quinta-feira, maio 14, 2009

ONZE DO ANO

E pronto, mais um campeonato que chega ao fim. Infelizmente, este ano não houve grande emoção já que até o segundo lugar ficou definido muito antes do terminus da liga. Sendo tempo de balancetes - e eu gosto destas coisas -, aqui fica o meu onze do ano: (nos próximos dias deixarei o meu onze revelação da europa e mais tarde o meu onze do ano)

ONZE DO ANO:

- Beto (Leixões) - Uma enorme primeira volta.

- João Pereira (Braga) - Não gosto muito dele mas reconheço que esta temporada primou pela regularidade.

- Rolando (Porto) - Seguro, sem inventar muito, formou uma boa dupla com Bruno Alves. O facto de ter sido chamado à selecção mediante uma fortíssima concorrência diz bem da sua temporada.

- Bruno Alves (Porto) - Marcou golos de livre, de cabeça e revelou-se muito forte na marcação. Dá pau com fartura mas, no essencial, cumpre.

- Evaldo (Braga) - Um belo lateral. Não é aquele típico brasileiro que só sabe atacar. Nem nada que se pareça. Ataca quando é preciso, cruza relativamente bem e é seguro a defender.

- João Moutinho (Sporting) - Nada a dizer. É de uma regularidade incrível. Só é pena não ter meia-distância, algo que é um requisito necessário para se ser médio de top mundial.

- Raúl Meireles (Porto) - Uma temporada tremenda. Um pulmão impressionante, um jogador que sabe destruir e construir. No abaixamento de forma de Lucho, apareceu para dar "o corpo às balas".

- Cristian Rodriguez (Porto) - Começou mal a temporada mas aos poucos foi ganhando confiança no seio do dragão. Com o passar do tempo, confirmou aquilo que já havia confirmado no Benfica: é um jovem com muito talento. Foi fundamental na estrutura de Jesualdo. E atenção que a concorrência não era nada de se lhe deitar fora.

- Hulk (Porto) - Peço desculpa mas sobre este animal não tenho quaisquer comentários a fazer.

- Liedson (Sporting) - É incrível como é que há jogadores que por meia-dúzia de pormenores num europeu de sub-20 ou num campeonato menos competitivo têm logo uma oportunidade no Real Madrid ou num Chelsea. Outros, como Liedson, dão, ano após ano, provas da sua categoria e nunca tiveram uma oportunidade nesses colossos europeus. Seguramente que já não a terá. Mas merecia...

- Lisandro (Porto) - É verdade que não marcou tantos golos como na época passada mas, mesmo assim, chegou para estar nesta lista. Aquilo que Lisandro fez, por exemplo, em Madrid ou Manchester diz bem do seu valor. Este é daqueles que renderia aqui, no México ou na China.

ONZE REVELAÇÃO:

- Beto (Leixões)
- Andrezinho (Guimarães)
- Daniel Carriço (Sporting)
- Miguel Vitor (Benfica)
- Cissokho (Porto)
- Fernando (Porto)
- Rúben Micael (Nacional)
- Jardel (Estrela Amadora)
- Silvestre Varela (Estrela Amadora)
- Nené (Nacional)
- Braga (Leixões)

Sem comentários: