quarta-feira, agosto 10, 2011

MUNDIAL SUB-20: OITAVOS SEM SURPRESAS




Sem surpresas, México, Portugal, Argentina e Colômbia confirmaram o seu estatuto de favoritos nos oitavos-de-final e carimbaram o passaporte para os quartos desta bonita e sempre interessante competição. Ainda assim, todas elas tiveram enormes dificuldades nos seus jogos. A Colômbia apenas garantiu a vitória frente à Costa Rica nos descontos e de grande penalidade; O México aos 80 minutos sofreu o 1-0 mas acabou por igualar a partida e eliminar os Camarões nas grandes penalidades; a Argentina sofreu muito e só de penalty marcou ao Egipto (2-1); relativamente a Portugal, apenas conseguiu vencer pela mínima frente à modesta Guatemala.  

Atenção a Carlos Luque

Portugal vai defrontar a Argentina nos quartos-de-final da prova. Apesar de desconfiar muito do valor da nossa selecção, acredito que temos algumas hipóteses de seguir em frente já que, no meu entender, esta Argentina está longe de ser uma daquelas selecções demolidoras ou de enorme potencial, tal como estamos habituados ao longo dos tempos. Favoritos sim mas, mesmo com tantas limitações ao nível do plantel, não dou a eliminatória como resolvida a favor dos sul-americanos. 

Ainda a respeito da nossa selecção, vejo algum potencial em Sérgio e Nélson Oliveira, os centrais e o guarda-redes também me parecem interessantes mas tudo o resto é de uma vulgaridade tremenda. Depois, parece-me que o sistema táctico é muito rudimentar. Jogadores muito iguais e sem o mínimo de criatividade. Ricardo Dias, Pelé, Sérgio Oliveira, Alex, Saná... todos eles parecem-me jogadores muito iguais. Falta alguém que realmente dê profundidade e velocidade ao ataque. Caetano é atrevido mas não me parece um jogador por aí além. Falta mais um extremo de qualidade e alguém que faça a ligação do meio-campo ao ataque. Sérgio Oliveira ainda é aquele jogador que melhor sabe fazer isso mas não me parece muito bem fisicamente. Apesar de não me parecer nada do outro mundo, acho que, a par de Nélson Oliveira, o jovem Cédric ainda tem sido aquele que melhor rendimento tem tido neste campeonato. Pouco, muito pouco para quem quer ir longe nesta prova. 

Olhando para o próximo rival, a Argentina não tem um grande colectivo mas tem, efectivamente, jogadores que podem fazer a diferença. À cabeça, Erik Lamela, o "10" da equipa e o grande motor da mesma. Belo pé esquerdo, boa técnica e boa qualidade de passe fazem do novo reforço da Roma uma ameaça. Depois, o jovem Iturbe é um excelente jogador e também costuma causar desequilibrios. Normalmente costuma entrar no início da segunda parte. Uma das grandes sensações desta equipa e, para mim, o jogador que mais me tem surpreendido neste Mundial é Carlos Luque, número "20" da Argentina. Joga como extremo esquerdo e faz-me lembrar Di Maria. Por vezes algo individualista, a verdade é que este jovem não tem medo e vai "para cima" dos adversários com um atrevimento e um à-vontade impressionante. Rápido, bom pé esquerdo, é, quanto a mim, o jogador do momento nesta selecção. Cédric terá de estar muito bem para o parar.  

Jogos de hoje... 

Para os encontros de logo, acredito que Nigéria, Espanha e Brasil seguirão, com maior ou menor dificuldade, para a próxima fase. Quanto a mim, o grande jogo desta noite será entre franceses e equatorianos. Apesar do ligeiro favoritismo dos gauleses, acredito que a primeira grande surpresa deste mundial virá deste jogo. O Equador seguirá em frente, digo eu.

2 comentários:

Miguel Carvalho disse...

Rocha o Luque para mim já ganhou o prémio de melhor jogador do Torneio!! Faz lembrar o Futre!! Sabes que sou suspeito porque canhoto é canhoto!! Simplesmente genial também gostei do Ibraim do Egipto!! Mas penso que portugal tem equipa para passar!!
Abraço

Unknown disse...

Sim, esse Luque tem sido o jogador que mais me tem impressionado. Ainda é cedo para dizer que é o melhor jogador do torneio e para receber esse prémio terá de passar primeiro por Portugal, algo que espero que não aconteça.
Também gostei do Ibraim do Egipto - e também do número 12, o extremo direito -.
Grande abraço amigo!!