segunda-feira, novembro 28, 2011

DESCULPEM QUE DIGA



Quem por aqui passa já sabe que o tema arbitragem não faz parte do meu dicionário. Nem no blog, nem muito menos no dia-a-dia. Gosto essencialmente de falar de futebol e do jogo jogado.

Serve este post, excepcionalmente, para falar da expulsão de Cardozo. Não se trata de falar deste caso porque prejudicou o Benfica mas sim por querer fazer passar a minha mensagem sobre este lance.

Pois bem, acho ridículo um árbitro dar um segundo amarelo num lance desta natureza. Mais, se num jogo de grau de dificuldade pouco elevado sou totalmente contra este tipo de avaliações (sou amante dos árbitros ingleses), num jogo com esta carga emocional ainda mais bom senso deveria imperar no seio da arbitragem. Ainda vou mais longe: mesmo que Cardozo tivesse tido um desabafo menos próprio para com o árbitro, o ideal por parte do homem do apito seria abordar o paraguaio de forma pedagógica, como se faz, habitualmente, em Inglaterra.

Quem paga bilhete gosta de ver um bom espectáculo e, se possível, onze contra onze. A menos que algo grave se passe dentro do terreno de jogo - não foi o caso -, os senhores do apito deveriam respeitar os adeptos e não aplicar a máxima de "tolerância zero". Alguém tem dúvidas que em Inglaterra Cardozo acabaria este jogo sem qualquer cartão?

Referi-me a este lance em particular mas também poderia falar sobre o amarelo a Elias (completamente ridículo) no primeiro minuto de jogo, que nada mais é do que condicionar um jogador para o resto da partida.

6 comentários:

EDUARDO MARQUES disse...

Meu querido, não me leves a mal,mas discordo inteiramente! O Cardozo é muito bem expulso. O árbitro limitou-se, e bem, a aplicar as leis do jogo. O que eu admito é que tu não concordes com as mesmas, o que é legítimo. Mas não me parece que tenhas razão para contestar a referida decisão. Um abraço!

Unknown disse...

Claro que não levo a mal. Sempre ouvi falar na 18ª lei de jogo, a tal do bom senso. E é nessa que me regulo. É como digo, em Inglaterra o Cardozo não via nenhum cartão. E este é um dos pormenores que faz com que o futebol em Inglaterra seja mais tudo, comparativamente ao nosso.

Por essa ordem de ideias (o limitar-se a aplicar as leis de jogo), teriamos que analisar todos os lances dentro das áreas com o mesmo rigor que a expulsão do Cardozo. E aí, haviam 10 penalties por jogo e 4 ou 5 expulsões para cada lado em jogos com a carga emocional deste.

Um abraço!!

Unknown disse...

E já agora, aquilo que o Jesus disse, parecendo que não, faz sentido. O Cardozo deu um murro na relva depois do árbitro não ter marcado a falta. Toda a gente percebeu isso. Mas, a questão fica no ar: como é que o árbitro sabe que aquele murro foi em sinal de protesto contra uma decisão sua? O Cardozo poderia muito bem ter dado um murro na relva por ter perdido o lance. Mais um pormenor que me leva a dizer que o árbitro deveria ter tido bom senso.

Diogo! (eheh) disse...

Sr. Bruno Rocha tenho uma questão a fazer: Quanto custa ai pelos lados de Inglaterra uma camisola do Chelsea?

Unknown disse...

Diogo, olha que as camisolas do United são bem mais bonitas. Além disso, não corres o risco de ficares envergonhado ou embaraçado usando a camisola do grande Manchester. :)

Os preços não são muito diferentes daqueles que são praticados em Portugal. É uma questão de ires ao site deles e procurares por essa informação.

Abraço

Diogo! Diogo! disse...

(ahahahah) eu sei que as do United são mais bonitas. Mas era devido ao jogador "Fernando Torres", jogador favorito do meu irmão.

abraço.