Jogo muito difícil para o Benfica em Braga, algo que, de resto, tem sido habitual nestes últimos tempos.
Confesso que ainda não vi nenhum jogo completo do Braga este ano. Ainda assim, olhando para os nomes e para alguns resultados, parece-me que, apesar da revolução no plantel, a equipa tem qualidade e jogadores que, a qualquer momento, poderão colocar a defensiva encarnada em sentido. Lima é, quanto a mim, o grande jogador desta equipa mas depois há jogadores como Hugo Viana, Alan, Nuno Gomes ou Hélder Barbosa que têm algo de interessante para oferecer ao futebol bracarense. Não vejo este Braga uma super equipa, não olho para eles como candidatos ao título mas, em todo o caso, num dia bom e principalmente em casa, podem ganhar a qualquer equipa portuguesa.
Ora bem, estes últimos três jogos do Benfica não foram muito bem conseguidos mas é preciso realçar que a equipa continua sem perder em todas as provas e parece-me mais equilibrada a defender (muito por culpa do quarteto central composto por Artur, Luisão, Garay e Javi). Naturalmente que, pelo exposto, é essencial que, para este jogo, Jesus conte com o Javi Garcia no meio-campo. A estabilidade é outra, a segurança que oferece aos laterais é fantástica (e acreditem que este para mim é um factor muito importante) e é um jogador com outras rotinas e processos de jogo muito mais assimilidados comparativamente a Matic.
Que equipa para Braga?
Parece-me evidente que há 7 jogadores indiscutíveis: Artur, Luisão, Garay, Javi, Witsel, Aimar e Gaitán. Dê por onde der, estes têm de estar sempre em campo para este tipo de jogos. Fica a faltar o lateral esquerdo, o lateral direito, um extremo e o ponta-de-lança. Na direita, entre Maxi ou Rúben, creio que, apesar de tudo, Maxi deve manter o seu lugar. Porque está melhor psicologicamente e porque, acima de tudo, tem mais ritmo de jogo. Para a esquerda, tinha esperança que Luis Martins arrasasse de modo a, quem sabe, manter o lugar mas, efectivamente, mostrou que ainda não está preparado para jogar a este nível. Como Capdevila não tem jogado, aceito que Emerson continue na equipa, isto apesar de achar que o espanhol, mesmo a 50%, tem muito mais para oferecer do que o brasileiro.
Relativamente ao ataque, acho que Rodrigo está numa boa forma, parece dar-se bem com Aimar e, para este jogo em particular, oferece mais argumentos (mobilidade e qualidade técnica) que Cardozo. Assim sendo, manteria o espanhol. Já nos flancos, Gaitán obviamente e do outro lado, não havendo o melhor Enzo Perez e não confiando em Bruno César, avançaria com Nolito.
Prognósticos? Não faço ideia o que sairá dali. É jogo de tripla, sem dúvida alguma. Ainda assim, creio que o Benfica tem mais argumentos para ganhar o jogo, isto apesar de achar que, na cabeça de Jesus, o objectivo mínimo será precisamente o de não perder, um pouco à imagem daquilo que se passou no dragão.
Sem comentários:
Enviar um comentário