quinta-feira, setembro 22, 2011

CLÁSSICO



É já amanhã à noite o primeiro grande clássico da temporada. Pelo passado recente, pelos últimos resultados frente ao Benfica e por jogar em casa, claro que o FC Porto é favorito. Ainda assim, num jogo destes é difícil avançar com prognósticos já que tudo pode acontecer. 

Em análise: FC Porto

Se tivesse de apostar num onze do Porto, avançaria com:

Helton, Fucile, Rolando, Otamendi, Álvaro; Fernando, Guarin, Moutinho; Hulk, Rodriguez e Kléber.

Sistema de jogo habitual, talvez com Rodriguez a avançar para o lugar do James que, evidentemente, é uma grande baixa para os dragões.

Espero uma entrada forte do Porto, com pressão alta, com rápidas variações de flanco e com sistemáticas incorporações dos laterais (para mim, os melhores a actuar em Portugal). Com Guarin no lugar de Belluschi, o Porto ganha mais músculo no meio-campo e maior poder de tiro. Perde em criatividade e também menos velocidade nas transições ofensivas já que o colombiano prende mais o jogo e é bem mais lento a sair para o ataque.
Lá na frente, Cristian Rodriguez garante mais verticalidade do que James, algo que também poderá ser benéfico para Kléber mas a equipa perde mobilidade e impervisíbilidade ofensiva. Sem dúvida uma grande baixa para o Porto, isto apesar do uruguaio conseguir anular melhor as iniciativas ofensivas de Maxi. Do outro lado, Hulk será a grande referência e terá pela frente um jogador que, no meu entender, tem grandes dificuldades em parar jogadores rápidos. Por incrível que possa parecer, dar-se-ia melhor Emerson com um jogador como James (mais técnico e mais móvel) do que com um jogador de acelerações rápidas e constantes desmarcações nas suas costas. A chave do sucesso portista poderá passar por aqui.

Em análise: Benfica

O meu onze para o dragão seria qualquer coisa como isto:

Artur, Maxi, Luisão, Garay, Emerson; Javi, Witsel, Aimar; Nolito, Gaitán e Cardozo.

4x3x3. Witsel mais perto de Javi e com Aimar mais recuado a pautar o jogo ofensivo da equipa. Se o Benfica quer ter alguma hipótese em discutir o jogo, terá que ter alguém com qualidade de passe a curta, média ou longa distância. E o argentino, nesse particular, é o jogador do Benfica que oferece mais garantias. Lá na frente, Gaitán e Nolito para tentar colocar em sentido a defesa portista e Cardozo na frente para, em primeiro lugar, empurrar os centrais do Porto para o seu reduto e, numa segunda  instância, aproveitar uma ou outra bola para a empurrar para dentro.

Tendo visto todos os jogos do Benfica, diria que a equipa está a fazer jogos interessantes, tem revelado alguma consistência defensiva mas ainda revela alguns problemas que, no meu entender, serão difíceis de resolver caso a equipa técnica não resolva investir em Janeiro. Rapidamente, na lateral esquerda falta um lateral moderno, daqueles capazes de cumprir defensiva e ofensivamente. Não vejo nenhuma equipa de topo a ter um lateral que não ataca (e discordo daqueles que acham que Emerson é muito bom a defender).  Não vou falar sobre o lado direito da defesa porque Maxi não merece criticas. É daqueles que merece todo o dinheiro que recebe, pese as suas (muitas!) limitações.
No centro do meio-campo parece-me que a equipa está bem servida. Mesmo o gigante Matic é um jogador competente e será muito útil para a equipa. Já nas alas, acho francamente que a equipa necessita de um extremo direito. Nolito quanto muito joga à esquerda, Bruno César não é ala, Gaitán rende claramente mais do outro lado e Rúben está longe de ser um extremo. A minha grande esperança seria Enzo Perez mas o mesmo tem sido uma desilusão nesta pré-temporada. Não fosse a teimosia de Jesus e provavelmente Urreta seria agora a grande referência para essa posição. Saudades de Sálvio ou de Ramires, portanto.
Na frente, volto a insistir na ideia do Benfica ter um avançado com características diferentes de Cardozo, tipo alguém mais móvel e mais rápido. Não me parece que Rodrigo tenha essas características (muito embora gostasse de o ver jogar mais) mas acredito que Nélson Oliveira reúne alguns desses requisitos. Não acredito, porém, que Jesus vá apostar nele com regularidade. Como tal, que vá buscar um sul-americano ou um europeu que lhe caia no goto porque para certos e determinados jogos, é preciso um outro tipo de requisitos que Cardozo manifestamente não tem.

Sem comentários: