quinta-feira, novembro 03, 2011

UM TEMA SEMPRE POLÉMICO



Já aqui falei disto há alguns anos atrás e hoje apetece-me voltar a reflectir sobre este assunto. Passo então a explicar.

Regra geral, as pessoas ficam muito melindradas por adeptos do Benfica, Porto ou Sporting vibrarem com derrotas dos respectivos rivais nas competições europeias. Muitos argumentam que são clubes de Portugal - e só isso serve de pretexto para o(s) apoiar - e outros dizem que são pontos para o ranking português, sendo isso muito importante para a nossa realidade futebolística. Pois bem, respeito essas posições mas, efectivamente, tenho outra maneira de pensar em relação a isso.

Ponto prévio: no país onde me encontro (ING), a esmagadora maioria dos adeptos de um clube grande desejam sempre e sempre o pior possível para os maiores rivais. Há, no entanto, um pormenor: respeito e educação raramente faltam para estes lados. E é por isso que os adeptos aqui, e a qualquer hora do dia, podem, em qualquer cidade, andar com o cachecol ou a camisola do seu clube preferido. Além disso, as rivalidades com os seus adversários são engraçadas e muito sentidas.

Esta forma de pensar dos ingleses vai também de encontro àquilo que eu penso. Raramente me vêem a gozar ou insultar alguém que tem uma preferência clubística diferente da minha e, acreditem, sou daqueles que desejo sempre que o rival perca, independentemente de jogar em Portugal ou na China. Na minha maneira de ver, não faz sentido estar a torcer por um clube rival, ainda por mais sabendo que vitórias europeias poderão significar maior poder financeiro para o rival, mais moral para o campeonato nacional, maior prestigio, maior interesse por parte dos colossos em jogadores desses clubes e, objectivamente, mais sinais de alarme para o meu clube. Isto não se trata de falta de respeito ou falta de patriotismo. Para mim, é simplesmente o zelar pelos interesses do meu clube.

Quanto aos pontos para o ranking, naturalmente que isso é algo importante mas isso não é coisa que diga respeito aos adeptos. Os adeptos devem apoiar os seus clubes e preocuparem-se com as prestações que os mesmos fazem semana após semana. O resto, como se costuma dizer, é paisagem.

Sem comentários: