terça-feira, maio 19, 2009

BENFICA EM BRAGA

Duas notas muito rápidas depois de ter visto o Benfica actuar em Braga. Caso não se recordem, Di Maria foi um dos jogadores que registei no meu bloco de notas como um jovem com potencial, isto depois de o ter visto actuar pela selecção argentina no Mundial de sub-20. Dei-o a conhecer aqui no blog na devida altura e, nesse mesmo momento, apresentei-o como um falso avançado que também podia jogar nas alas (começou o mundial no banco mas beneficiou da lesão de Zarate no primeiro jogo, passando a jogar ao lado de Aguero no centro do ataque). Ora bem, Di Maria actuou em Braga como "vagabundo" e deu-se muito bem. Aliás, também já o tinha demonstrado o ano passado em Alvalade nessa mesma posição. Lembram-se de Geovanni? Continuo na minha: Di Maria é um jovem com um tremendo potencial. Se o perceberem e lhe derem tempo, estamos perante um jogador com um bom futuro. Rende mais na esquerda do que na direita mas talvez seja ali, no centro e com liberdade para cair nos flancos, a sua melhor posição.

É uma pena que uma equipa destas tenha tido um treinador tão fraquinho. Uma pessoa competente não queimava Oscar Cardozo como Quique Flores o fez. Não quero sequer imaginar o que teria feito Cardozo com o dobro dos minutos nas pernas e ao lado de David Suazo na frente de ataque. Um erro capital.
Outro erro foi a continua aposta em Rúben Amorim no lado direito do ataque. Já se viu que o ex-Belenenses rende mais no meio (apesar de achar que para essa posição à melhores soluções no actual plantel). Mas o mais incrível é que tinhamos, neste plantel, soluções capazes para desempenhar essa função. Nunca vi David Suazo jogar lá e só agora vejo o jovem URRETA ganhar alguns minutos. Pois bem, o Urreta que tenho visto ultimamente e aquele que vi no Campeonato sul-americano de sub-20 deixou-me com a sensação de que está ali um miudo com grande qualidade. É uma pena que tenha sido completamente colocado de lado por Quique em toda a temporada.

Isto de queimar jovens jogadores tem de acabar. O Porto, por exemplo, empresta-os para depois, mais tarde, vingarem no clube. Temos o exemplo claro de Fernando. No Benfica, quando se empresta, é a clubes estrangeiros. Ou seja, longe das vistas de dirigentes e adeptos. É mau para o jogador porque não evolui no campeonato português. Alguém sabe o que fez Freddy Adu no Mónaco? E Fábio Coentrão no Zaragoça? Pois, eu também não.

PS: Moreira deu nas vistas e Quim é um guarda-redes seguro e de selecção. Não percebo o porquê dos dirigentes quererem gastar dinheiro num guarda-redes estrangeiro. Para isso, comprem um jovem português com potencial e barato ou então aproveitem o dos júniores porque se chegou até ali é porque tem algum potencial.

Sem comentários: