sexta-feira, outubro 27, 2006

Bwin: Leão travado em Aveiro com grande Buba!




BEIRA-MAR 3-3 SPORTING



Beira-Mar e Sporting empataram esta noite a três golos naquele que foi, seguramente, o melhor jogo da presente temporada. Buba, central aveirense, marcou um hattrick e foi a grande figura do jogo.

Em relação ao jogo, houve duas coisas que me saltaram desde logo à vista. Em primeiro lugar, parece-me claro que o Sporting tem de rever algumas situações a nível defensivo, particularmente no que diz respeito aos lances de bola parada. É evidente que a estatura média dos leões é extremamente baixa. Depois, se tivermos em linha de conta que Ricardo tem bastantes dificuldades em responder com eficácia aos cruzamentos, facilmente chegamos à conclusão que os leõs têm um enorme ponto fraco onde efectivamente não deveriam ter já que, como é sabido, no futebol de hoje, uma das principais armas das equipas é a exploração dos lances de bola parada.
Paulo Bento tem tentado corrigir essa situação e, ultimamente, tem colocado no onze inicial Carlos Paredes, um atleta muito forte no jogo aéreo. O problema é que Paredes e eventualmente Tonel não chega. Se analisarmos bem, ontem o Beira-Mar tinha Buba, Diakité, Jorge Leitão e numa fase final Jardel, todos eles com grande capacidade no jogo de cabeça. Pois, sempre que a bola estava na área leonina e estes jogadores estavam presentes, o perigo era uma realidade. Uma equipa que coloca Nani num lance de bola parada a marcar Jardel, ou não estudou minimamente o adversário, ou então Paulo Bento tem total confiança que os seus jogadores, por mais baixos que sejam, têm capacidade para ombrear com os melhores cabeceadores do opositor.

Erros leoninos à parte, creio que assistimos a um excelente jogo de futebol, encontro em que o resultado espelha bem aquilo que se passou em campo. Muitos golos, superioridade dos ataques às defesas, equilibrio, emoção, portanto, tudo aquilo que um adepto de futebol pode desejar. Apesar da superioridade do Sporting a nível de posse de bola, apesar do maior volume ofensivo que os leões tiveram, creio que, neste jogo, era injusto se houvesse um perdedor. O Beira-Mar, surpreendentemente, foi uma equipa muito organizada e com grande espirito de união e sacrificio. Todos os jogadores deram o máximo até ao apito final de Paulo Baptista. Além disso, os aveirenses não se limitaram a defender. É obvio que tiveram muitas preocupações defensivas, é evidente que o Sporting jogou mais no meio-campo do adversário chegando, por vezes, a massacrar o opositor mas, valha a verdade, o Beira-Mar nunca deixou de atacar sempre que tinha oportunidade e quando o fazia criava muitos problemas à defensiva leonina.
Portanto, creio que o resultado se ajusta perfeitamente àquilo que se passou em Aveiro.

Sem comentários: