segunda-feira, maio 25, 2009

BREVES


- Grande União de Leiria. Uma segunda volta tremenda e a merecida subida de divisão. O mérito, esse, vai todo para Manuel Fernandes, um treinador que sempre respeitei. Quanto ao Santa Clara, acabou mesmo por morrer na praia. É totalmente inglório uma equipa andar desde as primeiras jornadas no primeiro lugar e, na última jornada, passar para o ingrato terceiro lugar. O futebol é mesmo assim.

- Nené. Totalmente justa a bola de prata. Vinte golos numa equipa como o Nacional é obra. Aquele golo que fez ontem em Alvalade é qualquer coisa e diz bem da valia deste jogador. Atenção, nestes 20 golos do brasileiro tivemos belos golpes de cabeça, chapéus do meio da rua, remates cruzados, livres directos... enfim, acho que vale bem os 4 milhões de euros que o Nacional pede por ele.

- Afinal Quique vai embora ou não? Sinceramente não compreendo os dirigentes do Benfica. Tanta cerimónia e tanta indecisão perante uma pessoa que não trouxe rigorosamente nada de novo ao futebol "encarnado". Pelo contrário. Trouxe prejuízo já que, com uma equipa que custou milhões, não conseguiu o apuramento para a liga dos campeões.
Também não percebo os muitos adeptos do Benfica que, neste último jogo, aplaudiram Quique Flores de pé, pedindo para que este ficasse mais uma época. Possivelmente já se esqueceram de todo o trabalho visível que o espanhol mostrou ao longo da temporada.
Não sou apologista de chicotadas. Acho, por exemplo, que foi um erro ter mandado Fernando Santos embora. Agora, gostaria de saber os critérios com que o presidente do Benfica mantém ou despede treinadores. É que, se bem me lembro, Giovanni Trapattoni foi despedido depois de ter sido campeão. E o Quique, o que ganhou??

- Ao que parece, Paulo Bento vai mesmo continuar no Sporting. Enganei-me a este respeito. Muito sinceramente, acho que a direcção leonina faz muito bem. Paulo Bento é um treinador competente, conhecedor do futebol português, com determinação, sem medo de apostar na formação e fiel aos seus principios. Falta-lhe ser campeão. Ainda não o foi ao serviço do Sporting mas já deu muito a ganhar ao clube.

- Já falei do melhor marcador da superliga e gostaria também de falar sobre o 4º melhor. Para quem não sabe, foi Ernesto Farias, avançado do Porto. Acho notável para um jogador que fez tão poucos jogos como titular. Se o Porto vier a vender Lisandro ou Hulk, Jesualdo pode estar descansado porque tem uma solução imediata dentro do seu plantel. Um excelente avançado.

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema não é o que o Sr. Flores ganhou mas o que ele irá ganhar se for despedido! Algo que Benfica precisa para pagar ao Ramires...

Gostava de destacar o William do Paços de Ferreira (9 golos e 12 jogos - 75%). e não fosse a lesão era capaz de ter terminado à frente do Nené. Da mesma forma, os 10 golos do Farías em 20 jogos não revelam a proeza deste avançado já que em 20 desses jogos deve ter sido suplente em mais de metade!

Também gostaria de continuar a ver o Paulo Bento no banco de Alvalade, mas parece-me que o adversário de Bettencourt, que esta semana irá anunciar o seu treinador, é capaz de ter uma palavra a dizer nas eleições.

Pedro Roque

Unknown disse...

A propósito do Paulo Pereira Cristovão, ontem tive oportunidade de o ouvir no Dia Seguinte e fiquei com boa impressão do homem. Pareceu-me sério e com ideias concretas para o futuro do clube. Pelo facto de ter menos nome, se calhar dificilmente ganhará as eleições. Ainda assim, deixou-me boa impressão.