir bola e ligar o meio-campo ao ataque, ora aparece em posições de finalização em virtude da sua mobilidade e capacidade em explorar os espaços vazios nas costas dos defesas contrários. É um talento e é claramente um dos grandes jogadores a seguir com atenção na Bundesliga.
Se Kagawa não foi uma surpresa, já o alemão Gundogan de 20 anos e recentemente contratado ao Nuremberga deixou-me com água na boca. É o substituto natural de Sahin e, na estreia, mostrou-se pouco importado com tamanha responsabilidade. Jogador adulto, de processos simples, tem uma incrível capacidade em aparecer na frente com a mesma vontade e determinação que ajuda atrás. Vou estar atento a este miudo porque pareceu-me um tremendo jogador.
Como terceira unidade a ter em conta neste Dortmund, claramente Mario Gotze. Com 19 anos, já é um titular indiscutível desta equipa e o jogo de ontem explicou porquê. Rápido, forte no um-para-um, culto tacticamente, excelente nas diagonais e na forma como procura a tabela fácil com os seus companheiros de ataque, tem tudo para dar o salto no final desta temporada. Para seguir com muita atenção, nomeadamente na champions league.

A menos que haja alguma surpresa de última hora, Dortmund e Bayern vão lutar, este ano, pelo título alemão. Não acredito no Hamburgo e creio que Leverkusen, Estugarda ou Schalke 04 não têm os mesmos argumentos. Cá estaremos para ver!

Sem comentários: