segunda-feira, fevereiro 04, 2013

RÁPIDAS

1. A direcção do Sporting caíu. Sinceramente, não sei se é o melhor ou o pior para o clube leonino. Como devem calcular, não é isso que me tira o sono. Aquilo, no entanto, que me apraz dizer é que afinal aquela frase que tanto ouço no meu clube faz (ou fez, neste caso) efectivamente sentido: o clube é dos sócios. Não sei se é inédito em Portugal mas a verdade é que não me lembro de ter alguma vez visto um grupo de sócios conseguir "derrubar" uma direcção. 

2. Holtby. Belo jogo na estreia do jovem alemão ao serviço do Tottenham. A fazer lembrar Van der Vaart pela forma como desliza em campo e anda sempre de "antenas ligadas" à procura da melhor solução. Ainda em comparação com o holandês, parece-me que é mais intenso e com características mais de acordo com o futebol inglês. Um talento que vai dar que falar.

3. Tenho acompanhado alguns jogos do Sul-americano sub-20. Bons jogos e alguns valores de qualidade. Destaco, por exemplo, Nicolas Lopez, avançado do uruguai, um jogador com semelhanças ao grande Cláudio Piolho Lopez da Argentina. Bom pé esquerdo, rápido a explorar as costas, um "Rodrigo" que certamente estará na Europa a breve prazo.
Sobre os dois jogadores do Benfica, Gianni Rodriguez (recém contratado) e Derliz González, tenho a dizer que o primeiro não me convenceu. Lateral esquerdo com algum poder ofensivo mas muito débil a defender. Tem a atenuante da idade, como é óbvio. Já Derliz González, uma bela surpresa. Tinha ficado com uma ideia muito negativa a seu respeito depois de o ver a actuar como extremo nos juniores, mas neste Mundial, como avançado, mostrou muito bons pormenores. Rápido e com bom toque de bola, diria mesmo que foi o grande responsável pela bela prestação do Paraguai. 

4. Leverkusen, uma equipa de qualidade e que vai ser um osso muito duro para o Benfica, nomeadamente no seu reduto. Jogadores muito forte fisicamente e extremamente agressivos no jogo aéreo. Schurrle e Kiessling os nomes mais sonantes mas atenção a Sidney Sam, um jogador que, é curioso, me chamou a atenção quando ainda jogava na segunda divisão ao serviço do Kaiserslautern (sim, de vez em quando dava por mim a ver uns jogos da 2ª liga alemã à segunda-feira à noite). Jogador rápido, habilidoso e que, sendo extremo direito, vai muitas vezes para dentro à procura do seu pé esquerdo. 
Foram travados por um super Dortmund, uma equipa que vai ser difícil de bater na Champions.

5. Incrível a exibição do Porto em Guimarães. Confesso que, sem ter lido o que quer que seja a esse respeito, me veio à cabeça a semelhança ao estilo de jogo do Barcelona, fundamentalmente na forma agressiva como os jogadores reagiam à perda da bola. Pressão altíssima, os quatro defesas praticamente na linha de meio-campo... notável. Já o dizia a amigos no passado e agora cada vez mais se confirma: Otamendi e Mangala a melhor dupla de centrais do Porto, sendo que o francês tem tudo para ser um jogador de classe mundial. Digo mais, duvido que nesta altura haja algum defesa com melhor jogo aéreo que ele.

6. Vitória q.b do Benfica. Tudo bem que o jogo foi desinteressante e a intensidade não foi a esperada mas só quem nunca andou lá dentro é que desconhece o quão difícil é fazer tantos jogos num tão curto periodo de tempo. 
Salientar ainda a chamada de André Gomes à selecção. Sinceramente esperava que André Martins lá chegasse primeiro (e vai chegar, estou convencido disso) mas pronto, acabou o Gomes por ser recompensado pelo seu bom momento no Benfica. Não é trinco mas tem tudo para ser um "8" de excelência. Mais, não vejo nenhum jogador em Portugal com tão boa qualidade de passe com os dois pés como André Gomes tem. 

1 comentário:

Unknown disse...

Adenda:

Parece que o tal Nico Lopez já joga na Europa, nomeadamente na AS Roma.