domingo, fevereiro 19, 2006

AF Leiria: Santo Amaro vulgariza Maceirinha




MACEIRINHA 0-1 SANTO AMARO
(Fernando)

Que grande jogo, que grande exibição do Santo Amaro, a mostrar que, de facto, tem uma boa equipa, bons jogadores, pese embora o mau campeonato que efectivamente está a efectuar.
A equipa da Maceirinha, uma das melhores do campeonato, foi claramente surpreendida por um Santo Amaro muito empreendedor, com muita vontade e união, algo que vinha faltando à equipa, principalmente nos últimos tempos. A vitória pela margem mínima foi justíssima e, se analisarmos bem o jogo, o resultado até foi curto para os visitantes já que, durante os 90 minutos, dispuseram de inumeras situações de golo, muitas delas praticamente "na cara" do guarda-redes contrário.
Analisando mais concretamente a partida, tivemos um primeiro tempo muito equilibrado com as duas equipas, embora de forma diferente, a procurar o golo. A equipa da casa jogava um futebol bastante directo onde os médios e até os proprios defesas procuravam o avançado Marco Alves, um jogador alto, forte fisicamente e com bom jogo aéreo. Outra das soluções da equipa visitada passava pelas jogadas individuais do extremo esquerdo "Peugeot".
Relativamente ao Santo Amaro, procurou jogar mais pelas alas, explorando os espaços deixados atrás pela Maceirinha. André, Fernando e o avançado Bruno Vieira foram sempre boas referências no ataque.
O jogo começou praticamente com uma excelente ocasião de golo para o Santo Amaro. Rocha, na conversão de um livre, obrigou o guarda-redes da Maceirinha a uma excelente defesa. A resposta da Maceirinha foi imediata. Peugeot, numa excelente jogada individual, rematou colocado levando a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza de Pedro. Foi, sem dúvida, a melhor ocasião dos visitados em todo o encontro.
O Sto Amaro mostrou sempre uma excelente organização defensiva e, não se limitando a defender, procurou também o golo. À passagem dos 20 minutos, a equipa da Ortigosa chegou ao golo. Bruno Vieira foi bem lançado na direita do ataque, tirou um excelente cruzamento e Fernando, de cabeça ao segundo poste, empurrou a "redondinha" para o fundo das redes. Estava feito o primeiro da partida.
Esperava-se uma natural reacção dos da casa. O que é certo é que quem continuou a mandar no jogo foi o Santo Amaro que, ainda na primeira parte, dispôs de mais duas claríssimas ocasiões de golo. Primeiro foi Rocha a desperdiçar enviando a bola à trave após excelente jogada de André pela direita e um bom trabalho do ponta de lança Vieira na área que arrastou os defesas para o primeiro poste permitindo a Rocha aparecer sozinho na marca da grande penalidade. Poucos minutos depois foi a vez do próprio Bruno Vieira falhar na "cara" do guarda-redes permitindo ao mesmo uma boa intervenção.
Ao intervalo, o Santo Amaro vencia pela margem mínima e até podia ter saído para os balneários com um resultado bem mais confortável.
Na etapa complementar, a reacção da Maceirinha fez-se sentir. A equipa da casa entrou mais expedita e com vontade de, como é natural, dar outro rumo aos acontecimentos. Ora, apesar de ter recuado um pouco no terreno, não se pense que o Santo Amaro caíu completamente e foi dominado pelo adversário. Muito pelo contrário. Os visitantes souberam efectivamente defender o resultado, o que também faz parte do jogo, as linhas recuaram tornando a equipa mais compacta mas, ainda assim, a Ortigosa deixou sempre três unidades de cariz ofensivo, na circunstância, André, Fernando e Bruno Vieira que foram sempre quebra-cabeças para a defesa da Maceirinha.
Apesar de ter mais posse de bola, a Maceirinha raramente incomodou o guarda-redes Pedro Silvestre. Foram muitas as bolas bombeadas para a área do Santo Amaro mas, na realidade, só por duas vezes o perigo rondou a baliza de Pedro. Primeiro, num livre lateral, onde um cabeceamento de um homem da Maceira levou a bola a embater na trave e, já na parte final, de destacar mais uma boa ocasião desperdiçada por Rui Guerreiro.
Quanto ao Santo Amaro, na segunda parte podia mesmo ter resolvido a questão mais cedo não fosse a inoperância dos atacantes azuis. Fernando e Bruno Vieira, foram os mais perdulários da tarde, tendo inclusivé esbanjado oportunidades de 1 para 1 contra o guarda-redes adversário.
A verdade é que o Sto Amaro conseguiu mesmo triunfar fruto da grande atitude, entrega, dedicação e empenho de todos os jogadores, sem excepção. A prova disso mesmo foi o facto do técnico da Ortigosa não ter efectuado alterações neste jogo.
Para terminar, gostaria apenas de referir que, apesar da vitória não trazer nada de significativo para o Santo Amaro a nível classificativo, a verdade é que este grande triunfo provou que, efectivamente, há muitos bons valores na Ortigosa e há muito mais qualidade do que àquela que a tabela sugere. O clube já merecia uma "prenda" destas e, como tal, está de parabéns!

FICHA DE JOGO:

MACEIRINHA: Celso, Diogo(saíu 41min.), Márcio, Nélio, Marco Alves, Jorge, Nelson Ramos(saiu 68min.) Renato, Paulo, Saúl(saíu 45min.), Rui Guerreiro.
Suplentes: João Pedro, Bruno(entrou 68min.), Marco, João Manso, Paulo(entrou 41min.), Nuno (entrou 65min.), e Carlos.

Treinador: Paulo Alexandre


SANTO AMARO: Pedro, Marco Moreira, Portugal, Marinho, Ismael, Tiks, Pedro Dinis (cap), Bruno Rocha, André, Fernando e Bruno Vieira;

Treinador: Tiquinho

Ao intervalo: 0-1

Resultado Final: 0-1

Marcador: Fernando

1 comentário:

Anónimo disse...

grande jogo hehe!! somos os maiores!!!!