segunda-feira, setembro 27, 2010

PAREM COM ISSO!


Não sei se sou só eu a ver nisto um problema mas aqui vai:

- Percebo a ideia da Sporttv querer dar oportunidade a ex-futebolistas de falar e explicar este fenómeno mas, na minha opinião, é um erro tremendo colocar pessoas nos comentários que das duas, uma: ou têm limitações gritantes ao nível da comunicação e falta de experiência no ramo; ou estão agregados sentimentalmente a clubes e isso torna as suas análises de uma parcialidade atroz (este aspecto nota-se particularmente nos dérbies ou clássicos). Naturalmente que há excepções (Carlos Manuel, Pedro Henriques e até o Vitor Paneira que, mesmo com algumas calinadas no português, vai-se safando) mas Paulo Madeira (sem comentários), Pacheco, José Carlos, Tulipa (credo!), Nélson (horrível), Paulo Torres, Felipe, Frasco, etc... conseguem tornar o futebol português num jogo ainda mais imperceptível do que aquilo que ele, por si só, é.

Volto a repetir, se calhar sou só eu com esta opinião. O que é certo é que muitas vezes perco o interesse no jogo por causa desta situação. Da mesma forma que a Sporttv investe nos narradores (e, nesse particular, tiro o meu chapéu a nomes como Pedro Sousa, Nuno Matos, José Nunes, Rui Orlando e mais um ou dois que não me recordo do nome (pese embora seja um bom comunicador, não consigo gostar nem um bocadinho do Rui Pedro Rocha), deveria também, no meu entender, rever esta situação - deixou escapar para o Sporting um grande comentador, o que foi pena -.

Lá está, como em tudo na vida, é preciso estudo, é preciso formação. Salvo raras excepções, é sempre ter melhor no desempenho de funções alguém com experiência e estudos do que algúem sem eles. Uma pena a Sporttv não investir neste departamento que aprecio particularmente.

Sem comentários: