quinta-feira, março 18, 2010

CHAMPIONS




Gosto, muitas vezes, de voltar atrás e ver muitas coisas daquilo que escrevi. Sobre jogadores, sobre equipas, enfim, coisas minhas. Em Agosto escrevi este post (ler
aqui) sobre a Champions League. É engraçado que não me enganei a respeito de Lyon e Bayern de Munique e, dos meus três grandes candidatos, só o Chelsea foi embora (e ainda bem!).

Barcelona, Inter, CSKA, Bayern, Arsenal, Man Utd, Bordéus e Lyon. São estes os oito que restam para atacar mais uma liga dos campeões. De salientar que ainda estão em prova os dois finalistas da edição anterior, pelo que são, provavelmente, os maiores candidatos a ganhar a prova.

Destas 8 equipas, é curioso que o Barça é a minha equipa de sempre em Espanha (apesar de hoje em dia nutrir uma enorme simpatia pelo Sevilha - que desilusão na terça-feira -), o Bayern a minha favorita na Alemanha, o Lyon em França, o Man Utd em Inglaterra (fico sempre contente quando vejo os de Ferguson fazer melhor figura que os "blues") e o Inter em Itália. Por conseguinte, se uma destas ganhar, fico efectivamente satisfeito. Não tenho qualquer afectividade para com Arsenal, CSKA e Bordéus e, assim sendo, espero que duas destas três não se cruzem e que calhem contra as minhas equipas preferidas.

Analisando à lupa as hipóteses destas oito equipas, diria que, neste momento, o Barcelona é o maior favorito. Pela experiência nestas andanças, pela qualidade dos seus jogadores, por ter Messi e pelo estimulo adicional de querer muito disputar uma final no terreno do grande rival, o Real Madrid. O Barça tem, no entanto, algumas contrariedades que lhe pode causar algumas dores de cabeça: a "ausência" de Henry nesta temporada e a menor ligação de Ibrahimovic com os seus companheiros, isto comparativamente àquela que Eto'o tinha; a pressão do Real Madrid na luta pelo título espanhol que obriga Guardiola a utilizar os melhores jogadores com maior regularidade; e o facto de, nesta temporada, o Barcelona não estar a "engolir" os adversários da forma como o fez o ano passado. É verdade que mete muito respeito mas já não assusta da maneira que assustava anteriormente.

É curioso que, entre as equipas que estão em prova, só o CSKA não está numa luta intensa pelo título (também porque o campeonato na Rússia começou agora). Vai ser muito engraçado este final de época e o desgaste físico será enorme. Ainda é cedo para fazer este tipo de análise mas o Arsenal, se entretanto perder o Manchester e o Chelsea de vista, pode efectivamente ter uma palavra a dizer nesta competição.
Também acredito que o Inter de José Mourinho tenha hipóteses em fazer uma gracinha. A meu ver, é, a par do Bayern de Munique, a equipa com mais e melhores soluções para rodar o plantel e atacar Liga e Champions ao mesmo tempo. Neste particular, não acredito no Manchester (Ferguson poderá ter de abdicar de uma competição para ganhar algo importante este ano) e o próprio Barça está longe de ter o plantel ideal - faltam alternativas a Ibrahimovic, a Messi ou a Daniel Alves, por exemplo -.
Para terminar esta análise, tal como disse anteriormente, Bayern e Lyon são equipas muito matreiras e, num dia bom, têm futebol para qualquer equipa. Penso, no entanto, que Van Gaal deverá rever o seu sistema de jogo já que, digo eu, não é muito aconselhável jogar num 4-2-4 (com Bommel e Schweinsteiger no meio mais Ribery, Robben, Muller e Klose/Gomez) contra equipas como Barcelona, Manchester ou Inter.
Relativamente a Bordéus ou CSKA, são os conjuntos em que menos aposto mas, ainda assim, têm alguns pontos que jogam a seu favor: no caso do Bordéus, a ausência de pressão, o facto de contar por vitórias todos os jogos realizados até então e o menor conhecimento que os outros têm a respeito da equipa francesa; quanto ao CSKA, tem a seu favor também a ausência de pressão e o facto de estar numa altura da época em que tem atletas com uma evidente frescura física.
Acredito que o sorteio irá dissipar muitas dúvidas. Imaginando uma eliminatória entre Bordéus e CSKA é sinónimo de que todas as equipas, sem excepção, podem almejar as meias-finais da competição. Se fosse eu a mandar, gostaria de ter qualquer coisa como isto:

CSKA - Inter
Bordéus - Man Utd
Bayern Munique - Lyon
Arsenal - Barcelona



3 comentários:

G.Seco disse...

Amigo rocha...

eu para alem de verdinho:) também gosto muito do barça.... e em relação ao Braça lembro-te que este ano tem tido muitas lesões, justificando o que disseste(e bem) em relação a este ano n estarem "papões"!

Força O.M. :p

Nuno_Pascoal disse...

Força Barça e força Benfica!!! E já agora congratular-te porque "acertaste" o sorteio quase em cheio

Unknown disse...

É verdade Nuno. Que sorteio fantástico. Espero que sigam as quatro equipas que disse.

Amigo Seco, correu-te mal a escrita... :)

Um abraço!!