sábado, setembro 11, 2010

SÁBADO DESPORTIVO


Vi com atenção alguns jogos dos mais importantes campeonatos. Aqui ficam algumas reflexões sobre o que vi:

- Gostei, mais uma vez, do Manchester United. Nani em grande forma, Berbatov ao nível daquele avançado fino que conhecemos no Leverkusen ou Tottenham e nota ainda para a excelente condição física de jogadores como Giggs ou Scholes. Lamento profundamente aqueles dois golos sofridos já no período de descontos que, apesar de terem premiado o esforço e acreditar dos "toffees", trouxeram injustiça ao resultado.

- É verdade que o Chelsea perdeu três jogadores importantes no seu meio-campo (Ballack, Deco e Joe Cole) mas ganhou um jogador absolutamente fantástico: Michael Essien. As lesões que o apoquentaram na época passada já lá vão e, fruto de uma incrível força física, aparece neste principio de época como o grande carregador de piano da equipa. De resto, mais uma vitória dos "blues" que se afirmam como o grande candidato ao título.

- Não há dúvida que José Mourinho é muito bom mas há coisas estranhas que se passam nos campeonatos onde ele está presente. Aquilo que se passou em Camp Nou é inacreditável. O super Barcelona perder com o Hércules, não marcando qualquer golo e podendo até ter sofrido um terceiro, é algo que contado ninguém acredita. Aconteceu e a verdade é que Mourinho já vê o Barcelona de cima. Importa salientar que a vitória do Real sobre o Osasuna foi curta e com um futebol pouco atractivo. Penso que o Real Madrid terá de dar mais já que aquilo que se passou hoje em Barcelona, dificilmente se voltará a repetir.

- O Sporting falhou um teste muito importante. Empatar em casa com o Olhanense sabendo do desaire do Benfica e do embate entre os dois primeiros (alguém ou mesmo os dois teriam que perder pontos) não lembra a ninguém. Há, evidentemente, mérito da Olhanense mas o Sporting, na qualidade de visitado e de candidato ao título, tem de fazer muito mais. É por estas e por outras que desconfio desta equipa. Há qualidade no plantel, há mais soluções do que na época passada mas falta qualquer coisa. E, na minha opinião, não é só o tal "pinheiro".

- Grande jogo no dragão entre duas grandes equipas. O Braga mostrou saúde física e a solidez defensiva que já nos habituou mas desta vez encontrou pela frente uma equipa que tem muitas soluções ofensivas. Desde os desequilibrios de Álvaro Pereira até à magia de Hulk, o Porto está bem e recomenda-se. Vão 4 vitórias em outros tantos jogos e começa-se a criar um fosso bastante significativo.
Se me permitem, gostaria de fazer alguns destaques. No lado portista, Álvaro Pereira, Varela e Hulk foram as unidades mais, sendo que, no meu entender, o "incrível" foi o melhor jogador em campo. Nota positiva também para Fernando e Belluschi que ganharam a batalha no meio-campo e para Falcao que, mesmo não marcando, faz aquilo que um ponta-de-lança deve fazer: sacrifício, abrir linhas para os médios e mostrar-se disponível sempre que a equipa transita para o ataque. Um bom exemplo para Cardozo tirar notas.
No lado bracarense, fantásticos os golos de Luis Aguiar e Lima, dois jogadores de que tenho as melhores impressões. Desta feita, não tiveram os habituais contributos de Paulo César ou Alan que costumam dar profundidade às alas. Dizer também que não tivemos o melhor Salino.
Na defesa, mais uma vez fiquei com a impressão que Elderson sente dificuldades quando apanha um extremo veloz pela frente. Já o tinha sido com Navas e agora voltou a falhar na marcação a Hulk. Tem como atenuante o facto de ter tido pela frente um grande jogador, tal como frente ao Sevilha.

- Não vi mas não posso deixar de assinalar as derrotas de Roma e Milão e mais um empate comprometedor do Lyon. A juntar às muitas surpresas do dia de hoje, fica demonstrado que é cada vez mais difícil ganhar. Mau para quem joga na casa de apostas, como é o meu caso.

Sem comentários: