quarta-feira, outubro 11, 2006

Boa miudos!




PORTUGAL 3-0 RUSSIA



Grande exibição dos jovens jogadores nacionais que com uma atitude fantástica e um acreditar sensacional, conseguiram, de forma categórica, recuperar uma eliminatória que parecia mais que perdida. Louve-se a corajem de Couceiro em arriscar tudo neste jogo, em fazer tudo o que estava ao seu alcance para modificar um resultado adverso proveniente da primeira mão. É caso para dizer que, em tantas asneiras como treinador, houve um dia em que acertou.

Numa breve sintese do jogo, creio que Portugal mereceu por inteiro a qualificação para o campeonato Europeu do próximo ano. Seria uma tremenda injustiça premiar uma selecção que só jogou futebol na primeira mão. Digo mais, se o seleccionador russo não tivesse medo de Portugal, o que veio a acontecer, creio que com maior ou menor facilidade, a Russia iria estar no Euro2007 fruto da grande vantagem que trazia do primeiro jogo. Não obstante, Portugal acreditou, correu muito, teve ocasiões mais que suficientes para golear o seu opositor e, com inteiro mérito, levou de vencida este, ainda assim, valoroso adversário.

Como notas individuais, gostaria de destacar três jogadores. João Moutinho fez um jogo enorme, marcou o primeiro golo e foi ele o motor da equipa. Correu quilómetros e foi talvez o melhor jogador da partida.
Depois, gostaria de destacar Helder Barbosa. O "dragãozinho" que está emprestado à Académica entrou ao intervalo e mexeu por completo com o flanco esquerdo da selecção. Se é verdade que Miguel Veloso (lateral) e Diogo Valente (ala) deram alguma dinâmica ao corredor na primeira parte, é bom dizer que com Helder Barbosa a extremo e Diogo Valente a falso lateral, a "conversa" foi outra. Helder ganhou quase todos os duelos individuais, arrancou inumeros cruzamentos e, mais importante, foi da sua cabeça que veio o terceiro golo luso, um lançe em que é o defesa russo que intromete a bola na sua própria baliza. Creio que está aqui mais um bom valor do nosso futebol, com a particularidade de ser esquerdino puro, algo raro por cá.
Finalmente gostaria de deixar uma nota a respeito de MIGUEL VELOSO. Começou o jogo como lateral esquerdo, no inicio da segunda parte actuou como defesa central, posteriormente jogou inclusivé como médio tal era a disponibilidade atacante da nossa selecção. Meus amigos, estamos na presença de uma nova estrela. Miguel Veloso é, hoje por hoje, imprescindivel na estratégia de Paulo Bento. No Sporting joga como médio defensivo, posição que, a meu ver, é aquela onde o jovem jogador português rende mais. A sua visão de jogo é tremenda, o seu posicionamento é fantástico, a forma como recupera bolas sem fazer muitas faltas é notável. Custódio que me desculpe mas, com este menino, o banco só pode ser o seu destino.
Miguel Veloso tem a particularidade de ser polivalente, algo que é muito importante no futebol actual. O facto de ser esquerdino poderá beneficiá-lo no futuro. Uma possível presença no Euro2008, sinceramente, não me surpreendia. Parabéns a Paulo Bento que teve a corajem de lançar mais um crack no futebol português.
E atenção a Yannick Djaló...

Sem comentários: