sexta-feira, março 26, 2010

REAL MADRID





É impossível ficar indiferente à dupla de avançados do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Higuain. Os números não enganam. Ambos levam 48 golos dos 95 marcados pela equipa em toda a temporada. O português tem 17 na liga (em 18 jogos por este disputados) e "pipita" leva 22 golos (em 24 jogos), sendo que só por 18 vezes foi titular - uma média notável -. Na luta pelos melhores marcadores, estes dois grandes jogadores têm como "adversários" Messi (25 golos) e David Villa (18 golos).

No principio da temporada, recordo-me perfeitamente de afirmar aqui no blog que Pellegrini, por muitas soluções que tivesse para o ataque (Benzema, Raúl, Ronaldo e Kaká), teria de arranjar um lugar para Higuain porque, no meu entender, era o melhor dos avançados que o Real Madrid teria nas suas fileiras. Benzema é muito bom, Raúl tem uma qualidade indiscutível mas, confirma-se: o argentino está claramente por cima. É um jogador tremendo e, felizmente, já foi "descoberto" por Diego Maradona.

É uma pena que o Real Madrid seja um cemitério de jogadores. Com mais calma e mais oportunidades, nomes como Huntelaar ou Sneijder poderiam ter mostrado todo o seu potencial. Felizmente para os "blancos", Pellegrini começa a dar oportunidades a Van der Vaart, um jogador de enorme qualidade e, a ver pelo último jogo frente ao Getafe, também ainda não se terá esquecido por completo de Fernando Gago, um médio defensivo moderno e com um toque de bola que poucos "trincos" têm.

Apesar de marcar muitos golos, considero esta equipa do Real Madrid algo desequilibrada, nomeadamente nas transições defensivas. Melhora substancialmente quando tem um organizador de jogo (Guti ou Van der Vaart) mas perde-se bastante quando joga com dois médios defensivos e Kaká à sua frente. Acho que o brasileiro tem enorme qualidade mas é mais um falso extremo/avançado do que propriamente um médio constructor. Parece estranho mas, sem colocar em causa o potencial de Kaká, creio que o Real funciona melhor com Guti ou Van der Vaart como organizador.

Surpreendentemente, vamos ter liga até ao fim. O Barcelona nunca conseguiu dar um "pontápé" no Real - talvez porque este ano também não tenha tido a regularidade exibicional do ano passado - e a verdade é que com a dupla Ronaldo-Pipita em super forma, o Real sujeita-se a atropelar tudo o que lhe apareça pela frente, mesmo que a defesa continue a sofrer golos ou o treinador a somar asneiras. Bom para a liga espanhola, bom para o futebol, excelente para os adeptos.

Sem comentários: