domingo, setembro 25, 2011

BOM DE VER


 

 Grande exibição do Sporting! Foram 3 mas poderiam ter sido muitos mais. Laterais muito ofensivos, alas bem abertos e a darem profundidade ao ataque leonino, meio-campo muito pressionante e com uma excelente dinâmica e finalmente um avançado de poucos toques mas de remate fácil foram alguns dos aspectos que retirei desta equipa do Sporting. Pessoalmente não sou adepto de Domingos mas fica o registo de evolução a todos os níveis neste conjunto leonino. 

Vejamos uma coisa, neste onze leonino jogaram: 

- 2 internacionais portugueses (actualmente titulares) 
- 2 internacionais holandeses 
- 1 internacional espanhol 
- 2 internacionais argentinos 
- 1 internacional brasileiro 
- 2 internacionais peruanos 
- 1 internacional norte-americano 

Ora, com excepção de Carrillo, Rodriguez e Onyewu, estamos a falar de 5 das 7 melhores selecções do Mundo (mais Itália e França). Não há muitas equipas na europa a poderem dar-se a este luxo.

Tenho acompanhado esta nova fase do Sporting e tenho algumas notas que gostaria de partilhar: 

1. Schaars parece outro jogador. Fazia-me confusão como é que um jogador sem chama, sem dinâmica e sem poder de choque poderia fazer parte do lote de convocados de uma selecção como a Holanda. Pois bem, o Schaars dos últimos 3 jogos é outra conversa. Mais rápido, mais móvel, com excelente qualidade de passe, tem tido ainda a particularidade de aparecer por várias ocasiões à entrada da área (ou mesmo dentro dela) para finalizar. Este sim, é titular indiscutível nesta equipa e merece-o. 

2. Rendido a Rinaudo. Que jogador. Aliás, qualquer boa equipa da Europa que tenha a necessidade de contratar um trinco, facilmente encontrará um bom valor no nosso campeonato. Fernando, Javi e Rinaudo são enormes. Mas, sobre este argentino, não há palavras: tem traços de Mascherano e de Gattuso. A continuar assim, para o ano está numa equipa de top europeu. 

3. Há jogadores que, pelo toque, não enganam. Posso estar a precipitar-me mas creio que o Sporting descobriu o novo Nani. Quem faz uma arrancada como aquela que Carrillo fez no primeiro minuto é de craque. Precisa de crescer, como é evidente, mas tem tudo para ser grande. É rápido, tem qualidade técnica e fisicamente parece-me robusto. Vai dar muitas dores de cabeça a Domingos quando Jeffren voltar, isto porque do outro lado também mora um senhor jogador. 

4. Wolfswinkel não é daqueles avançados que me encha as medidas mas a verdade é que tem um remate fácil, movimenta-se bem dentro da área e tem feito golos. Para já, (tal como Kléber do FC Porto) não sendo exuberante, tem feito golos e justificado a aposta de Domingos. Resta saber o que vale no jogo aéreo. Se tiver bom jogo de cabeça, então vai fazer muitos mais golos. É que, a qualidade do Sporting nas alas abunda. 

5. Os laterais do Sporting são claramente melhores a atacar do que a defender. A ver vamos como os mesmos vão reagir perante adversários de outro nível. Atenção que na próxima jornada o Sporting jogará em Guimarães e lá moram jogadores como Toscano, Urreta, Targino ou Faouzi. Um grande teste para o leão, sobretudo em termos defensivos.

6. Acho inacreditável como é que o Atlético de Madrid deixou sair um jogador da qualidade de Elias. Com Rinaudo e Elias, o meio-campo do Sporting ganha uma dimensão enorme. Na época passada via este brasileiro a jogar muitas vezes como médio esquerdo e também não lhe vi o talento que lhe vejo agora a jogar como médio centro. Quem o meteu por diversas vezes nesse lugar certamente que desconhece aquilo que este rapaz é capaz de fazer no centro do terreno. É a fotocopia de Ramires, não tenho dúvidas. 

Sem comentários: