quarta-feira, outubro 12, 2011

RODRIGO + NÉLSON



O Benfica desloca-se esta sexta-feira a Portimão para um encontro relativo à 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Já o tinha referido noutros anos aqui no blog e este não é diferente: para mim as equipas de top devem concentrar os seus melhores jogadores para as competições realmente importantes, tipo campeonato nacional ou liga dos campeões. Como tal, estou 100% de acordo com a abordagem que, por exemplo, Alex Ferguson ou Wenger fazem nas taças do seu país: rotatividade quase que absoluta do seu plantel. Até às meias-finais, os jogadores de segunda linha das melhores equipas portuguesas têm, com mais ou menos ritmo de jogo, com maior ou menor entrosamento, obrigação de dar conta do recado. Como tal, não se trata de abdicar do que quer que seja, trata-se sim de mostrar outros jogadores, eventualmente potenciá-los (às vezes num simples jogo aparece um jogador em grande, o que lhe poderá permitir entrar mais vezes no onze habitual) e, numa perspectiva da equipa técnica, mostrar ao plantel que todos são úteis e todos são merecedores de oportunidades.

Pelo exposto, o meu onze para Portimão seria mais ou menos assim:

Eduardo - guarda-redes de selecção. Honesto e trabalhador. Certamente dará conta do recado.

Rúben Amorim - o sucessor natural de Maxi e um jogador que aprendi a gostar. Espero que Jesus aposte mais nele nesta posição, nomeadamente nas competições europeias (tal como fazia há dois anos atrás).

Luisão - simplesmente porque não confio em Jardel.

Miguel Vitor - um jogador muito competente e, em certas coisas, muito similar a Garay.

Capdevila - só faltava agora a Jesus colocar Luis Martins a titular para a humilhação ser total.

Matic - jogador que ainda não faz na perfeição aquilo que Jesus pretende naquela posição mas, ainda assim, tem valor para evoluir e fazer-se um bom médio defensivo. Confiança total nas capacidades deste atleta.

Nolito - não havendo Enzo e precisando o Benfica de um extremo direito e não um interior, a escolha terá que cair em Nolito. Prefiro ver o espanhol à esquerda mas, em todo o caso, é um jogador trabalhador e com capacidade para assumir as despesas naquele flanco.

Aimar - porque o futebol ganha outra dimensão se o Pablo estiver em campo. David Simão parece estar tocado e, assim sendo, avançaria com Aimar para o onze. E até porque não jogou muito nestes últimos tempos, a condição física não será problema.

Bruno César - a dar soluções mais interiores e a ajudar Aimar na construção do ataque encarnado.

Dupla de ataque: Rodrigo e Nélson Oliveira

Deposito muitas esperanças nestes dois jogadores. Ambos têm brilhado nas respectivas selecções nacionais mas ainda não tiveram oportunidade de jogar muito pelo Benfica. Diria mesmo que se não jogarem neste jogo, dificilmente Jesus apostará neles noutras ocasiões. Até porque o terreno é relativamente curto, é o campo ideal para lançar estes dois miudos. Ah, e com Aimar em campo, tenho a convicção que ambos vão aparecer algumas vezes na cara do guarda-redes algarvio para facturar. Acima de tudo, espero que Jesus pense neles. Se assim não for, acho que o melhor para ambos é sairem em Janeiro para jogar.

Sem comentários: