sexta-feira, setembro 17, 2010

FAVORITO




Todos nós sabemos que o futebol dá muitas voltas e o que hoje parece certo, amanhã parece completamente diferente. Serve isto para vos dizer que, na minha opinião, o Porto é, neste momento, a equipa mais forte da Liga Europa. É arriscado afirmar isto sabendo que ainda só estamos na primeira jornada da competição e que ainda faltarão vir as equipas da liga dos campeões mas, mesmo sabendo da presença de equipas como Liverpool, Juventus, Man City, Atlético Madrid, Sevilha ou Zenit, estou em crer que o Porto tem tudo para chegar à final de Dublin. Naturalmente que ainda é muito cedo, há equipas que ainda estão em construção mas, no meu entender, vejo este Porto muito forte e com soluções para atacar todas as competições onde está inserido. Diria que, em termos de qualidade do plantel, só o City parece superior (pese embora o facto de não acreditar no projecto e no treinador). Também é sabido que é preciso ter sorte nos sorteios mas acredito que este Porto pode reeditar o sucesso alcançado por Mourinho em 2003.

É impressionante a qualidade deste plantel. Exceptuando a zona central da defesa - claramente o ponto mais fraco deste Porto, ainda que falte Otamendi -, esta equipa é assustadora. Nas laterais, dois internacionais uruguaios de fazer inveja a muitas das melhores equipas europeias; no meio-campo temos Fernando, Souza, Belluschi, Moutinho, Castro, Rúben Micael, enfim, dava para fazer 3 meios-campos e de uma enorme qualidade. Nas extremas temos Varela, Hulk (que continuo a achar jogador para integrar qualquer plantel da europa), Cristian Rodriguez, Mariano e ainda há jogadores como Ukra (toda a gente sabe do potencial deste garoto) e James, um jogador que ainda só vi jogar no youtube e me deixou de água na boca. Finalmente, na frente de ataque, temos Falcao que, quanto a mim, é um dos mais completos avançados da Europa - não digo de primeira linha mas claramente numa segunda, à imagem de Lisandro -. Não esquecer que há ainda Walter, um avançado que conheço bem das selecções jovens do Brasil e que tem um potencial tremendo.

Por conseguinte, não só vejo muito difícil a tarefa dos rivais portugueses para chegar ao título nacional como também acho que equipas como Liverpool, City, Atlético ou Sevilha, apesar de terem muito nome e excelentes individualidades, não têm a consistência nem a qualidade de jogo que o Porto tem. Volto a repetir, ainda é muito cedo para especulações e só com o fecho do mercado de Janeiro é que podemos avaliar, com mais exatidão, o valor e potencial de cada equipa. Ainda assim, arrisco dizer que o Porto vai chegar, no mínimo, às meias-finais desta competição.

Sem comentários: