segunda-feira, outubro 31, 2011

NOTAS DO FIM-DE-SEMANA



Por Cá...

- Vitória sofrida do Benfica frente a um adversário que, francamente, é dos mais fracos da liga. Como venho dizendo, esta equipa ainda não me impressionou em termos ofensivos. Está mais pragmática e mais compacta a defender mas menos entusiasmante a atacar. Comparativamente à temporada passada, falta Sálvio e a dupla Coentrão-Gaitán à esquerda. Ainda assim, aquilo que o Benfica não tinha o ano passado, este ano tem claramente: guarda-redes de qualidade, um central de classe ao lado de Luisão, um médio box-to-box que dá outra consistência ao meio-campo (Witsel) e um maior número de soluções que permite a Jesus fazer uma melhor gestão do plantel.
Uma última nota sobre o golo do Olhanense. Permissividade total de Emerson à esquerda a permitir o cruzamento e a falta de sentido posicional  e incapacidade do uruguaio Maxi Pereira em parar jogadores rápidos no seu flanco. Creio que não é preciso dizer mais nada. (E atenção que vem aí Capel e, possivelmente, Carrillo).

- Vitória tranquila do FC Porto que, em crise, conseguiu marcar 8 golos e não sofrer nenhum nos últimos dois jogos. A exigência neste clube é tal que, um simples empate com Benfica e uma derrota no Zenit serve para colocar tudo em causa. Sim, o Porto não está tão forte como na época passada, não tem Falcao, Moutinho e Guarin não estão no seu melhor momento mas esta equipa continua a ser muito forte e claramente candidata ao título. E, muita atenção: o Porto tem James, possivelmente, o jogador mais excitante deste campeonato.

- Não tivemos o melhor Sporting da temporada mas a vitória, apesar de sofrida, foi indiscutível. E é isto, esta equipa já tem a capacidade para ganhar mesmo não fazendo uma grande exibição. Schaars continua a crescer no meio-campo e Rinaudo e Elias dão outro equilibrio à equipa em situações defensivas. Há ainda, no meu entender, algumas coisas que precisam de ser corrigidas. Em primeiro lugar, João Pereira e Insua sobem muito mas não são bem protegidos a defender. Capel e Matias ou Carrillo não são propriamente especialistas a defender e Rinaudo, em virtude de pressionar muito alto, permite algumas possibilidades aos adversários caso as transições ofensivas consigam ultrapassar a primeira barreira de pressão (a tal em que Rinaudo é protagonista). Viu-se isso no jogo de ontem e, contra equipas mais fortes, poderá ser um problema. Ora, o Benfica aponta para as transições rápidas o seu ponto mais forte.
Outro aspecto que não é perfeito diz respeito ao treinador Domingos e à sua dificuldade em ler o jogo. Acho que o técnico leonino não é propriamente um especialista na arte de fazer substituições. Ainda ontem se viu Domingos tirar Capel numa fase em que o espanhol era só o melhor jogador em campo. 

Por essa Europa fora...

- Não vi o Inter frente à Juventus mas, sinceramente, não me surpreendeu mais um desaire dos de Ranieri. Vi o jogo deles frente à Atalanta e achei absolutamente horrível a forma como a equipa actuou. Sem ligação de sectores, jogadores muito lentos a soltar a bola e uma falta de criatividade tremenda. Apareceu Zarate como o único jogador capaz de mexer com o jogo mas rapidamente o técnico o tirou do terreno de jogo já que, para Ranieri, o não-futebol é mais de acordo com a sua maneira de ver, estar e pensar futebol. Não acredito minimamente neste Inter.

- Não sou fã de Mancini mas acho que o City tem, finalmente, condições para lutar pelo título. Não é a melhor equipa do campeonato (para mim continua a ser o United) mas, em todo o caso, é a equipa com mais soluções e mais qualidade em quantidade. Tem sido a equipa mais regular até ao momento e, como tal, merece estar em primeiro.

- É incrível a facilidade que o Bayern tem para atacar e para marcar golos. Não são os mais fortes candidatos a ganhar a champions mas estão na segunda linha de potenciais vencedores. Se não apanharem Real ou Barcelona cedo, creio que, no mínimo, poderão chegar às meias-finais da prova. E olho para Gomez, um avançado tremendo e que vive um grande momento de forma.

- Por Espanha, nota-se que o Real está mais forte e mais perto do Barcelona. Gostei de ver Coentrão de volta ao lado esquerdo, posição onde, é notório, rende mais. Já agora, peço à Sporttv o favor de não voltar a colocar Diamantino como comentador dos jogos dos merengues. É incrível a forma fanática e ridícula com que ele respira Madrid.

Sem comentários: