terça-feira, outubro 03, 2006

Bwin: Sporting vence U.Leiria




EM CAMPO PESADO RESOLVEU O LEVEZINHO!





O Sporting venceu a União de Leiria por duas bolas a zero e, fruto da derrota do Porto em Braga, ascendeu ao segundo lugar da prova, tendo os mesmos pontos que os dragões. Nani, na primeira parte, e Liedson, de grande penalidade, na segunda, coloriram o marcador, resultado que não sofre a mínima contestação.

Na primeira parte, apesar do ascendente leonino, a verdade é que o Leiria mostrou sempre alguma coesão defensiva e, com um meio-campo defensivo reforçado (Paulo Gomes e Faria como trincos), o Sporting tinha algumas dificuldades em criar verdadeiras ocasiões de golo.
Aos 35 minutos, o Sporting conseguiu finalmente desbloquear a bem organizada defesa Leiriense, muito por culpa de um erro infantil de Marcos António. João Moutinho aproveitou, endossou o esférico para Alecssandro, este de forma inteligente serviu Nani e o miudo encostou facilmente fazendo o seu terceiro golo na BWIN liga. Mesmo à beirinha do intervalo, o Sporting dava um passo de gigante rumo à vitória. É que, como é sabido, o Leiria, mesmo numa noite profundamente desinspirada, tem jogadores na frente extremamente rápidos que colocam em respeito qualquer defesa. A registar-se uma igualdade ao intervalo, Paulo Bento teria de arriscar e poderia correr enormes riscos de ser surpreendido em jogadas de contra-ataque. Depois, o golo foi importante porque apareceu numa altura em que a bola ainda rolava nas melhores condições. A chuva intensa que foi caindo durante todo o encontro foi degradando o terreno de jogo e prejudicando as transições das equipas. Naturalmente que o Sporting, se não marcasse, seria o mais prejudicado já que com tais condições climatéricas, quem tivesse a obrigação de atacar, como era o caso leonino, teria muito mais dificuldades.
Mas, tais cenários não vieram a desenrolar-se e o Sporting foi, com inteira justiça, para o intervalo na posição de vencedor.



No inicio do segundo tempo, apareceu uma União de Leiria mais desinibida em termos ofensivos mostrando alguma vontade em querer discutir o encontro. Nos primeiros 10 minutos, apesar de não criar verdadeiras ocasiões de golo, o Leiria, mormente pelo flanco esquerdo com Ivanildo que entrara a meio do primeiro tempo, tentava explorar um possível desgaste dos jogadores do Sporting e empatar novamente a partida.
Se é certo que a União estava melhor, pois Éder, lateral direito leiriense, fez questão de acabar com toda a esperança de um possível resultado positivo por parte do conjunto de Domingos Paciência. Num lance inofensivo, Éder, incompreensivelmente, precipitou-se e derrubou Nani na área. É caso para dizer que o brasileiro do Leiria e William, o central do Aves, poderiam muito bem fazer um ninho já que ambos foram "passarinhos" prejudicando claramente as suas equipas.
Quem aproveitou os erros contrários foi o brasileiro Liedson. O "levezinho" pegou na bola, assumiu o risco e marcou de forma tranquila a grande penalidade. Estava feito o segundo do Sporting, estava definitivamente encontrado o vencedor da partida, estava redescoberto o caminho dos golos para Liedson, algo que, pelo que o brasileiro fez neste jogo, foi merecido por inteiro.
Até final, ambos os treinadores mexeram nas respectivas equipas, Paulo Bento com o objectivo de descansar jogadores e Domingos com o objectivo de tentar ainda colocar alguma pressão, algo que não foi conseguido.
No final, vitória justa do Sporting num jogo em que a União de Leiria foi uma pequena desilusão já que, pela qualidade do seu plantel e por aquilo que já mostrou neste inicio de época, nomeadamente em Braga, tinha a obrigação de fazer um pouco mais.

Sem comentários: