quarta-feira, maio 13, 2009

DOSSIER BENFICA

Há muito tempo que não falo sobre o Benfica no blog. Tem a ver com uma série de factores. Em primeiro lugar, feliz ou infelizmente, não tenho visto os jogos. Depois, vendo ou não as partidas, me parece que o actual Benfica tem muito pouco para se analisar. A equipa consegue apresentar um futebol pior do que aquele que mostrou frente a Feyenoord e Inter de Milão na pré-época, algo que é, no mínimo, preocupante.

Sobre Quique, creio que não há muito mais a dizer. O melhor elogio que posso dar a este espanhol é que não o trocaria por Scolari. Fazendo votos que o brasileiro não volte a Portugal tão depressa, espero que o "senhor floreados" volte depressa a Espanha e, já agora, ao Bétis de Sevilha (private joke). Acho engraçado como é que se pode dizer que foi feito um trabalho invisível quando, ao fim de 10 meses, não se viu evolução em rigorosamente nada. Não há trabalho ao nível da pressão, da posse de bola, das movimentações dos avançados e extremos, do rigor defensivo e nem sequer da preparação física, algo que era reconhecido ao preparador físico do espanhol. O único ponto em que vislumbramos evolução diz respeito à tabela classificativa. Até agora o Benfica conseguiu subir um lugar, comparativamente ao ano passado. Ora, se tivermos em linha de conta que o Guimarães piorou bastante e que o Benfica melhorou o seu plantel de uma forma substancial, estamos conversados também a este respeito.

OS MAIORES ERROS DE QUIQUE:

- Léo. Queimou o melhor lateral esquerdo que passou por Portugal nestes últimos anos. Mais do que isso, acreditou que o irmão de um dos filhos do Scolari pudesse fazer o lugar sem problemas;

- Nélson e Luis Filipe. Vendeu um, dispensou o outro e não quis ninguém que competisse com Maxi Pereira, um lateral que, a meu ver, é uma boa segunda opção. Teve a felicidade do uruguaio fazer uma época regular mas, ainda assim, deveria ter pedido alguém que competisse com ele. Um clube como o Benfica não pode ter um lateral esquerdo e um lateral direito no plantel;

- David Luiz. Não compreendo como é que Quique desperdiçou aquele que é um dos melhores centrais do plantel. Cumpriu à esquerda mas não é esse o seu lugar.

- Rúben Amorim. Jogou grande parte da época a médio direito. É um jogador lento e sem rotinas nesse lugar. Um clamoroso erro.

- Aimar. Continuo a achar que o argentino é um talento e pode dar muito ao Benfica. Infelizmente, Quique utilizou-o como médio esquerdo e como falso avançado. Gostaria de o ver como Lucho joga no Porto, ou seja, a pegar no jogo e, de trás para a frente, a fazer jogar a equipa. Mal aproveitado.

- Suazo. Mais um que foi mal aproveitado. Muito sozinho na frente. Com outro avançado ao lado e com um sistema de jogo mais arrojado, tenho a certeza que o Nené tinha concorrência na luta pelos melhores marcadores.

- Cardozo. Inacreditável a forma como Quique maltratou o paraguaio. Felizmente para o tacuara, não desanimou e conseguiu, neste final de época, mostrar o seu valor. Só um pormenor: só conseguiu mostrar serviço devido às lesões de Aimar, Suazo e Nuno Gomes. Caso contrário ainda hoje andava a passear no banco.

- Sistema táctico. O 4-2-3-1 foi o sistema mais utilizado. Todos os sistemas são bons quando são trabalhados. No Benfica, muitos esquemas poderiam encaixar. Jogar com alas, jogar com dois avançados, jogar em losango. Enfim, havia qualidade no plantel para muita coisa. É triste que não se tenha exprimido o melhor destes jogadores. Faço ideia o que faria Jesualdo com Reyes e Suazo, por exemplo.

- Situações pouco claras: o caso dos guarda-redes; o caso Petit; o caso Mantorras; o caso Diamantino-Chalana; o caso Balboa; os problemas com Sidnei;

Poderia estar aqui muito mais tempo a analisar os muitos erros de Quique mas não me vou alongar mais até porque, espero, o ciclo do mesmo acabou. Não sou apologista da chicotada psicológica mas acho, muito honestamente, que não há volta a dar. O espanhol não tem capacidade para trabalhar uma equipa como o Benfica. Em primeiro lugar, não acredita que o plantel seja capaz de ombrear com o Porto. Depois, não conhece o futebol português. E finalmente, não tem curriculum nem mentalidade para trabalhar equipas que entrem em todos os campos para vencer.

Quanto ao futuro, espero que o treinador seja português. Estou farto de treinadores estrangeiros. Humberto Coelho ou Fernando Santos seriam as minhas escolhas mas também vejo com bons olhos a contratação de Jorge Jesus. Aguardemos pelos próximos capítulos da novela Quique...

7 comentários:

Anónimo disse...

A mim por acaso dá-me um certo gozo ver um benfiquista a falar assim é sinal que estão atrás do meu sporting!!!!!! Mas vá lá não desanimes.....para o ano é que é!
desde que não vão buscar o Paulo Bento tá-se bem::::lol lol lol lol

Anónimo disse...

A mim por acaso dá-me um certo gozo ver um benfiquista a falar assim é sinal que estão atrás do meu sporting!!!!!! Mas vá lá não desanimes.....para o ano é que é!
desde que não vão buscar o Paulo Bento tá-se bem::::lol lol lol lol

Nelson Soares disse...

fui eu

Faustino disse...

Nestes ultimos anos nao temos sido os melhores...

mas ninguem nos tira a grandiosidade!!

Mesmo nao ganhando...é o Benfica que vende jornais...que alimenta polémicas...

É e será o Maior...mesmo nao sendo o melhor!!

Abraço


:)

Abraço

G.Seco disse...

concordo com o nelson....!!é bonito de se ver este benfica...!!lol!

Pois continua a vender...e pelo menos nos proximos anos vai continuar.
só que enquanto se fala do benfica(ultimamente só mal) não se fala no sporting...e assim n se destabiliza.

o porto é que se vai rindo...!

Eu disse...

Same as did in Valencia.

Anónimo disse...

Mas alguém tem duvidas que o benfica com o butt, o nelson e o leo nas laterais era campeão?Era certinho!