terça-feira, setembro 27, 2011

NÃO GOSTEI




Estamos na champions, jogar fora é sempre difícil, já não há equipas fáceis... bla, bla, bla. Sinceramente, não gostei. É verdade que nunca o resultado esteve em causa (houve um sururu no último minuto mas pouco mais), também é certo dizer que o Benfica controlou o jogo de princípio ao fim mas, muito honestamente, pedia-se mais do que um suficiente menos tendo em conta a gritante falta de qualidade do adversário. Satisfeito por ter sido cumprido o objectivo principal mas, no meu entender, esta exibição não foi digna de um clube que joga na champions league perspectivando coisas boas na competição.

Demasiada paciência. Pedia-se posse de bola e tranquilidade na circulação da mesma mas o que se viu hoje foi um completo exagero. Inúmeros passes para trás, ausência de rupturas e transições muito lentas para o ataque foram algumas das limitações que detectei no futebol do Benfica. Volto a dizer que Emerson (a par de Saviola, o pior do Benfica) não tem qualidade para ser titular do Benfica e continua a fazer-me confusão o facto de Jesus o considerar superior a Capdevila. Aliás, para quem o apelida de "certinho a defender", calculo que tenham adjectivos bem mais fortes para qualificar Garay (a par de Witsel e Gaitán, o melhor deste jogo), esse sim, discreto mas super certinho a varrer o seu trabalho e o dos outros.
Este jogo serviu também para mostrar que Bruno César é tudo menos um extremo. Pese o golo, acho que praticamente tudo o que fez foi mal feito e, muito honestamente, acho-o um jogador sem sal e sem valor para jogar nesta equipa. Como continuo a achar Nolito um jogador dessa linha (melhor que César mas igualmente mediano), creio que continuará a faltar alguém que jogue na direita e que permita a Gaitán jogar à esquerda.

Falando do que melhor se passou neste jogo, os reforços Artur, Garay e Witsel voltaram a mostrar o porquê de serem titularíssimos para Jesus e Gaitán, com o passe para o golo e não só, provou que é um jogador que dá outra cor a este futebol do Benfica.

O mais importante foi conseguido e a equipa revela sinais de que está cada vez melhor em termos defensivos. Os reforços que atrás referi mais Luisão e Javi dão uma consistência enorme ao sector. Faltará agora a equipa melhorar em termos ofensivos. Nesse particular parece-me que a equipa não está tão forte como nas últimas temporadas. Ainda assim, ser forte a defender é meio caminho para se ter sucesso e, por conseguinte, temos visto um Benfica de pouca nota artística mas altamente pragmático e consciente dos passos que têm de ser tomados nesta altura da temporada. Satisfeito pelo resultado mas esperava e espero mais no futuro.

Sem comentários: