sexta-feira, setembro 03, 2010

NEYMAR




Ultimamente tenho andado mais atento a outros campeonatos, nomeadamente argentino e brasileiro. É sabido o muito interesse que estes dois mercados despertam na Europa e, como tal, daqui para a frente andarei mais "em cima" do que se passa nos mais importantes campeonatos sul-americanos.

Posso dizer-vos que, no espaço de uma semana, já vi pormenores absolutamente surpreendentes de Tanque Silva, ex-jogador do Beira-Mar que teve o seu ponto alto em Portugal num jogo frente ao Benfica, em pleno Estádio da Luz. Pois bem, conhecido como Santiago Silva na Argentina, é, actualmente, titular da equipa do Velez Sarsfield, isto depois de na temporada passada ter marcado 22 (!) golos ao serviço do Banfield. Não sei quantos golos leva nesta época mas sei que marcou um grande golo de cabeça frente ao Boca Juniores (isto para além de ter mostrado pormenores de verdadeiro ponta-de-lança). Podem desvalorizar o assunto pelo facto de já o conhecerem e de não ter mostrado praticamente nada no nosso futebol mas, pela amostra e pelos dados que recolhi, parece estar a atravessar o melhor momento da carreira. Com 28 anos, confesso estar curioso em ver um próximo jogo do Velez, até porque há lá um menino de nome Ivan Bella (meu conhecido do Sul-Americano de sub-20) que tem um pé esquerdo absolutamente fabuloso. Tenho praticamente a certeza de que, dentro de dois anos (máximo), estará na Europa.

No Brasil, já vi Deco por duas vezes mas no Fluminense é Conca quem, para já, assume as despesas do ataque tricolor. Este médio ofensivo argentino já reune a minha simpatia há muito tempo. Continuo a estranhar o facto deste jovem de 27 anos continuar num patamar tão baixo, tendo em conta o seu enorme potencial. Quem fica a ganhar é o Flu que tem agora dois médios de uma criatividade tremenda (e um ponta-de-lança matador como é o caso de Washington).

Mas no Brasil fala-se essencialmente de Neymar. Já tinha visto alguns jogos deste miudo no meio dos craques (André, Robinho, Ganso) mas nunca o tinha visto actuar "sozinho", tendo a tarefa de assumir todo o jogo ofensivo da equipa. Pois bem, fiquei absolutamente maravilhado com aquilo que vi deste garoto. É daqueles que não engana, ponto. Com 18 anos, tem já uma maturidade incrível e rara num jogador de futebol e de nacionalidade brasileira. A sua inteligênca em campo transmite-se também para fora dos relvados já que foi o próprio a recusar o Chelsea alegando que queria jogar futebol, queria ser titular e, provavelmene, no clube londrino não iria ter a tal regularidade que procura. A meu ver, a humildade dele acabou por traí-lo já que tem futebol que nunca mais acaba (se ainda não é, vai ser muito melhor que Robinho). Mas, mais ano menos ano, lá (Man Utd, espero!) chegará.
Portanto, o garoto assumiu o jogo, aparecendo à direita e à esquerda e, para além dos seus maravilhosos números (os comentadores brasileiros apelidam de "elástico" a "virgula" e de "lençol" quando este pica a bola, fazendo-a passar por cima do adversário), ficou registada a sua solidariedade em defender e ajudar a equipa - de salientar um corte feito por Neymar na sua grande área, isto depois de ter feito um pique de 40 metros, aparecendo como o último defesa e a cortar uma bola de golo. Como cereja no topo do bolo, marcou o primeiro golo e ofereceu o segundo, na vitória do Santos 2-1 frente ao Avaí.

Se ainda não viram, por favor vejam este míudo. Vão ter, seguramente, oportunidade de o ver na selecção brasileira já que o próprio se tornou internacional com a chegada do novo seleccionador, Mano Menezes. A propósito deste treinador, é com agrado que vejo que está atento ao que melhor o Brasil tem no seu país e arredores. É que, para além do menino Neymar, nomes como Diego Alves (guarda-redes que mais me impressionou na liga espanhola o ano passado), David Luiz, Paulo Henrique Ganso, Hulk, Pato, Carlos Eduardo, Sandro, André, Douglas Costa, Hernanes...entre outros, começam a ser chamados em detrimento de Gilbertos, Josués e companhia.

Sem comentários: