quarta-feira, maio 20, 2009

ONZE DO ANO

Estes foram, para mim, os 20 melhores jogadores desta temporada:

Van der Saar (Manchester United)
Casillas (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter)
Rio Ferdinand (Man Utd)
Vidic (Man Utd)
Terry (Chelsea)
Evra (Man Utd)
Xavi (Barcelona)
Iniesta (Barcelona)
Gerrard (Liverpool)
Messi (Barcelona)
Ronaldo (Man Utd)
Ribery (Bayern Munique)
Ibrahimovic (Inter)
Eto'o (Barcelona)
Fórlan (Atlético Madrid)
David Villa (Valência)
Rooney (Man Utd)
Dzeko (Wolfsburgo)

Para o onze do ano, Casillas, Terry, Ribery, Fórlan e David Villa ficam desde logo afastados uma vez que não conseguiram ganhar títulos esta temporada.

Nota também para o facto de Kaká e Fernando Torres, dois jogadores que, na época passada, estiveram nos 5 melhores jogadores do Mundo segundo a FIFA, não integrarem a minha lista. Isso deve-se ao abaixamento de forma nesta época, muito por culpa das lesões que contraíram.

Quanto a guarda-redes, apesar de considerar Buffon e Cech os melhores, reconheço que esta temporada não estiveram ao seu melhor nível.

ONZE DO ANO:

GR: Van der Saar (Casillas esteve muito bem mas o holandês ganhou títulos e revelou-se sempre muito seguro em todos os jogos. Apenas lhe detectei uma falha num jogo contra o Liverpool. De resto, esteve impressionante.

DD: Daniel Alves (Maicon fez uma grande temporada mas este Dani Alves é um jogador fantástico e inclusivé superior ao seu compatriota. Com Messi fez uma ala direita de sonho. Que época deste grandíssimo jogador.

DC: Rio Ferdinand (Neste momento, que me perdoe Alessandro Nesta (o melhor central que alguma vez vi jogar), Pepe, Cannavaro, Ricardo Carvalho, John Terry e Puyol mas mora em Old Trafford a melhor dupla de centrais do Mundo.

DC: Vidic (um achado. Um jogador fabuloso. Teve um jogo mau em Liverpool. De resto, foi de uma regularidade incrível. Um dos responsáveis pela excelente temporada do Manchester. Diria até que foi o defesa central do ano.

DE: Patrice Evra (De longe o melhor lateral esquerdo do Mundo. Lahm e Abidal são excelentes jogadores mas como Evra não há. Um touro em ponto pequeno.

MC: Xavi (Pura classe. Não sabe jogar mal. É ele que orienta os ritmos no Barcelona. Aumenta-os quando é preciso e diminui-os quando a equipa precisa de respirar. Raramente falha um passe, tem meia-distância e tanto é bom a defender como a aparecer em zonas de finalização. Além disto tudo, dentro de campo é a correcção em pessoa.

MC: Gerrard (Que me perdoe Andrés Iniesta que é um jogador fabuloso mas a lesão que o apoquentou talvez tenha feito com que perdesse alguns pontos em relação a Gerrard. Além do mais, o inglês esteve imparável em toda a temporada. Um ritmo incrível de um jogador impressionante. Tendo em conta a ausência de Torres durante largos momentos na temporada, foi ele que autenticamente carregou a equipa às costas. Se calhar é, hoje por hoje, o melhor médio centro do mundo.

MAD: Lionel Messi (Não vale a pena dizer muito sobre a "formiguinha". É o melhor do Mundo e o resto é conversa).

MAE: Cristiano Ronaldo (Ribery esteve muito bem esta temporada mas Ronaldo é Ronaldo. Começou mal a temporada mas aos poucos foi fazendo os seus números. Acaba em grande esta época. Ganha títulos, marca golos, dá a marcar, enfim, um jogador fantástico. Pena na selecção ainda não ter conseguido chegar à dimensão que já demonstrou no United.

AC: Ibrahimovic (Sempre que o Inter esteve em apuros apareceu para resolver. Um pouco à imagem de Liedson no Sporting, este é daqueles casos em que se sente que à uma equipa com Zlatan e outra sem ele. E é por isso que o escolho para o meu onze do ano. É que se, por exemplo, Eto'o não jogar no Barcelona, a mossa não é muito grande. Já no Inter...

AC: Edin Dzeko (Coloco este Bósnio à frente de nomes como Eto'o, Rooney, Villa ou Fórlan. E porquê? Porque entendo que fazer o que Dzeko fez num clube da dimensão do Wolfsburgo deve ser mais relevante do que aquilo que os outros fizeram em clubes de top mundial. É óbvio que não foi o único responsável pela espectacular temporada do Wolfsburgo mas foi um dos elementos mais influentes para a proeza que este clube alemão está prestes a conseguir: ser, pela primeira vez, campeão da Alemanha.

CONCORDAM?

7 comentários:

G.Seco disse...

o gerrard e um grande jogador mas eu punha o iniesta!!

o meio campo do barça foi do melhor que eu vi nos ultimos anos!!

futebol espetaculo onde os avançados concluiam as super jogadas do meio campo catalao!

Faustino disse...

caro Amigo Rocha...mais ponto menos ponto acho que a análise esta bem feita. Claro que cada um de nós é um treinador diferente e cada um tem as suas opiniões em relação às opçoes mas nao deve de andar muito ou nada longe da tua análise.

Acho que uma análise aos jogadores que desiludiram esta epoca tambem nao seria mau de todo...

Abraço

Unknown disse...

Seco, foi aí que tive mais dificuldades em decidir. Sou um tremendo fã do Iniesta mas acho que o Gerrard merece este destaque porque foi mais influente no Liverpool do que o Iniesta no Barcelona. Ainda assim, se jogasse com 12 era o espanhol que metia.

Faustino, tentarei também fazer um exercicio desse género nos próximos dias. Obrigado pela sugestão.

Abraços

G.Seco disse...

1º quero só fazer um reparo, o meu comentário n foi uma critica mas apenas uma opiniao pessoal minha:p ok?

pois o iniesta é alta boss...eu acho que teve mais influencia, a maneira como ele e o xavi tratavam a bola era fantástica, mas como ja disse é a minha opinião.

Unknown disse...

Seco, respeito totalmente a tua opinião e é como te digo, fiquei bastante indeciso entre qual dos dois escolher. É certo para toda a gente que o Iniesta e o Xavi fizeram os dois uma grandíssima temporada. Apenas optei pelo Gerrard em detrimento do Ini pelos motivos que te disse anteriormente e mais isto: Iniesta - 4 golos no campeonato e 1 na liga dos campeões ; Gerrard - 16 golos no campeonato e 7 na liga dos campeões.

Não é querer provar que tenho razão até porque é como te digo: qualquer um dos dois fica bem num onze ideal do ano.

Um abraço!!

G.Seco disse...

e assistencias?? sabes? eu n sei:p
mas o gerrard marca penaltys...tambem ajuda!

e a nivel de finalização o gerrard e melhor sem duvida o que volto a dizer ajuda para essa diferença

leaodaparede disse...

Concordo com a maioria das suas opções, com excepção do que diz do Ronaldo.
Cristiano Ronaldo marcará tantos ou mais golos na selecção, desde que a equipa de todos nós,possua jogadores de classe e que sintam o País.
Deco?-onde joga?
Pepe?-Quase protagonista de morte em directo.
Se fosse Português nascido em Lisboa, levava prisão perpétua.Assim, provávelmente vão-lhe entregar a braçadeira de capitão.
Bosingwa?-Mas de onde é que este postal surgiu?
Rui Meireles?-Se jogasse na selecção o que faz no seu clube, os nossos avançados produziam mais e melhor.
Quaresma?- Desde que ingressou no Porto, que vem perdendo qualidades.
Hugo Almeida? - Desculpem mas não quero rir.
Por isso é que o Cristiano não marca na selecção.
Mal comparado é quase como se a Banda dos Bombeiros de Vila Nova de Famalicão,acompanhasse a Madonna num dos seus espectàculos.