quinta-feira, novembro 19, 2009

MISSÃO CUMPRIDA


BÓSNIA 0-1 PORTUGAL
(Meireles)



É caso para dizer... "Missão comprida". Após um longo e desgastante percurso, Portugal conseguiu aquilo que, no fundo, deveria ter garantido alguns meses atrás: a qualificação directa. Apesar de termos apanhado um grupo bastante complicado, tinhamos, pela qualidade dos nossos jogadores, a obrigação de ficar à frente no grupo. Assim não foi e, valha a verdade, também já não é relevante dado que o objectivo principal foi alcançado.

Para este jogo da Bósnia, diria que Queiróz não contou com 6 titulares (digo eu!): Quim, Bosingwa, Miguel Veloso, Pedro Mendes, Cristiano Ronaldo e Deco (entrou na parte final do jogo). Se tivermos em linha de conta que neste grupo ainda poderão encaixar jogadores como Fernando Meira, João Pereira, Daniel Carriço, Rúben Micael, Hugo Viana, Danny e Ricardo Quaresma, creio que, contrariamente ao que se diz por aí que esta selecção é a mais fraca dos últimos anos, temos condições mais que suficientes para fazer um bom campeonato do Mundo.

Apesar dos muitos erros que Queiróz fez (e continua a fazer), numa coisa tenho de lhe dar mérito: contrariamente a Scolari, o seleccionador abriu o leque de opções, chamou jogadores que nunca iriam ser chamados pelo brasileiro e trouxe a esta selecção mais soluções a nível técnico-táctico. Se, no mundial, com mais tempo de trabalho e mais noção do valor dos jogadores, conseguir desenvolver esses sistemas e incutir à equipa um espiríto ganhador, então acredito piamente de que temos condições para fazer um excelente mundial - isto apesar de achar que será o Mundial mais equilibrado dos últimos anos -.

PS: Apesar de achar que Pepe rende mais a central do que a trinco, concordei plenamente com a sua utilização nessa posição frente à Bósnia. Frente a equipas poderosas no jogo aéreo (ou que joguem com dois avançados fixos), está aqui uma solução muito interessante. Gostei!

Sem comentários: