terça-feira, outubro 11, 2011

DINAMARCA SUPERIOR




Vitória justa da Dinamarca frente a uma selecção portuguesa apática e muito longe daquilo que pode e deve fazer. Efectivamente, os números não traduzem minimamente aquilo que se passou no terreno de jogo. Os dinamarqueses foram sempre superiores, foram mais equipa e apresentaram níveis físicos e mentais bem mais expressivos. Mais do que falar da má imagem portuguesa, primeiramente é justo salientar o grande jogo dos nórdicos. Ainda nesse particular, saliência para dois jogadores: Bendtner, avançado possante que, mais uma vez, teve muita influência no ataque e causou muitas dores de cabeça (não só pelo ar mas também pelo chão) aos centrais lusos e Cristian Eriksen, quanto a mim, o melhor jogador desta selecção da Dinamarca. Um jovem talento, jogador do Ajax, que faz da sua capacidade técnica e inteligência na forma como, sendo médio ofensivo, cai com facilidade nas alas para explorar as costas dos laterais, as suas principais armas. Foi, sem dúvida, a grande figura deste jogo e um autêntico tormento para uma série de jogadores, tal era a sua mobilidade no campo.


Por muitos elogios que possa merecer esta selecção dinamarquesa, continuo plenamente convicto que Portugal é superior ao seu adversário. Como tal, mesmo jogando num terreno adverso, Portugal tinha obrigação de fazer muito melhor e de lograr um resultado bem mais de acordo com o ranking que neste momento ocupa. As ausências de Pepe, Bosingwa e Coentrão não deveriam explicar tudo mas a verdade é que são jogadores de enorme qualidade e num patamar muito acima daqueles que hoje os substituiram. Eliseu e João Pereira mostraram nestes dois últimos jogos as suas virtudes e os seus defeitos: úteis a atacar já que ambos são rápidos e dotados de alguma qualidade técnica mas muito fracos a defender. Ora, sabendo que a primeira função de um lateral é precisamente o posicionamento defensivo, estamos conversados quanto à valia de ambos para jogos "a doer". Já no centro da defesa, continuo a achar Rolando um central interessante mas muito "protegido" pela qualidade da equipa que serve actualmente. Não foi obviamente só por ele que a selecção descambou hoje mas, sejamos sinceros, com Pepe teria eventualmente sido outra coisa.

É difícil falar sobre algo positivo que a selecção nacional fez neste jogo. Duas ou três grandes defesas de Patricio e o golão de Ronaldo foram miragens no meio de um deserto de ideias. O meio-campo não funcionou (Moutinho foi engolido pelo meio-campo nórdico; Martins apareceu a espaços na segunda parte mas foi sempre muito lento nas transições) e a ligação entre os alas e o ponta-de-lança foi praticamente inexistente. Somente através de algumas jogadas individuais (mais Nani do que Ronaldo) é que Portugal arranhou Sorensen. Muito pouco para quem jogava tanto neste jogo. Sobre Postiga, não me vou pronunciar porque já todos sabem a minha opinião. Ainda assim, há que dizer também não teve muita bola e encontrou pela frente um grande central: Kjaer.

Importa dizer que nada está perdido. Os jogadores que hoje deixaram uma péssima imagem também já mostraram capacidade para golear os melhores do mundo. Selecções como a Rep. Irlanda ou Bósnia não serão "pêras-doces" mas também temos uma Estónia ou um Montenegro francamente acessíveis. Mesmo assim, venha quem vier, acho que temos todas as condições para seguir em frente. Tenho para mim que com Bosingwa, Pepe, Coentrão e Almeida será um bocadinho mais fácil. Espero que Bento também tenha isso em consideração, particularmente em relação ao primeiro nome.

Sem comentários: