segunda-feira, setembro 27, 2010

PORMENOR


Tendo visto o jogo do Sporting com relativa atenção, há algumas questões que gostaria de lançar:

Questão nº 1:

- Tendo merecido ou não o empate, foi este o mesmo Nacional que vimos a semana passada frente ao FC Porto?

R: Não. Claramente não. Naturalmente que não há dois jogos iguais mas voltámos a ter um Nacional parecido com aquilo que tinhamos visto frente ao Benfica, isto é, seguro e compacto a defender e, sempre que possível, tentando explorar o contra-ataque. Este facto ficou ainda mas vincado depois de terem obtido o golo da igualdade.

Questão nº 2:

- Como é possível uma equipa como o Nacional, em pleno estádio de Alvalade, conseguir ser mais perigosa (e até respirar melhor) nos últimos 15 minutos de jogo, altura em que, dado ao resultado, qualquer equipa grande deveria asfixiar o adversário na busca incessante do golo da vitória?

R: Já vou chegar onde quero mas deixo uma visão possível para responder a essa situação: o Sporting vive um momento de descrença e Paulo Sérgio ainda não encontrou um modelo de jogo que consiga aproveitar ao máximo todas as qualidades dos seus jogadores. Além disso, fisicamente há jogadores em má forma (Liedson o caso mais evidente mas há outros).

Questão nº 3:

- Permitiria o Porto a "falta de respeito" que o Nacional teve em Alvalade depois de ter chegado à igualdade?

R: Obviamente que não. Em pleno estádio do dragão, o Porto iria para cima, obrigaria o Nacional a defender com todas as suas unidades e nunca deixaria o Nacional trocar a bola no seu meio-campo com 4 e 5 unidades (foi o que vimos em Alvalade). No fundo, o Porto faria exactamente aquilo que muitas vezes vimos o Benfica fazer na época passada.

Pergunta final:

- Perante este cenário, porque é que, nesta temporada, as equipas ditas pequenas não jogam contra o Porto da mesma forma que jogam contra Benfica e principalmente o Sporting?

R: Na minha opinião, por MEDO. Não me interpretem mal, há muito mérito do Porto e demérito dos outros grandes. O "medo" é algo que se constrói. Vendo as primeiras jornadas, o Porto mete medo enquanto que o Benfica e o Sporting ainda não o conseguem fazer. É muito mau quando uma equipa pequena "perde o respeito" e sente que pode chegar à Luz ou a Alvalade para discutir o jogo. A diferença, por exemplo, do Benfica da época passada para o deste ano também residia nesse ponto: as equipas tinham medo de ir à luz e tinham medo de se abrir frente ao Benfica. Este ano, os muitos golos que a equipa já sofreu faz os outros clubes acreditar que é possível fazer o mesmo. No Sporting passa-se isso de uma forma ainda mais vincada. Todas as equipas sentem que se apertarem um pouco (ou com bolas paradas, ou com contra-ataques rápidos), o Sporting abana.
O Porto, na época passada, não metia esse tal medo. E, se repararem, os jogadores são praticamente os mesmos. Esse medo e respeito criam-se e um acumular de vitórias é fundamental para isso. Comece este Porto a perder pontos de forma sucessiva e vão ver que a postura dos outros clubes muda radicalmente. Não diria que é a lei do futebol porque este cenário não se passa em campeonatos como inglês ou italiano mas diria que é a lei do futebol ibérico - se repararem, os clubes têm medo de jogar contra o Barcelona mas não têm qualquer problema em jogar contra o Real Madrid (e todos sabemos que são duas enormes equipas) -.

Mais do que estar a analisar planteis, acho que este pormenor, parecendo isso mesmo, um detalhe, faz toda a diferença.

PS: O Sporting não mereceu empatar mas talvez tenha sido bem castigado pela forma como não "abafou/matou" o adversário quando se encontrou em vantagem. É por estas e por outras que não vejo este Sporting como um verdadeiro candidato ao título, pese embora reconheça a riqueza do seu plantel.

Sem comentários: