segunda-feira, setembro 20, 2010

E TUDO CARDOZO LEVOU




Sem espinhas! Vitória justa do Benfica num jogo com muitas faltas e com pouco futebol. Para os da casa, valeu pela entrega, dedicação e vontade de mudar o rumo na Superliga. É (e foi!) um Benfica completamente diferente da época passada em que dá a iniciativa de jogo ao adversário e depois tenta "matá-lo" com transições rápidas. Foi o que vimos, fundamentalmente quando ainda havia igualdade no marcador. Estou convencido que não é assim que Jesus quer que a equipa jogue mas ontem teria praticamente de ser assim porque o Benfica tinha a obrigatoriedade de ganhar e não podia dar-se ao luxo de sofrer um golo primeiro. Nesse sentido, diria que tivemos uma equipa competente, disciplinada e, pese a fraca nota artística, o objectivo principal foi conseguido, algo que, invariavelmente, permitirá à equipa respirar melhor e carburar de outra forma em eventos futuros.

Quanto à equipa do Sporting, confesso que esperava muito mais. É por estas e por outras que digo que falta qualquer coisa a esta equipa para a ver como uma verdadeira candidata ao título. Não há dúvida que tem melhores jogadores do que na época passada mas vejo em muitos deles um desacreditar e um medo de errar tremendos. Exceptuando Valdés (que esteve longe do Valdes que vi na Atalanta), diria que não houve ninguém no Sporting capaz de progredir com bola na tentativa de criar desequilibrios. Nestes jogos em que a adrenalina está nos limites, é preciso "ir para cima", ganhar faltas, criar rupturas, algo que, manifestamente, o Sporting não fez. É verdade que o Benfica cometeu muitas faltas (penso que 28) mas as mesmas foram as chamadas "faltinhas à portuguesa", com ligeiros toques ou quedas em simples disputas de bola. Faltou um assumir de jogo mais personalizado por parte dos "leões" de modo a assustar um Benfica já por si "assustado", em virtude da má classificação.

Do que mais gostei no jogo?

- Do "bis" de Cardozo que fez, quanto a mim, a melhor exibição desde que está no Benfica (e não foi só pelos golos que marcou mas também pela mobilidade e disponibilidade ao jogo). É curioso que voltámos a ter Kardec apto e Cardozo voltou a elevar a fasquia.

- Do comportamento dos adeptos. Um derby sem cânticos ofensivos e sem "arruaça" dentro e fora do estádio.

- Da forma como o Benfica bloqueou todas as vias para a sua baliza depois de se ter encontrado a vencer.

Do que menos gostei?

- Da exibição de Nuno André Coelho. Peço desculpa mas não consigo gostar deste jogador. Não sabe sair a jogar e tem muitas deficiências ao nível do posicionamento. É verdade que é rápido e é bom a dobrar o lateral do seu lado, também é forte no jogo aéreo mas comete erros a mais por jogo. E quando o nível do adversário aumenta, mais se nota a sua intranquilidade.

- Pouco Maniche e muito pouco Matias Fernandez. O grande mérito de Jesus foi não deixar jogar o meio-campo leonino e o grande defeito dos "leões" foi não ter tido qualidade na posse de bola. Estes dois jogadores praticamente não estiveram envolvidos nos ataques da sua equipa, quando os mesmos fazem da qualidade de passe a sua principal arma.

- Das declarações de Paulo Sérgio. Dizer que o Sporting fez um bom jogo e que a sua equipa apenas foi inferior ao Benfica ao nível da eficácia revela, no mínimo, desatenção àquilo que foi a partida. O Sporting teve uma grande ocasião de golo em todo o jogo, por intermédio de Liedson já na segunda parte. É bonito o seu discurso mas, sinceramente, não "cola".

Sem comentários: