domingo, agosto 21, 2011

SOUBE A POUCO


 

Portugal sucumbiu no prolongamento mas saíu deste campeonato do Mundo com uma imagem digna de um campeão. Ainda que com enormes limitações ao longo deste campeonato e particularmente deste jogo, acabou por saber a pouco já que o golo de Nélson Oliveira fez-nos realmente sonhar. Foi pena mas, verdade seja dita, a vitória do Brasil acaba por ser justa já que foi mais equipa num maior espaço de tempo.

Sem querer apontar o dedo ao seleccionador, gostaria de deixar alguns reparos àquelas que foram as opções de Ilído para este jogo. Quanto a mim, foi um erro tremendo ter colocado Pelé como lateral direito após a lesão de Cedric. Para além de ter perdido um bom trinco, Portugal criou a si próprio um problema na direita já que Pelé não é rápido e já tinha amarelo. Ora, como se não bastasse, pela frente tinha Dudu, o jogador mais rápido do ataque brasileiro. Bem sei que as limitações eram imensas mas, no meu entender, faria mais sentido colocar lá Júlio Alves, por exemplo.

O segundo reparo diz respeito à manutenção em campo de Sérgio Oliveira e Nélson Oliveira. Bem sei que são, provavelmente, os dois melhores atacantes que temos mas ambos estavam de rastos e sem as mínimas condições para continuar em campo. Não compreendi a saída de Alex, um jogador que aparentava melhor condição física que o médio do Porto. Quanto a Nélson, fez um jogo enorme e um campeonato fantástico mas deveria ter saído. Baldé daria, certamente, conta do assunto.

De resto, uma postura brilhante da defesa portuguesa e um dia menos feliz de Mika que, seguramente, não manchou aquilo que de bom fez no Mundial. Concordo com a Fifa, quanto a mim foi o melhor guarda-redes da prova.

Se tivesse de fazer um onze do Mundial, seria qualquer coisa como isto:

Mika (Portugal)
Cédric (Portugal)
Nuno Reis (Portugal)
Koulibaly (França)
Quinones (Colômbia)
Danilo (Portugal)
Jorge Enriquez (México)
Carlos Luque (Argentina)
Oscar (Brasil)
Nélson Oliveira (Portugal)
Henrique (Brasil)

Outros nomes:

- Nestor Araujo, Diego Reyes, Ulises Davila (México)
- Pedro Franco, Luis Muriel, James Rodriguez  (Colômbia)
- Ahmed Musa (Nigéria)
- Nego, Grenier, Griezmann, Lacazette (França)
- Oriol Romeu, Isco, Cristian Tello (Espanha)

Sem comentários: